Cidade é anfitriã e apoiadora oficial do evento que reforça a construção de uma sociedade mais longeva, inclusiva e humana e reúne autoridades, especialistas e lideranças em torno dos desafios e oportunidades da longevidade no Brasil e no mundo
O Fórum São Paulo da Longevidade, principal encontro nacional dedicado à geração prateada, chega à sua 7ª edição e será realizado entre os dias 27 e 29 de outubro, no Centro de Eventos São Paulo Expo. A cerimônia oficial de abertura acontece na segunda-feira (27/10), às 10h30, e contará com a presença de importantes autoridades e representantes de organismos internacionais.

Os convidados confirmados estão o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas; o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart; a secretária municipal de Relações Internacionais, Angela Gandra; e o representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Cristian Morales Fuhrimann, entre outras autoridades.

De acordo com Walter Feldman, presidente do Fórum São Paulo da Longevidade, o evento “é um espaço de ideias, afeto e transformação, que convida todos a repensarem o envelhecimento sob uma perspectiva de protagonismo e cidadania”.
“A longevidade não é um problema, é uma vitória da sociedade e uma oportunidade de desenvolvimento econômico e social. O Fórum reafirma essa visão e convida todos a repensar o envelhecimento como um valor positivo, que agrega experiência, inovação e humanidade”, destaca Feldman.

Nesta edição, o Fórum ganha destaque especial ao sediar, como evento master, a 1ª Conferência Internacional Cidades Amigas do Idoso — uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo em parceria com a OPAS/OMS. A conferência trará especialistas, gestores e representantes de organismos nacionais e internacionais para discutir temas como mobilidade, acessibilidade, saúde, participação social e políticas urbanas voltadas ao envelhecimento ativo e à inclusão social.
O Fórum registra também a presença e o protagonismo da Prefeitura de São Paulo por meio do programa Vitalidade + São Paulo, tema da cerimônia de abertura. A iniciativa reafirma o compromisso da cidade com a inclusão dos longevos no mercado de trabalho, o combate ao etarismo e a valorização do protagonismo 50+, especialmente dos 2,2 milhões de paulistanos com mais de 60 anos.
61 milhões de 60+
O Brasil acaba de atingir a marca de 61 milhões de pessoas com mais de 50 anos, segundo o contador da SeniorLab, baseado em projeções do IBGE. Para Feldman, esse número “é um marco histórico e civilizatório que exige uma nova mentalidade”. Ele ressalta que o país precisa adaptar suas políticas públicas, ambientes urbanos e modelos de trabalho a essa realidade. “Estamos falando de milhões de brasileiros que continuam contribuindo para o desenvolvimento do país. É tempo de reconhecer, incluir e valorizar essa força transformadora”, afirma.
Durante os três dias de evento, o público terá acesso a uma programação intensa e inspiradora, com mais de 250 palestrantes, debatedores e especialistas das áreas de saúde, tecnologia, economia prateada, cultura, educação, urbanismo, empreendedorismo, turismo e comunicação.
Ao longo do evento, 20 atividades oficiais reunirão especialistas no palco e na plateia — todos comprometidos com a construção de um novo caminho para o envelhecimento ativo e sustentável.
“Os desafios ainda são muitos — do combate ao preconceito etário à criação de cidades mais acessíveis e humanas. Mas o Brasil já caminha na direção certa. E o Fórum existe para dar visibilidade a essas conquistas e inspirar novas soluções”, conclui Feldman.