Durante a edição de 2022 da Longevidade Expo+Fórum, influenciador deu dicas sobre como escolher o local ideal para curtir a vida pós-aposentadoria
“Quando eu me aposentar, irei para longe daqui”. Certamente você já ouviu essa frase vinda de alguém. Isso porque a aposentadoria é vista como uma oportunidade para se libertar de obrigações profissionais e aproveitar uma nova fase da vida com mais tranquilidade e satisfação pessoal. É o momento onde as pessoas desfrutam de mais tempo livre para se dedicar a atividades, hobbies e antigos sonhos, por exemplo, viajar e até se mudar. Com planejamento adequado, a vida pós-aposentadoria pode ganhar mais movimento e mais sabor.
Presente na edição de 2022 da Longevidade Expo+Fórum, o influencer 50+ Dimas Barros apresentou os melhores lugares do Brasil para se viver na aposentadoria. A palestra teve curadoria dos institutos Mag e Moriguchi. Dimas é fundador e desenvolvedor de conteúdo do canal Sou Mais 50, um espaço dedicado a dicas para o público 50+, principalmente sobre finanças e viagens. O criador de conteúdo saiu na edição de 2021 da revista Forbes como um dos dez brasileiros que conseguiram se reinventar após os 50 anos. “Pedi as contas do mundo corporativo aos 59 anos e fui me aventurar. Tive experiências incríveis com apenas uma mochila nas costas, sem luxo nenhum. Foi a melhor escolha da minha vida”, destaca.
Dimas ressalta a importância da quebra de alguns paradigmas comuns aos longevos, como se questionar se é mesmo a hora certa, se tem condições financeiras para viajar ou se mudar, medo de conhecer outro idioma, entre outros. “É simples. Se planeje, escolha um destino, prepare um plano e vá. Eu sou a favor de que todos deveríamos passar uma fase da vida em cada lugar, para termos mais experiências”, relata.
Mudança – Quando o assunto é se mudar definitivamente, o especialista dá algumas dicas de ouro, como respeitar seu estilo de vida, entender que morar e viver são coisas diferentes e, principalmente, fazer um teste antes da mudança definitiva. “Recomendo que você passe ao menos três meses na cidade onde quer morar. Nesse período, avalie o bairro, a vizinhança, as facilidades, a infraestrutura. Se tudo lhe atender, aí você pode investir em um passo definitivo”, explica.
O youtuber visita cidades do Brasil e do mundo e faz uma análise de mapeamento, que envolve itens como segurança, custo de vida, acesso à saúde pública e privada, moradia, escolas, oportunidades de trabalho, entretenimento, infraestrutura, hábitos locais, ações sociais, empreendedorismo, clima, entre outros. No estado de São Paulo, algumas cidades são destaques não apenas por tranquilidade, mas também por infraestrutura, como é o caso de Indaiatuba, que, segundo o palestrante, possui diversos projetos sociais voltados à longevidade e tem uma atenção maior voltada a esse público. Barueri, próximo à São Paulo, é outra opção que aparece na lista, dada as boas condições de saúde e educação pública.
Fora de São Paulo, Dimas destaca o potencial da Paraíba. O estado aparece duas vezes na lista do influencer, com as cidades de João Pessoa e Campina Grande, devido ao alto nível de segurança pública. Itanhandu, no sul de Minas Gerais, também é destaque pela qualidade de assistência à saúde.
Veja a lista completa:
Cidades até 100 km da capital de São Paulo:
Bragança Paulista; Vinhedo; Indaiatuba; Santos; Barueri; Atibaia; Sorocaba; Valinhos; São José dos Campos;
Jundiaí; Louveira; Itatiba; e Guararema
Cidades acima de 100 km da capital de São Paulo:
Botucatu; São Carlos; Cunha; Guaratinguetá; São João da Boa Vista; e Piracicaba
Nordeste:
João Pessoa; Natal: Aracajú; e Campina Grande
Minas Gerais:
Poços de Caldas; Itanhandu; São lourenço; Itajubá; Extrema; Passa Quatro; e Pouso Alegre
Veja a íntegra do painel com Dimas Barros na Longevidade Expo+Fórum em 2022, no canal do evento no Youtube. Clique aqui e acompanhe este e todos os outros painéis do evento.
(Texto: Aline Porfírio / Fotos: Divulgação