Semana de atividades, descontos e ações para o público 50+ promete movimentar até o dia 1 de outubro o setor varejista de todo o país
De hoje até 1 de outubro, dia internacional da pessoa longeva, acontece a Silver Week, a semana dedicada exclusivamente a atrações, descontos e promoções para o público 50+. Muito mais que descontos e promoções, a Silver Week é uma oportunidade para destacar a participação e integração do longevo em todos os âmbitos da sociedade, inclusive na cadeia de consumo.
Esta é a segunda edição da iniciativa. No ano passado, ainda como versão conceito, contou com a participação de 30 shoppings centers no ano passado e mostrou-se um sucesso de vendas e de público e, agora, passa a acontecer em maior escala e em todo o país.
Além de fomentar a economia, o evento impulsionou o processo de conscientização entre empresários e lojistas sobre a necessidade de adequação de marcas, produtos e serviços voltados ao público sênior. “Não é só promoção, estamos falando de atividades e grandes ações que celebram a força que o longevo tem na cadeia de consumo brasileira. É dar visibilidade para quem não se sente notado pelo varejo”, destacou o empreendedor, presidente da São Paulo Feiras e idealizador da Longevidade Expo+Fórum e da Silver Week, Francisco Santos.
Para o presidente da Longevidade Expo+Fórum, Walter Feldman, a Silver Week contribui diretamente para o desenvolvimento social e econômico do país, uma vez que o aumento da taxa de envelhecimento da população já é uma realidade. “A longevidade é um tema sociologicamente extraordinário, mas não recebe a atenção que merece. Precisamos debater isso, falar do lugar do longevo como agente participativo da sociedade, pois a pirâmide etária está se modificando, este é um fato inerente à vida das pessoas. Precisamos de uma cadeia produtiva organizada e que fortaleça o sistema econômico subjacente do Brasil”.
Potencial econômico
O impacto de ações como a Longevidade Expo+Fórum e a Silver Week para o setor econômico é gigante. A Economia Prateada é hoje a terceira maior atividade econômica do mundo, responsável por movimentar mais de US$ 15 trilhões ao ano. No Brasil, o mercado conta com mais de 50 milhões de consumidores 50+ nas mais diferentes áreas, movimentando mais de R$ 2 trilhões ao ano.
“A Silver Week é uma ferramenta impulsionadora da Economia Prateada. Acreditamos no potencial desse movimento e estamos nos preparando para atender a esse público de forma qualificada, uma vez que sabemos que o perfil deles é exigente. Queremos que os shopping centers sejam um espaço onde possam resolver pendências, consumir e fazer trocas sociais”, destaca Gabriella Oliveira, representante da Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers.
A iniciativa conta com apoio integral da Abrasce e também da Alshop – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping. Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, destacou a importância da semana de descontos. “Não basta participar, temos todos o dever de divulgar esse importante projeto que é a Silver Week. Essa informação merece chegar a todos os estabelecimento e pessoas, por isso, estamos entrando de cabeça nisso, com muita energia e com projeções bastante positivas”, reforça.
Para mais informações, acesse www.silverweek.com.br
(Texto e imagens: divulgação)