Nesta edição de 2022, a Longevidade Expo+Fórum recebeu o VI Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo, com o tema “Velhices Cidadãs – Envelhecimento no mundo digital”. A abertura do Congresso foi conduzida pela coordenadora do Congresso, Luciana Feldman.
“Estamos vivendo mais e isso é um desafio enorme. Nosso objetivo é preparar São Paulo do ponto de vista público e da sociedade civil para acolher e oferecer qualidade de vida para essa massa de pessoas que vão ser 60+ nos próximos anos”, afirmou o presidente de Honra e Idealizador do Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo, Gilberto Natalini, em seu discurso inicial sobre o que é a proposta do VI Congresso Municipal sobre Envelhecimento ativo.
Presente entre os convidados da abertura, a idealizadora do projeto ‘Conecta’ – uma aceleradora de mulheres na política -, Luana Tavares, aproveitou para pontuar os desafios da era da transformação digital e a participação do público longevo no mercado de trabalho. “Vimos durante a pandemia de Covid-19 como é essencial manter as pessoas conectadas porque por meio da tecnologia conseguimos restaurar as pontes sociais e de conhecimento que foram rompidas. E essa necessidade fez justamente aumentar a inclusão digital do público longevo que acessou diversos serviços de forma online”, disse Luana.
Ela ressaltou a necessidade da criação de políticas públicas mais estruturadas de inclusão para a participação dos público longevo na dinâmica social via digital e também no mercado de trabalho. “Estamos criando uma bomba social e econômica para os próximos anos se nós não agirmos agora para aumentar a inclusão desse público dentro dos ambientes sociais, de mercado de trabalho e das dinâmicas das cidades”, afirmou a idealizadora do projeto ‘Conecta’.
Também destacando a velocidade do envelhecimento das pessoas, o coordenador da Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa, Renato Cintra, compartilhou alguns dados que mostram a dimensão desta acontecimento na cidade de São Paulo. Em 1980, 6% da população ou 500 mil pessoas da cidade eram idosas, esse número cresceu para um percentual de 16% ou 2 milhões de idosos em 2022. E a projeção é que daqui a oito anos, em 2030, esse segmento populacional ganhe mais 500 mil pessoas. “Já em 2025 a população idosa já será maior que de 0 a 14 anos, pela primeira vez na cidade de São Paulo. Isso vai criar mais demandas para todos os âmbitos do Estado, municipal, estadual e federal, ou seja, precisamos fazer mais e aumentar a rede de atendimento deste público”, comentou Cintra.
Já a secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Soninha Francine, falou sobre as linhas de trabalho da secretária na proteção, defesa e promoção dos Direitos Humanos. “Quando falamos em qualidade de vida para a longevidade estamos reforçando o seu direito de uma vida na sua plenitude. Isso sem romantizar ou estereotipar essa fase da vida, esquecendo das dificuldades, fragilidades e desgastes naturais que vem com o avanço da idade. Neste sentido, temos que pensar que tudo o que fazemos em prol do público longevo também impacta positivamente toda a sociedade”, afirmou Soninha.
Para fechar a abertura do Congresso, o presidente da Longevidade Expo + Fórum, Walter Feldman, pontuou que a participação das autoridades da cidade e do Estado de São Paulo no Longevidade Expo + Fórum, como a presença do prefeito Ricardo Nunes que esteve ontem no evento, é um sinal claro sobre a posição e envolvimento da cidade em sua destinação de abrigar cada vez de forma mais adequada o longevo nesta cidade por meio de políticas públicas, que são o melhor instrumento para universalizar práticas efetivas.
E o vereador Daniel Annenberg, destacou a importância de debater o letramento e inclusão digital como temas que são do presente e do futuro. “Temos que ir além da inclusão digital porque as pessoas precisam aprender como usar a tecnologias, que é um dos meios para melhorar suas vidas. Sem isso, vamos continuar com uma enorme desigualdade social, o que é um dos grandes problemas do país”, comentou Annenberg.
Quer ver a íntegra do painel? Acompanhe a transmissão da Longevidade Expo+Fórum 2022 no YouTube.