13 de Maio de 2019 às 06:00
De acordo com o Survey Black Friday, realizado pelo Google, na Black Friday de 2018, pessoas com 55 anos ou mais compraram 1,4 vezes mais celulares do que a faixa etária da população que se estende dos 18 aos 54 anos.
Por outro lado, ainda hoje, a maior parte das empresas (7 a cada 10) acredita que essa grande fatia da população não consegue acompanhar as transformações tecnológicas. Mesmo assim, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, mostrou que ¼ dos brasileiros acima dos 60 anos estão, sim, se conectando à internet e às redes sociais.
Isso mostra que essa fatia da população, que um dia se tornará maioria perante outras faixas etárias, conta com hábitos de consumo, interesses e curiosidades que ultrapassam estereótipos e preconceitos. Graças ao aumento da expectativa de vida, hoje, o cidadão sênior se vê mais saudável, ativo e, como consequência, consome mais produtos e serviços, e quer se manter conectado com o resto do mundo.
Poder de compra que não deve ser ignorado
Ainda que os consumidores mais velhos sintam a negligência por parte das empresas, contam com um poder de aquisição que tende a ser maior que o dos consumidores mais jovens. De acordo com informações de uma pesquisa feita pelo International Longevity Centre, os cidadãos com mais de 50 anos do Reino Unido movimentam cerca de 314 bilhões de libras todos os anos, o que seria o equivalente a 43% do total de gastos domésticos com consumo de itens.
A mesma pesquisa mostrou que a maioria (85%) das pessoas com mais de 55 anos acredita que, ainda hoje, as marcas não compreendem suas necessidades na hora de oferecer um produto.
Fonte: Site Exame. A matéria na íntegra pode ser lida aqui.