Questões comportamentais passam a fazer parte de eixo temático exclusivo nesta edição da Longevidade Expo+Fórum
Os relacionamentos socioafetivos desempenham um papel estratégico na vida de todos, especialmente, na dos longevos. Considerado por muitos anos um tabu, o comportamento maduro ganha cada vez mais destaque em nossa sociedade que, aos poucos, passa a reconhecer e falar abertamente das carências, prazeres e expectativas na fase madura da vida.
Em um eixo temático que norteará a programação de conteúdo do evento e também do site da Longevidade Expo+Fórum, as questões de comportamento longevo ganham luz e servirão de inspiração para debates e reflexões.
“Este ano a comunicação da Longevidade está organizada em eixos temáticos que organizam o guarda-chuva de assuntos tratados nos congressos que acontecem na feira e também no site do evento”, explica o presidente da Longevidade Expo+Fórum, Walter Feldman.
“Sexo, namoro e relacionamento fazem parte da vida de todos os indivíduos, independente da idade cronológica que tenham. Queremos nos aprofundar como o envelhecer transforma nosso comportamento, nossa libido, nossos afetos, o que antes era proibido sobre longevidade. Longevo também quer namorar, sair, se vestir bem e ser tratado com respeito, como um agente participativo da sociedade”, destaca.
E a discussão não se resume à sexualidade. Outro tema de destaque no eixo temático é o idadismo, um tipo de preconceito que assola e prejudica a população longeva no Brasil e no mundo. O combate ao idadismo em todas as esferas – social, laboral, pessoal – é uma pauta essencial para o bom desenvolvimento da sociedade e aceleração da economia, uma vez que esse grupo está apto a exercer funções de destaque no mercado de trabalho.
Muito abordada em edições anteriores, a harmonia entre as gerações, a chamada de intergeracionalidade, retorna ao palco de discussões da edição de 2023. Ao assunto serão dedicados painéis especiais de discussão que proporão o debate do assunto com especialistas e longevos que se reposicionaram na sociedade após os 60 anos.
Outro tema que retorna ao encontro deste ano a pedido do público é o “Orgulho Gray”, um encontro que abre espaço para as questões da diversidade durante a vida sênior. Moda inclusiva e maquiagem também estão programados para esta edição, que acontece de 29 de setembro a 1º de outubro de 2023, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Confira algumas das temáticas do eixo Comportamento do congresso Longevidade 2023:
- Orgulho Gray.
- Harmonia entre Gerações – a importância da convivência intergeracionalidade.
- Ancestralidade.
- Lições para a vida que a Pandemia nos deixou.
- Sexo, Namoro e Relacionamento para Envelhescentes: a importância dos relacionamentos no longeviver, os tabus associados a namoro e sexo e como isso se faz hoje, no mundo do Tinder e o WhatsApp.
- A moda descomplicada na maturidade.
- A maquiagem para todas as idades.
(Texto: Aline Porfírio / Imagem: divulgação)