A ANS é o órgão regulador responsável por fiscalizar, normatizar e promover a qualidade do setor de planos de saúde no Brasil. Vinculada ao Ministério da Saúde, a agência assegura a proteção dos consumidores, define coberturas mínimas, monitora reajustes e desempenho das operadoras, além de atuar como mediadora de conflitos, buscando equilíbrio entre sustentabilidade do sistema e garantia de acesso a serviços de saúde suplementar de forma segura, transparente e eficiente.
PROGRAMAÇÃO
28 – Out. | Auditório 1
Painel 1 – Iniciativas de planos de saúde para cuidados dos 60+
A experiência de duas operadoras de planos de saúde em linhas de cuidado dedicadas ao grupo 60+
Como chegar ao Fórum São Paulo da Longevidade 2025
Data: 27 A 29 DE OUTUBRO Horário: 9h às 19h
Local: Centro de Convenções – Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo (SP)
Precisa de transporte?
Katia Audi Curci
Profissional de Educação Física – Especialista em Psicomotricidade, pela Universidade Estácio de Sá; Especialista em Psiquiatria Social e em Gestão Hospitalar, pela Fundação Oswaldo Cruz/ENSP; Programa de Alta Performance e Gestão, pela Fundação Dom Cabral; MBA Executivo em Administração Gestão de Saúde na Fundação Getúlio Vargas/RJ Servidora Pública Federal, com experiência em Psiquiatria, trabalhou no Instituto Phillippe Pinel/ RJ, com atenção à saúde mental de adultos, crianças e adolescentes, além de atuar como Coordenadora Substituta do Núcleo de Atenção Intensiva à Criança Autista e Psicótica NAICAP e como Chefe de Divisão de Assistência Extra Hospitalar.
Apresenta experiência de 25 anos na Saúde Suplementar, exercendo suas funções na Agência Nacional de Saúde. Atualmente, responde pela Assessoria de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial – AEEIQ/GEEIQ/DIDES/ANS, De 2020 a Junho de 2024 foi responsável pela Coordenadoria de Indução à Melhoria da Qualidade Setorial COIME/GEEIQ/DIDES/ANS e por aproximadamente 6 anos, foi Gerente de Monitoramento Assistencial/DIPRO/ANS.
Cristiane Moreira da Silva
Executiva de Saúde com trajetória em gestão assistencial, regulação médica, auditoria e planejamento estratégico.
Desde 2010 exerce a função de Gerente de Provimento em Saúde na Unimed Uberlândia, liderando projetos como a implantação da metodologia DRG na Auditoria Concorrente, a qualificação da rede prestadora, a mudança do modelo assistencial e remuneratório e o desenvolvimento e gestão das Linhas de Cuidado.
Enfermeira graduada pela Universidade Presidente Antônio Carlos, com MBA Executivo em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Atua também como docente no MBA em Saúde Suplementar da PUC Minas, contribuindo para a formação de executivos e profissionais do setor.
Ana Paula Mello Correia Lima
Médica com especialização em Pediatria, Geriatria e Sistema de Saude, com experiência em saúde suplementar por mais de 25 anos. Atualmente, atua na gerência de Gestão de Saúde da Saúde Petrobras, na qual fica responsável por estratégias focadas na qualidade assistencial, através de implantação de programas de promoção e prevenção, desospitalizações seguras e auditoria médica.
Eliane Aparecida de Castro Medeiros
Diretora de Fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS
Defensora Pública do Estado de Minas Gerais – 1988/2019 – Aposentada
Membro Suplente do Comitê Executivo do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
MBA em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde
Pós-graduanda em Envelhecimento Saudável: Prevenção, Tratamento e Cuidado – PUCRS
Em fase de TCC – Curso Intensivo em “Desafios ao Direito da Saúde em temposde Inteligência Artificial” pelo Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
João Luis Barroca de Andréa
Médico formado pela UERJ, com pós-graduação em psiquiatria, gestão hospitalar e especialização em políticas públicas.
Foi Diretor Clínico do Instituto Philippe Pinel, Diretor Geral do Hospital de Bonsucesso, Coordenador de Gestão dos Hospitais Federais no Rio de Janeiro. Foi Gerente da Caixade Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil; Gerente Executivo de Saúde da CASSI Brasília; Diretor de Departamento de Saúde Suplementar do Ministério da Saúde.
Na gestão da ANS ocupou cargo de Diretor Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO), Gerente Geral do Ressarcimento ao SUS, Gerente de Planejamento e Acompanhamento, Secretaria Geral e Secretário Executivo, também respondeu como Diretor Adjunto na Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos, Assessor de Projetos Estratégicos DIPRO, Ouvidor da ANS e hoje ministra aulas e faz consultorias.
Januario Montone
Foi Secretário Municipal da Saúde de São Paulo (2007/2012) e de Gestão (2005/2007).
Numa trajetória de mais de trinta anos na administração pública, participou da regulação do setor de saúde suplementar e da criação da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, da qual foi o primeiro Diretor-Presidente (1999/2003). No Ministério da Saúde participou ainda da criação da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, onde foi Diretor (1999) e presidiu a FUNASA – Fundação Nacional de Saúde (1997/1999).
Atuou como consultor da UNESCO e Banco Mundial. Em Campinas foi Secretário de Administração (1986/1988) e de Recursos Humanos (1993/1996).
É autor de “Planos de Saúde, passado e futuro” (Medbook, 2009).
É consultor em projetos da área da saúde, além de palestrante e professor. Colabora com
diversas entidades voltadas ao aperfeiçoamento dos serviços públicos (Comunitas, e CLP) e de inovação na área de saúde (Artemísia e BrazilLab). É conselheiro da Umane e colaborador da Fundação Espaço Democrático. (Agosto de 2025)