Pela primeira vez a certificação Age-Friendly, criada há 17 anos nos Estados Unidos, é concedida a uma empresa do setor financeiro no Brasil
“Empregador amigo dos trabalhadores maduros”. Em um momento em que muito se fala sobre etarismo no ambiente corporativo, a Brasilprev, empresa líder e especialista em previdência privada, recebe uma certificação com essa temática, chamada Age-Friendly, que destaca o compromisso da companhia com a representatividade e inclusão de colaboradores com 50 anos ou mais em seus quadros. Esse é um dos aspectos de impacto social que faz parte das ações de diversidade da sua agenda ASG (Ambiental, Social e Governança).
Criada em 2006 pelo Age-Friendly Institute, nos Estados Unidos, a iniciativa é representada no Brasil pela startup Maturi.
“Estamos verdadeiramente conectados com a longevidade, e esse reconhecimento demonstra o nosso compromisso em atender e entender as necessidades do público 50+”, afirma a presidente da Brasilprev, Ângela Assis. “Isso inclui garantir que os produtos e serviços oferecidos sejam acessíveis e adequados, assim como a promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso”.
Segundo o CEO da Maturi, Mórris Litvak, o reconhecimento concedido à Brasilprev levou em consideração o olhar orgânico da companhia sobre o tema da diversidade, muito por conta da natureza do negócio, que tem um foco especial para o longo prazo. Ele acredita ainda que a empresa terá um papel importante na disseminação dessa cultura.
“Receber a certificação Age-Friendly é um marco significativo que reafirma o compromisso da Brasilprev com a inclusão e o respeito à diversidade etária. Este reconhecimento abre caminho para novos segmentos de organizações que não apenas valorizam, mas também priorizam a experiência e a sabedoria dos profissionais 50+. É um passo gigantesco para combater o etarismo e fortalecer uma cultura corporativa que honra e celebra cada fase da vida profissional”, diz Litvak.
Certificação faz parte de um contexto amplo sobre longevidade
Em 17 anos, é a primeira vez que o selo Age-Friendly é concedido a uma empresa do mercado financeiro no Brasil. A Brasilprev possui atualmente 132 pessoas acima dos 50 anos atuando em seus times, em todos os níveis hierárquicos e diretorias, o que corresponde a 17,67% do quadro de funcionários. Ao todo, 15 estão nos níveis estratégicos e 101 nos táticos. Além disso, na sua base de mais de 2,6 milhões de clientes, 840 têm mais de 100 anos.
A companhia enquadrou-se nos critérios da Maturi, devido aos seus indicadores:
- Na pesquisa de Clima FIA 2023, os profissionais maduros da Brasilprev demonstraram 100% de satisfação na assertiva “tenho orgulho de dizer a parentes e amigos que trabalho nesta empresa”.
- No ano passado, outra pesquisa, a do Great Place to Work, já indicava clima organizacional “excelente” entre colaboradores de dois extratos, com idades entre 45 e 54 anos e com 55 ou mais. Os índices foram 89% e 91% respectivamente, acima das demais faixas etárias.
- Toda a liderança da companhia participou de um treinamento que tratou de questões inclusivas e de equidade, o LIDERA – Inspiração para Transformar, em que, em um dos módulos, puderam vivenciar a sensação das limitações típicas que pessoas 50+ ou com deficiências experimentam no dia a dia.
- Em 2024, a Brasilprev terá uma trilha educacional voltada aos seus times como parte de um Curso sobre Longevidade. Trata-se de um programa inovador criado para impactar positivamente sobre a questão em várias áreas da vida, desde saúde e finanças até carreira.
(Informações e fotos: Portal Mundo RH / Divulgação)