Criado em 2022, pela MasterCare Brasil, o CONACARE – Congresso Nacional de Cuidadores, Cuidados e Longevidade segue reunindo especialistas sobre saúde, bem-estar, cuidados, políticas públicas, tecnologia e longevidade. E a missão de dar voz aos cuidadores do Brasil, familiares e formais, se expande a cada edição. O evento acontece mais uma vez durante o Fórum São Paulo da Longevidade e Longevidade Expo, maior evento do país para o público sênior, que será realizado no Pavilhão 2, do Distrito Anhembi, de 29 de setembro a 1 de outubro, das 9h às 19h.
As inscrições para o CONACARE, que será realizado no primeiro dia de evento, 29/09, e para toda a programação do Fórum São Paulo da Longevidade e para a Longevidade Expo já estão abertas. Acesse aqui.
Os eixos temáticos do Congresso se ampliaram, frente à demanda por soluções para prepararmos o país para esta nova geração que ultrapassa os 80, 90, 100 anos, em diferentes realidades sociais e com múltiplas necessidades de cuidado.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD-C 2019), houve um crescimento no número de brasileiros que passaram a cuidar de familiares longevos: eram 3,7 milhões em 2016, chegando a 5,1 milhões em 2019, um crescimento de quase 40%, em três anos. E, em uma década (2007-2017), a ocupação de cuidador de idosos cresceu 547%.
A transição demográfica vem sendo acompanhada pela transição epidemiológica, com o aumento progressivo da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis. E neste contexto a população idosa é a mais exposta a essas condições, que demandam níveis distintos de cuidados, variando na complexidade e recursos necessários.
Um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), identificou que 58% dos brasileiros 60+ apresentam comorbidades e, portanto, demandam ou demandarão algum tipo de cuidado. Assim, a preparação dos cuidadores familiares e formais e a evolução do cuidado domiciliar e em instituições de longa permanência, são fundamentais para garantir a segurança, dignidade, bem-estar e proteção à vida das pessoas idosas, bem como minimizar o impacto nos sistemas publico e privado de saúde
“O Congresso é um convite para o debate intersetorial sobre como as pessoas idosas são cuidadas no Brasil e quem está cuidando desta população em acelerado crescimento. E, olhando para o futuro, começarmos a construir, agora, caminhos para uma longevidade mais ativa e livre de doenças crônicas“, destaca Marcia Vieira, CEO da MasterCare e Diretora do CONACARE.
Eixos temáticos do CONACARE 2024
Cuidadores do Brasil – O eixo Cuidadores contará com a participação das principais associações de cuidadores de idosos do país para tratar sobre a regulamentação da profissão, a formação necessária para garantir segurança e qualidade no cuidado das pessoas idosas, os desafios do cuidado frente às diferentes necessidades das pessoas com Alzheimer, Parkinson, Diabetes e outras doenças que requerem preparo e experiência para execução da rotina de cuidados.
A jornada dos familiares cuidadores, o aprendizado necessário, o impacto na organização familiar, nas finanças e na saúde de quem cuida, também terá destaque especial nos painéis. Autoridades governamentais apresentarão as atuais políticas públicas e iniciativas de apoio às pessoas idosas e aos cuidadores.
Inovação e tecnologia para o cuidado – o eixo temático Cuidados terá, pelo Hub Longevidade, ecossistema desenvolvido pela MasterCare, a participação de empreendedores trazendo soluções para ILPIs (Instituições de Longa Permanência), operadoras de planos de saúde, empresas de home care e agências de cuidadores, tais como inovações que contribuam para a redução de quedas das pessoas idosas, a antecipação de intercorrências, soluções para o estímulo cognitivo, o cuidado com pessoas idosas acamadas, adaptações em residências, entre outros.
Longevidade ativa e livre de doenças crônicas – O eixo Longevidade contará com especialistas tratando sobre prevenção de doenças e promoção de saúde. O desafio do healthspan, a expansão dos anos de saúde e o que pode ser feito, de forma individual e coletiva, para construirmos uma sociedade mais saudável e sustentável, frente ao aumento da expectativa de vida da população.
Entre os palestrantes confirmados: Dr Alexandre da Silva, Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa; Dr José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares; Dr Fabio Rossi, médico cirurgião vascular e endovascular do HCor – Hospital do Coração e Instituto Dante Pazzanese, foi presidente da SBACVSP – Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional São Paulo; Dra Denise Madi Carreiro, nutricionista, formada pela USP, autora de 21 livros sobre nutrição clínica, entre eles o livro Abordagem Nutricional no Envelhecimento Saudável; Dra Maria Mello, Coordenadora do GT Inovação em Longevidade, do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da UNIFESP; Dr Walter Feldmam, Presidente da Longevidade Expo+ Fórum, Marcia Vieira, CEO da MasterCare Brasil e fundadora do Hub Longevidade; Jefferson Venâncio, CEO da Akallanto Saúde, empresa de cuidadores; Cris Alves, Diretora da ACIRMESP – Associação de Cuidadores da Região Metropolitana; Jorge Roberto, Presidente da ACI Minas, primeira associação de cuidadores do Brasil; Coronel Luiz Horácio, fundador do Instituto Terceiro Cuidado; contará também com a presença de representante do INOVAHC – Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas da FMUSP , autoridades do setor público, instituições do terceiro setor e de empresas que atuam na área de saúde.
(Imagens e texto: MasterCare)