Redação e edição
Analu Oliveira – 79+
Depois de 4 anos a Bienal abre as portas presencialmente em São Paulo
A animação é contagiante !
UFA, finalmente !!! Depois de um intervalo de quatro anos provocado pela pandemia de Covid-19, a Bienal Internacional do Livro abriu as portas dia 02 de julho, sábado, no Expo Center Norte (SP) e segue até 10 de julho, domingo. São 182 expositores e mais de 500 selos editoriais.
Todo mundo sabe que o evento é o maior palco de encontro das principais editoras e a expectativa é receber nesses nove dias, perto de 600 mil visitantes. Estão por lá obras de 300 autores nacionais e internacionais, 500 atrações, oito espaços culturais e 1.300 horas de programação cultural. Ah, e tem mais: um espaço em homenagem à literatura de cordel e do repente.
Nesta edição estão confirmadas as presenças de grandes autores nacionais como Laurentino Gomes, Mario Sergio Cortella, Miriam Leitão, Itamar Vieira Jr., Ailton Krenak, Conceição Evaristo, Mauricio de Sousa, Thalita Rebouças e Tom Zé. Entre os nomes internacionais, estarão o português Valter Hugo Mãe, a moçambicana Paulina Chiziane, o norte-americano Nathan Harris, autor de “A doçura da água”, e a espanhola Elena Armas, que virou sensação no TikTok com seu romance “Uma Farsa de Amor na Espanha”.
Portugal é o grande homenageado da Bienal do Livro de São Paulo. Serão mais de 60 atividades que vão estreitar muitissimo os nossos países. O presidente português Marcelo Rebelo de Sousa esteve na abertura do evento no sábado, dia 2 de julho.
UM VIVA AOS LONGEVOS
Entre os longevos da literatura presentes na Bienal, destaque para alguns muito queridos do público:
Ziraldo, 89+ e Mauricio, 86+ lançam juntos As Meninas Maluquinhas
Laurentino Gomes, 66+, autor de dez obras, com mais de 3,5 milhões de livros vendidos, lança epílogo de sua trilogia sobre a escravidão no Brasil
Xuxa Meneguel, 59+, também estará presente na Bienal com o livro: “Mimi: a vaquinha que não queria virar comida”.
“Luiza Helena. Mulher do Brasil” é a biografia da empresária, 70+, por trás do Magazine Luiza, escrita por Pedro Bial,64+. Ambos estarão na Bienal na Arena Cultural, dia 06-07, quarta-feira, das 16h30 às 17h30
Sobre a Bienal
A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é um evento cultural de grande relevância, organizado pela Câmara Brasileira do Livro, que reúne várias editoras brasileiras e estrangeiras para apresentar lançamentos e seus títulos. A primeira Bienal Internacional do Livro de São Paulo aconteceu entre 15 e 30 de agosto de 1970, no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, decorrência de um projeto que se iniciou na década de 1950.
26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333
Pavilhão Branco e Verde | São Paulo/SP
Data: de 2 a 10 de julho, de segunda à sexta das 9h às 22h e, sábado e domingo, das 10h às 22h.
Preço: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).
https://www.bienaldolivrosp.com.br/
Fontes:
Agência Brasil
Papel Pop
G1/Globo
EM- Estado de Minas
Estante Virtual
Yahoo
https://esportes.yahoo.com/brasil-redescobre-portugal-em-bienal-232900665.html
(Imagens: divulgação)