Primeiro uma historinha interessante e verdadeira.
Imagine você que no século XVI era muito usada a palavra “apousentar”, no sentido de fazer alguém pousar e repousar. O hóspede podia pousar no “apousento” de uma casa amiga. No século XIX o “u” já tinha desaparecido (ou se aposentado?). E a aposentadoria tornava-se direito trabalhista.
Pedro I concedeu a aposentadoria aos professores públicos que completassem 30 anos de serviço. Era chamada de “jubilação”, (do latim jubilatìo,”gritos de alegria”). Em espanhol aposentadoria é jubilation e em inglês retirement.
Resumo da ópera…. a ideia foi sempre transmitir a mensagem de que aposentar é motivo de alegria e sossego. Quem trabalhou por muitos anos tem direito a descansar, pousar um dia. Mas descansar com dignidade. Nada de pendurar as chuteiras e ficar num aposento, parado, paralisado.
Em tempos de longevidade comprovada (vamos viver mais de 100 anos, sabia?) surgem novos caminhos e direções. Pode apostar que há muito o que realizar.
Mas vamos à receita … tem sim receita para esse preparo importante, principalmente no mundo corporativo. Vamos lá: A receita vem de Morris Litvak, fundador e CEO da MaturiJobs e da MaturiServices (texto detalhado no link abaixo).
- Pense em outras formas de trabalho– Entenda que a carreira dentro do mundo corporativo não dura para sempre e é bem possível que em algum momento você não queira mais esse modelo mas deseje continuar a trabalhar. Empreendedorismo, consultoria ou outro tipo de atividade autônoma e comece a explorar estas possibilidades de forma ativa, buscando boas ideias. (Você pode até iniciar enquanto ainda está no seu trabalho).
- Esteja sempre atualizado, faça novos cursos, procure novidades.
- Corpo e mente devem estar sempre em dia. Atividade física, alimentação balanceada são fundamentais junto com objetivos e projetos
- Relacionamento (networking) deve estar sempre ativo. Compareça a eventos, encontros, seminários, congressos. Busque parceiros tanto nas redes sociais quanto pessoalmente.
- Planejamento financeiro é obrigatório nessa fase ainda incerta. Você tinha um salário fixo e seus rendimentos podem ser reduzidos, o que pode sugerir mudança em seu padrão de vida.
- Em geral – mas nem sempre – as empresas colaboram no planejamento dos seus funcionários mais longevos. Mas a obrigação é sua, trata-se da sua vida e do seu futuro.
Os ingredientes podem variar….mas sempre haverá um bolo quentinho na saída do forno. Força e coragem e o jubilo estará garantido!
Fontes
O ESTADO DE SP
ÉPOCA NEGÓCIOS