Estudos científicos comprovam que a desidratação pode aumentar o risco de infecção urinária em idosos. De outro lado, a Sociedade Brasileira de Urologia informa que um em cada cinco longevos em algum momento têm infecção urinária e que a desidratação pode ocorrer pelo simples (e perigoso) esquecimento da necessidade constante de ingestão de líquidos.
Em idosos a falta de hidratação adequada pode desenvolver infecções urinárias sérias. Estudos indicam que a incidência de infecção do trato urinário (ITU) em idosos que vivem em suas casas é de aproximadamente 10% ao ano para mulheres e 3% para homens. Em idosos que moram em casas de repouso, a ocorrência pode ser muito maior. Há informações de que até 50% das mulheres e 30% dos homens sofrem pelo menos uma infecção urinária por ano nesses ambientes.
Para tentar minimizar esse problema, a Psiu sem Fio, empresa de automação de chamadas de pacientes em clínicas e hospitais, está lançando o dispositivo Psiu Hora da Água. O produto é especialmente indicado para uso em Instituições de Longa Permanência para Idosos, hospitais ou em recintos onde atuam cuidadores.
Por meio de avisos sonoros programados, o equipamento alerta o usuário dos horários definidos para o cuidador servir água àquelas pessoas, com mais idade, que precisam de auxílio regularmente. Os horários padrões podem inclusive ser mudados se for necessário, dentro do processo de fabricação.
![](https://longevidade.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Imagem-do-WhatsApp-de-2024-10-23-a-s-15.09.16-d7d27c0d-683x1024.jpg)
O aparelho é compacto com apenas 8,5 cm x 6,5 cm x 4,5 cm, é simples e não depende de painéis de controle. Vem programado com cinco horários diferentes com os avisos sonoros para a pessoa tomar água (10h, 14h, 16h, 18h e 21h).
“A hidratação dos idosos é fundamental e não é preciso sentirem sede para eles beberem água, porque principalmente aquelas pessoas de mais idade precisam tomá-la regularmente de qualquer jeito para o bem de sua saúde geral”, lembra o CEO da Psiu Sem Fio, José Rubens de Almeida.
O manuseio do aparelho é muito fácil, basta inserir o plug de pinos na tomada e já está funcionando para começar a operar. Além das casas de repouso é válido também para qualquer ambiente como hospitais ou mesmo residências onde trabalham cuidadores.
Em breve serão oferecidas variações do produto com a opção de incluir outras mensagens e alertas considerados importantes para o usuário. Haverá ainda a possibilidade de programar tarefas como hora da limpeza ou de tomar café, banho, remédio, e outras necessidades periódicas.
“Não tenho informações de produtos semelhantes no mercado ainda e por isso estamos muito satisfeitos por mais uma vez entregar um produto sob medida para aquilo que o mercado busca exatamente”, entusiasma-se Almeida.
Assim como o Psiu Hora da Água, outros produtos da empresa foram desenvolvidos a partir de demandas da sua base de clientes. “A necessidade deste dispositivo foi identificada nas visitas que faço a clientes. Ele foi desenvolvido a partir de conversas e demandas dos compradores. Nossas alternativas têm sido criadas com frequência para atender as necessidades de mercado”, relata. “O Psiu Hora da Água é mais um produto da Psiu Sem Fio que contribui para melhorar a qualidade de vida dos longevos”, complementa.
(Informações e fotos: divulgação)