Nosso site usa cookies de navegador para proporcionar a melhor experiência possível. Você precisa aceitar nossos Termos e condições de uso do site e Política de privacidade.
Aceitar
Longevidade Expo + Fórum
  • LOUNGES
    • EDIÇÕES ANTERIORES
    • QUEM SOMOS
    • IMPRENSA
  • INSCRIÇÕES
    • QUERO PARTICIPAR
    • SERVIÇO AO VISITANTE
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • NOTÍCIAS
    • Casa, Consumo e Facilities
    • Conhecimento, Cultura e Tecnologia
    • Destaque
    • Finanças, Seguro e Trabalho
    • Gastronomia e Nutrição
    • Longevidade
    • Moda, Beleza e Pro Age
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Lazer e Destinos
  • CONTATO
  • QUEM SOMOS
  • CERTIFICADOS 2025
Leitura: Profissionais 50+ representam, em média, de 3 a 5% dos colaboradores brasileiros
Compartilhar
aa
Longevidade Expo + FórumLongevidade Expo + Fórum
  • LOUNGES
    • EDIÇÕES ANTERIORES
    • QUEM SOMOS
    • IMPRENSA
  • INSCRIÇÕES
    • QUERO PARTICIPAR
    • SERVIÇO AO VISITANTE
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • NOTÍCIAS
    • Casa, Consumo e Facilities
    • Conhecimento, Cultura e Tecnologia
    • Destaque
    • Finanças, Seguro e Trabalho
    • Gastronomia e Nutrição
    • Longevidade
    • Moda, Beleza e Pro Age
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Lazer e Destinos
  • CONTATO
  • QUEM SOMOS
  • CERTIFICADOS 2025
Longevidade Expo + Fórum > Notícias > Destaque > Profissionais 50+ representam, em média, de 3 a 5% dos colaboradores brasileiros
DestaqueFinanças, Seguro e TrabalhoLongevidade

Profissionais 50+ representam, em média, de 3 a 5% dos colaboradores brasileiros

Longevidade Expo
Ultima atualização: 2023/03/24 at 4:15 PM
Longevidade Expo
Compartilhar
6 leitura mínima
COMPARTILHAR

Atualmente, já são mais de 55 milhões de pessoas com mais de 50+ anos no Brasil, o que representa 26% da população brasileira. Porém, dentro das empresas, os números se desencontram. Para se ter uma ideia, nas organizações, esses profissionais representam de 3 a 5% do quadro de colaboradores, em média.

“A gente vem tentando mudar essa cultura. Se não fizermos nada, todos vamos sofrer. A população 50+ vai mais do que dobrar até 2050. No Brasil, quase que irá triplicar. Estamos falando de representatividade, questão social e estratégia. Se a empresa não olhar para todos nós, porque nós vamos chegar lá, elas não estarão preparadas para isso”, afirmou Mórris Litvak, CEO e Founder da Maturi, durante um meetup promovido pela empresa na última quinta-feira (23/3).

Segundo Litvak, nos últimos anos, já é possível encontrar organizações mais evoluídas sobre o assunto, e o objetivo da Maturi foi justamente tentar entender como mostrá-las como cases e exemplos para outras empresas e, inclusive, conseguir influenciar o poder público.

Em 2022, a Maturi, então, fez uma parceria com o Age Friendly Institute. O selo de Empresa Age Friendly, programa do instituto que recentemente chegou ao País, foi originalmente criado há 17 anos, nos Estados Unidos.

O Age Friendly Institute desenvolveu o Programa Certified Age Friendly Employer (CAFE) com o objetivo de reconhecer empresas com boas práticas para profissionais maduros. Agora no Brasil, o programa já conta com a participação de centenas de empresas.

Boas práticas 50+

O objetivo do meetup foi justamente reconhecer a primeira empresa brasileira a receber o selo: a farmacêutica Sanofi. Lembra do número citado no início deste texto, de que, nas empresas, há uma média de 3 a 5% de profissionais 50+? Na Sanofi, eles representam 16%.

“A Sanofi já trabalha com equidade há anos, mas, há dois anos, lançamos o pilar gerações. Começamos tentando entender onde estamos e quais os nossos números. Na época, eram 14% [profissionais 50+] em 3 mil funcionários no Brasil. O tempo de casa dessas pessoas era, em média, 20 anos, pessoal que vem envelhecendo na companhia. E o nosso objetivo era reter e atrair talentos. Estamos contratando? Em 2021, 4% das nossas contratações foram 50+. Em 2022, passamos para 5%. Hoje somos, ao todo, 16%. A meta é chegar em 2025 com 25%”, contou Elcio Monteiro, Líder ERG Generations+ e Digital Director for Manufacturing & Supply – International Region da SANOFI.

De acordo com Andrea Tenuta, Head de Novos Negócios Maturi, a cada 21 segundos “nasce” uma pessoa 50+ no Brasil. “Estamos aqui justamente para mudar o ponteiro. A certificação é para isso. E a Sanofi é um case a ser mostrado. Quando decidimos trazer a certificação para o Brasil, ficaram assustados com a média brasileira de 3 a 5% de profissionais 50+ nas empresas. Tivemos também que calibrar a realidade brasileira na certificação”, explicou.

A certificação engloba a análise de um conjunto de ações, conforme explicaram os presentes. São, ao todo, 12 tópicos. É necessário ter um mínimo de ações que a empresa já faça ou esteja olhando com atenção sobre o tema. A certificação vale por dois anos. 

Referências

Participou também do meetup, Tim Driver, presidente da Age-Friendly Institute, que explicou um pouco do início e criação do programa. “Quando criamos a certificação, a ideia inicial era ter pessoas mais velhas buscando emprego, com empresas que os dariam boas-vindas. E, infelizmente, a discriminação de idade existe. Nosso papel é ajudá-los a encontrar emprego mais rápido. Também ajudamos as empresas a serem mais bem educadas sobre essas pessoas e, além disso, os criadores de políticas públicas. Antes, o RH tinha dificuldade de mostrar valor dos profissionais maduros para os CEOs e, com a certificação, foi possível valorizar mais e abraçar a causa”.

Driver citou, ao longo do evento, três exemplos de empresas que encontraram na certificação a solução para suas respectivas prioridades. Para a Starbucks, a certificação contribuiu para a retenção de talentos. De acordo com o presidente da entidade, o problema da empresa não era encontrar pessoas e, sim, retê-las. A consequência, que agiu no turnover, gerou uma economia de milhões de dólares.

Para uma das maiores empresas de homecare dos Estados Unidos, eles perceberam na contratação de pessoas mais maduras uma estratégia eficiente para o negócio. “Contratar pessoas com idade similar das que estão sendo cuidadas gerou mais engajamento. Os clientes, filhos das pessoas cuidadas, também preferiam”.

Outro exemplo foi um banco de varejo que, apesar do aumento dos bancos online, percebeu que as pessoas mais velhas ainda vão em agências e os profissionais prestando esse atendimento a elas têm sido um fator de lucratividade, porque aumenta a taxa de satisfação.

Ainda sobre a certificação, Monteiro, da Sanofi, destacou o envolvimento da alta gerência no tema. “Na Sanofi, temos cada um dos membros do comitê Brasil apoiando cada um de nossos pilares. Os diretores foram treinados, recebem letramento para tratar vieses. Temos quatro gerações juntas na empresa, e essa troca é riquíssima, e tem benefícios concretos”.

Veja a matéria completa escrita por Gabriela Ferigato, no site RH pra Você. Clique aqui.

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print
Compartilhar
artigo anterior Corrida e Passeio Circuito e Mostra Rios e Ruas serão retomados em 2023
Próximo artigo Novo governo precisa voltar o olhar para a longevidade nas periferias

Siga-nos nas redes sociais

Facebook Like
Instagram Follow
Youtube Subscribe

Ultimas Postagens

Centro de longevidade e saúde é inaugurado em São Paulo
Destaque 13/11/2025
Yukio Moriguchi: pioneiro da longevidade, deixa legado aos 99 anos
Destaque Longevidade 11/11/2025
Fórum São Paulo da Longevidade 2025 encerra edição histórica com público recorde e debates que projetam futuro da sociedade longeva
Destaque 30/10/2025
Fórum São Paulo da Longevidade se encerra com reflexões sobre envelhecimento ativo, mercado de trabalho, economia e qualidade de vida
Destaque Longevidade 30/10/2025

Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento da Longevidade Feiras e Congressos, com realização e gestão da São Paulo Feiras e Congressos, empresas do Grupo Couromoda, organização com 50 anos de experiência no setor de feiras de negócios e congressos profissionais.

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Empreendimento,
Gestão e Realização

Sao Paulo_Feiras e Congressos-LG-o

São Paulo Feiras e Congressos

Alameda Santos, 2.441 – 2º andar | Conj. 22

Cerqueira Cesar – São Paulo/SP 01419-101

+55 11 3897-6100
+55 11 95444-8382

comercial@longevidade.com.br

A Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento dos mesmos idealizadores de eventos de sucesso como:

couromodanova.png
silverweeknova.png
pretaporternova.png

Filiado à

Todos os direitos reservados à

São Paulo Feiras e Congressos Ltda

Copyright 2022 Longevidade

–

Política de privacidade

/

Termos e condições de uso do site.

Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?