Redação e edição
Analu Oliveira – 80+
Dorzinha incômoda, chata, às vezes insuportável. É a dor na lombar que não escolhe idade (embora seja mais comum nos longevos).
Que tal saber mais sobre a origem das dores nas costas para decidir a melhor estratégia para preveni-la? Geralmente essas dores laterais, na parte inferior das costas, são resultado de lesões musculares como intensas rotinas de exercícios que exigem força física ou após longos períodos em uma mesma posição, seja em pé, agachado, sentado ou até mesmo deitado. Outras possíveis causas são esforços, como carregar muito peso (sacolas ou mochilas/bolsas pesadas) e uso excessivo de salto alto.
Sobre duração das dores
É muito importante ficar atento para perceber a intensidade e regularidade das dores nas costas. Se passar de 3 meses ou mais, é considerada uma dor crônica. Elas também podem ser progressivas e se agravar, o que começa a ficar mais complicado.
Aí sim, e a hora de procurar ajuda médica profissional que determinará exames clínicos para detectar a origem do problema e o tratamento mais adequado. Uma rotina de check-up frequente é fundamental!
O que fazer para um alivio rápido?
Compressas mornas proporcionam alívio imediato das dores. Basta esquentar a água até uma temperatura confortável para a pele, mergulhar uma toalha limpa e dobrada na água, espremer para tirar o excesso e colocar na região dolorida. 20 minutos diários são suficientes. Pomada ou gel anti-inflamatório também aliviam a dor mas devem ser prescritas por especialistas. Jamais recorra à automedicação.
Outra orientação é deitar sobre uma superfície plana e rígida por aproximadamente 30 minutos por dia, fazer massagem profissional ou amadora, desde que não exerça muita pressão nas costas, fazer pilates.
Mas, acima de tudo, é preciso mudar hábitos: Manter sempre uma postura adequada no trabalho e em casa, principalmente durante o sono. Manter o peso, exercitar-se, fortalecer os músculos, alongar-se e alimentar-se de forma saudável.
Como prevenir dores na lombar
- Mantenha o peso sob controle;
- Pratique exercícios de alongamento regularmente;
- Faça 30 minutos de atividade aeróbica moderada (caminhada, bicicleta, hidroginástica) ao menos três vezes por semana;
- Fortaleça os músculos do tronco com exercícios adequados ao seu nível de condicionamento;
- Evite ficar muito tempo na mesma posição (sentado ou em pé); levante-se e movimente-se a cada hora;
- Não fume;
- Cuidado quando for levantar peso: você deve flexionar os joelhos, usar a força do abdômen e das coxas e manter o objeto próximo ao corpo.
- Nunca tente alcançar algo no chão descendo o tronco com as pernas estendidas;
- Procure formas de administrar situações de estresse.
- Prefira colchões firmes
ADEUS À DOR LOMBAR. PREVENÇÃO É TUDO! SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO!!!
Fontes: