@valeriabursztein

Caetano Veloso 80 +: O aniversário é dele mas o presentão é nosso

Redação e edição

Analu Oliveira – 79+

www.longevidade.com.br

Domingo, 07 de agosto é o aniversário de Caetano Veloso que chega aos 80+ com uma energia invejável.

Mas quem ganha o presente somos nós, na apresentação de uma live com os três filhos: Tom, Moreno e Zeca e a irmã Maria Bethânia. O show, batizado de “Especial Caetano Veloso 80 anos”, foi gravado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro e teve direção artística de Pedro Secchin.

A transmissão será às 20h30 no Globoplay, inclusive para não assinantes, e no Multishow. O show ainda terá um trecho ao vivo durante o Fantástico, na TV Globo.

“Eu queria, no meu aniversário, dia 7 de agosto, que a minha festa fosse essa: cantar com meus filhos e minha irmã Maria Bethania”, diz Caetano.

Em 2020, auge da pandemia, Caetano estreou nas lives ao lado dos filhos Tom, Moreno e Zeca Veloso, que estavam juntos na turnê do disco “Ofertório”. A transmissão aconteceu direto da casa da família no Rio de Janeiro.

CAETANO É HOMENAGEADO PELO “MUNDO BITA”

O Mundo Bita é um projeto de entretenimento infantil criado pelo músico e designer Chaps Melo em 2010. Desde então, já lançou dezenas de singles musicais que arrecadaram diversas certificações de Ouro, Platina, Diamante e Diamante Duplo com milhões de unidades vendidas.

E agora, o Mundo Bita comemora os 80 anos de Caetano Veloso com nova versão de “Lua de São Jorge”, com a participação do cantor em versão animada. A turminha parte para mais uma viagem cheia de magia e cores: “Lua de São Jorge, lua deslumbrante. Azul verdejante, cauda de pavão….”. A canção foi lançada por Caetano em 1979.

A parceria faz parte do projeto “Rádio Bita – Especial Caetano Veloso 80 anos” e celebra também o que o Mundo Bita encara como a sua principal missão: desempenhar um papel importante para o desenvolvimento infantil e levar conteúdo cultural de qualidade para todas as famílias.  Já foram homenageados também: Alceu Valença, Djavan, Lulu Santos e Carlinhos Brown.

Chaps Melo, criador do Mundo Bita garante: “Sentimos que comemorar o aniversário desse mestre com um lançamento é como realizar o sonho de chegar até a Lua. Algo grandioso, emocionante e inesquecível”.

A criançada, junto com toda a família, vai poder curtir “Lua de São Jorge” no próximo dia 05/08 (sexta-feira), às 10h, no canal do youtube da animação

Para quem não conhece esse fenômeno da internet, vale a dica: O Mundo Bita vai se apresentar nos palcos paulistanos, na reabertura do Teatro Bravos, com  Bita e os Animais – O Espetáculo . Serão dois fins de semana, 13, 14, 20 e 21 de agosto. O endereço é Rua Coropé,88 – Pinheiros – SP

Sobre Caetano Veloso

Caetano Emanoel Viana Teles Veloso nasceu na Bahia, em Santo Amaro, dia 07 de agosto de 1942. É o quinto dos sete filhos de “Seu Zezinho”e de “Dona Canô”. Foi casado com Andrea Gadelha, de 1967 a 1986 e depois com Paula Lavigne. Tem três filhos: Moreno (com Andrea), Tom e Zeca (com Paula).

Uma de suas grandes influências musicais foi Luís Gonzaga, “o rei do baião”, além de sambas de roda e pontos de candomblé. Em 1956, frequentou o auditório da Rádio Nacional, no Rio de Janeiro, que na época, apresentava os grandes ídolos musicais brasileiros.

Caetano é músicoprodutorarranjador e escritor , com mais de 50 anos de carreira com obras sempre avançadas com muita intelectualidade e grande poesia. Seu trabalho profissional começou efetivamente em 1965, com o compacto “Cavaleiro/Samba em Paz”, enquanto acompanhava Bethânia nas apresentações nacionais do espetáculo Opinião, no Rio de Janeiro.

Foi nessa época que entraram em sua vida Gilberto GilGal Costa e Tom Zé. Vieram depois os grandes festivais de música popular da Rede Record. O primeiro LP saiu em 1967: Domingocom Gal Costa e, no ano seguinte, Caetano foi o grande líder do Tropicalismo, que renovou o cenário musical brasileiro.

Em 1968, na dureza dos tempos de ditadura, compôs o hino “É Proibido Proibir“, que foi desclassificado e amplamente vaiado durante o III Festival Internacional da Canção.  O regime militar o prendeu e o obrigou  ao exílio político em Londres, onde lançou o disco Caetano Veloso (1971), cheio de melancolia e com canções em inglês compostas para todos que ficaram no Brasil.

Mas em 1976, ele, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia formaram os Doces Bárbarosgrupo com a temática hippie dos anos 1970, que motivou um disco do mesmo nome e os levou a uma turnê pelo Brasil. Na década de 1990, escreveu o livro Verdade Tropical e em 2000 ganhou o Prêmio Grammy na categoria World Music.

Caetano Veloso, talento mil vezes multiplicado

Caetano Veloso é considerado um dos artistas brasileiros mais influentes desde a década de 1960 e ainda um dos mais respeitados e produtivos músicos latino-americanos do mundo. Lançou mais de cinquenta discos e muitas canções foram trilhas sonoras de filmes como Hable con Ella, de Pedro Almodovar e Frida, de Julie Taymor.

É uma das figuras mais importantes da música popular brasileira e já foi comparado a nomes como Bob DylanBob MarleyJohn Lennon e Paul McCartney. A revista Rolling Stone o elegeu como o  4º maior artista da música brasileira de todos os tempos pelo conjunto da obra.

Fontes

Wikipedia

O Povo

G1/Globo

Teatro Bravos

Uol Cultura

Portal Terra

Catraca Livre

(Imagens: Divulgação)