
» 27 a 29 de Out. 2025
» Centro de Convenções – Expo Center Norte – SP
O SESC promoverá debates sobre envelhecimento e longevidade na sociedade atual, incluindo atividades que abordem o tema “Metrópoles e Municípios como Cidades Amigas do Idoso”, para contribuir na construção de ambientes mais acolhedores e inclusivos para a população longeva.
PROGRAMAÇÃO
27 – Out. | Auditório 6
16h20 – Painel O que é ser velho? Estereótipos e Preconceitos Sociais
Reflexão antropológica e midiática sobre os estigmas da velhice. Guita irá apresentar um pouco de sua obra, vencedora do Jabuti, apontando alguns preconceitos ligados à velhice e Xico Sá trará análises críticas sobre a representação etária na mídia e as narrativas contemporâneas, abordando também suas próprias crônicas de forma bem-humorada.

Antropóloga brasileira

Escritor, jornalista e palestrante
17h10 – Painel Cidades Amigáveis para todas as pessoas idosas?
Urbanismo inclusivo e lutas sociais por direitos. O coletivo propõe a ideia de cidades antirracistas e acessíveis, enquanto Dora Cudignola compartilha perspectivas históricas sobre a exclusão de pessoas idosas LGBTQIA+ e políticas de visibilidade.


Mulher lésbica idosa, professora aposentada e presidente da ONG EternamenteSOU
29 – Out. | Auditório 1
16h20 – Direitos das Pessoas Idosas: Avanços e Desafios no Brasil
Análise das políticas públicas e garantias legais. Sandra Gomes compartilhará suas lutas legislativas por direitos básicos, enquanto Huri Paz apresentará dados e a situação racial em relação aos direitos no Brasil.

Fundadora da Longevida Consultoria Doutoranda na UnB

Mestrando em Sociologia pela USP
17h10 – Longevidade e a Arte – Criatividade como expressão e legado.
O bate-papo tem como objetivo promover reflexões sobre a arte enquanto dimensão fundamental da longevidade, ressaltando sua potência como espaço de reinvenção, memória e transmissão intergeracional de saberes. Para tanto, contará com a participação de:

Vocalista das bandas Inocentes e Plebe Rude

Dançarino e coreógrafo

Pioneira do rap nacional


Professora emérita da Unicamp, Departamento de Antropologia/IFCH, pesquisadora do CNPq, Fapesp e do Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp. Autora do livro A Reinvenção da Velhice (EDUSP) e de vários artigos sobre gênero e envelhecimento.
Dora Cudignola
73 anos, aposentada, lésbica presidente da Eternamente Sou LGBTQIA+50. Fez Pedagogia antes o Magistério onde atuou na profissão de professora por 32 anos. Foi também Vice Diretora e Diretora na área da Educação. Hoje é idosa com o trabalho voluntário na E.Sou.
Mestrando em Sociologia pela USP – Universidade de São Paulo, atualmente desenvolve pesquisas sobre desigualdades raciais, identidades negras, implementação da lei 10.639/03 nas escolas municipais de Niterói e assassinatos de políticos no Brasil. Pesquisador vinculado ao Afro/CEBRAP – Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.

Sign in to your account