Redação e edição
Analu Oliveira – 79+
Está mais do que na hora de criar- E MANTER – hábitos saudáveis
Nada de preguiça! Todo mundo quer viver mais e melhor, não é verdade? Pois então, pare um pouco para refletir e analisar seus hábitos: tudo que você faz desde cedinho até a hora de dormir.
Vamos lá: Todos os dias as pessoas se levantam, escovam os dentes, comem, tomam banho, realizam suas tarefas diárias em casa ou no trabalho e dormem. Tudo geralmente no piloto automático, confere?
Em geral, não se “pensa”, por exemplo, antes de lavar as mãos, colocar o cinto de segurança, guardar as chaves e às vezes até fazer as refeições. Tem gente que come tão rápido, não sente o sabor do alimento e até esquece depois o que acabou de comer. É sério !
Força nos exercícios garante excelente disposição
Por isso, está mais do que na hora de mudar alguns hábitos e aí sim, fazer com que eles virem uma rotina boa e organizada: Por exemplo, que tal começar – ou recomeçar – a prática de exercícios, acordar ou dormir mais cedo, aproveitar melhor os alimentos, encontrar tempo para o lazer e fazer novos amigos?
Marcio Atalla, professor de educação física, pós-graduado em nutrição, explica porque parece tão difícil criar bons hábitos. “O ser humano inventou o fogo, a roda, a revolução industrial, o controle remoto, a escada rolante e o elevador. Tudo isso é ótimo. Mas mesmo com tantas vantagens, uma rotina estressante pode levar a um ciclo negativo, consumir uma energia exagerada com inúmeras tarefas. E aí resta pouco tempo para investir em nós mesmos”.
Mas chegou a hora da virada !
Vamos juntos observar alguns passos para desenvolver e manter os bons hábitos.
- Estabeleça uma meta
Procure uma meta possível e mais fácil de alcançar: alimentação melhor sem processados e nas horas certas, exercícios físicos e caminhadas, perda de peso.
- Crie um plano de ação
Tem que ser um plano realista e específico, dentro do que você é capaz de alcançar. Levantar mais cedo e dedicar, por exemplo, meia horinha a uma caminhada. Comece a se desafiar para superar os limites sem tirar os pés do chão.
- Invista na repetição para criar rotina
É a repetição de uma atividade que a transforma em hábito, é simples assim. O cérebro a incorpora automaticamente à rotina.
- Lute contra a hesitação inicial
Prepare-se mentalmente para superar momentos de hesitação. Pense como vai valer a pena investir em você!
- Enfrente as recaídas e aceite o fato de que elas acontecem
Antes que um hábito se torne automático e permanente na rotina, haverá recaídas e tentações. Não ceda, fique firme!
Descansar e meditar são hábitos saudáveis
Faça pausas ao longo do dia, em casa ou no trabalho. O descanso limpa a mente e aumenta a capacidade de solucionar problemas.
INSPIRE-SE:
- Dormir ao menos 8 horas por dia, com horários fixos para deitar e se levantar da cama;
- Beber ao menos 2 litros de água por dia;
- Fazer alongamento, caminhadas, esporte ou exercícios
- Desenvolver novos hobbies;
- Fazer novos amigos e cultivar os amigos de longa data
- Ler mais livros;
- Aprender algo novo, como uma nova habilidade ou outro idioma;
- Alimentar-se bem, refeições são sagradas;
- Gratidão sempre. Estar vivo e com saúde é uma benção.
Dica de livro
Steve Allen é especialista em neurolinguística e autor de uma série de livros de desenvolvimento pessoal, controle do cérebro e aumento de produtividade.
Fontes:
Imagens: divulgação