Apoiado nos pilares Corpo, Mente, Alma e Consciência o Age&Health chega para quebrar os paradigmas dos cuidados com a saúde na era da longevidade
A cidade de São Paulo sedia um novo centro de longevidade e prevenção de doenças. Trata-se do Age & Health Center (A&H) que entrou em operação no coração do bairro Pacaembu com modelo disruptivo de pensar a saúde.
A proposta do empreendimento consiste em cuidados a partir de análises globais e individualizadas do ser humano, de acordo com cada década de vida. “Criamos o conceito da Medicina do Tempo que traz uma abordagem de cuidado da saúde de forma integrada e preventiva, com programas individualizados, definidos por faixa etária” explica Julia Pinheiro, diretora de Inovação do Grupo São Lucas ao qual a nova empresa está vinculada.

Com cerca de 500 m2, o A&H investe na urgência de se quebrar o paradigma da medicina tradicional, que sistematicamente trabalha de forma reativa, tratando doenças já instaladas. O centro A&H foca em práticas efetivas e de vanguarda que possam suportar o indivíduo em seu curso de vida, prevenindo doenças e otimizando a saúde em todas as suas dimensões.

Na prática, o novo conceito de cuidados com a saúde oferece uma jornada de longevidade personalizada. “Tudo começa com uma Avaliação 360° Biopsicossocial Personalizada, precedida de anamnese para investigar e integrar o histórico médico a partir de aspectos como estilo de vida, objetivos pessoais, estado físico, mental, emocional e até energético do cliente”, detalha Julia.
Segundo a executiva, as informações pormenorizadas darão condições à equipe multidisciplinar a trabalhar de forma interdisciplinar para desenhar um plano de cuidado coordenado e único para o indivíduo. “O cliente pode esperar um acompanhamento contínuo com metas claras e reavaliações periódicas, no qual cada passo é pensado para otimizar sua saúde, mitigar riscos de doenças evitáveis e no bem-estar geral, sempre respeitando sua individualidade”, informa.
Julia explica que o conceito de Medicina do Tempo orienta o mapeamento dos fatores de risco e dos desafios comuns a cada faixa etária, que traz necessidades e objetivos específicos. Na fase dos 20+, denominada Construção, o foco está no controle do estresse, na postura e na criação de hábitos saudáveis.
Aos 30+, fase do Equilíbrio, o desafio é conciliar carreira e família, prevenindo o burnout. Já aos 40+, etapa da Otimização, a atenção se volta para as mudanças hormonais e para a prevenção de doenças crônicas. Aos 50+, período de Renovação, é hora de adaptar-se às transformações e reinventar prioridades.
Na fase dos 60+, chamada Sabedoria, o objetivo é manter a autonomia e a vitalidade com base na experiência acumulada. Por fim, aos 70+, momento de Plenitude, busca-se viver com autonomia, propósito e energia.
No entanto, segundo a diretora de Inovação, a personalização é a chave da proposta para ganhar efetividade. “Além disso, A tecnologia, incluindo Inteligência Artificial, nos ajudará a cruzar esses dados e a criar um plano, que ao mesmo tempo que é baseado em evidências científicas por faixa etária, é totalmente adaptado à realidade única de cada pessoa”, detalha Julia.
Cinco décadas de experiência em saúde
O A&H foi concebido e planejado, segundo Julia, alicerçado no histórico de 50 anos do Grupo São Lucas – criado pelo médico Adelson Alves – nos cuidados de pacientes oncológicos, com rico acúmulo de informações clínicas, e observando o presente que já exibe desafios peculiares à longevidade ativa que pede mudanças transformadoras. Segundo a executiva, líderes em saúde estão cada vez mais provocados a ampliar a visão sobre os conceitos do que deva ser cuidar do bem-estar das pessoas no século XXI. Ela aponta como exemplo o número crescente dos casos de câncer ano a ano, além de doenças autoimunes.
(Informações e fotos: divulgação)

