3214344738851947
» 27 a 29 de Out. 2025
» Centro de Convenções – Expo Center Norte – SP
Conferência Internacional Cidades Amigas do Idoso
No cenário global de envelhecimento populacional, a criação de cidades amigas do idoso emerge como uma prioridade essencial para garantir qualidade de vida e inclusão social para os longevos. A Conferência destaca a importância de metrópoles e municípios como protagonistas em políticas e ações que respeitem e valorizem a crescente população idosa.
PROGRAMAÇÃO
27 – Out. | Auditórios 1 e 2
13h – 13h30 – Abertura da Conferência

13h30 – 14h40 – PAINEL – Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo (SMRI) com a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Consultora para o Envelhecimento Saudável da OPAS/OMS no Brasil

Representante da OPAS/OMS no Brasil

Presidente ILC

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo

Madrid/Espanha

Representante do Ministério da Saúde da Costa Rica
14h40 – 16h40 – Painel Mudanças Climáticas
Abertura

Secretário Executivo de Mudanças Climáticas

Presidente do Congresso Envelhecimento Ativo - Câmara Municipal de SP

Presidente de Honra do Congresso Envelhecimento Ativo - Câmara Municipal de SP

Presidente ILC
Palestra Magna: Impacto das Mudanças Climáticas na Saúde da Pessoa Idosa

Centro de Bioética do Hospital Israelita Albert Einstein
Mesa de Debates: Impacto das Mudanças Climáticas na Saúde da Pessoa Idosa

Unifesp

Enfermeira e Sanitarista

Presidente de Honra do Congresso Envelhecimento Ativo - Câmara Municipal de SP
Leitura do Manifesto

Faz Muito Bem 50+

USP e Blog O que rola na geronto
Encerramento

16h40 – 17h20 – A longevidade como caminho de desenvolvimento econômico: uma visão de mundo – Europa e Portugal
Com base no conceito de “Longevity Driven Economy”, Ana João Sepulveda irá falar sobre o impacto que a longevidade está a ter hoje nas economias mundiais, com foco para a Europa e mais em detalhe em Portugal, onde está em construção um ecossistema internacional, de base económica, para a longevidade, no Porto. Irá falar da relação que existe já hoje entre ESG e a longevidade e como esta é a nova categoria de consumo. Ou seja, o impacto da mudança de uma visão centrada na longevidade para uma visão holística de longevidade saudável.

Presidente ILC

Secretária Municipal de Relações Internacionais

Longevity Driven Econony Expert
PROGRAMAÇÃO
28 – Out. | Auditórios 1 e 2
9h30 – 10h15 – PAINEL – SMRI

Presidente ILC
10h15 – 10h55 – Políticas Públicas para pessoas Idosas em grandes cidades

Presidente ILC

Deputy Mayor de NY

Secretária Municipal de Relações Internacionais
11h – 11h40 – PAINEL – Políticas Públicas para pessoas idosas em diferentes países

Consulado da Suécia

Cônsul Geral Interina do Consulado Geral do Chile em São Paulo

Secretária Municipal de Relações Internacionais

Presidente ILC

Conselheiro para o Setor de Saúde do Consulado-Geral da Dinamarca
11h45 – 12h25 – Conf. Intern. Cidades Amigas do Idoso

Assistente Técnica das Atividades da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo

Presidente ILC

Secretário Estadual de Turismo
12h25 – 13h – Conf. Intern. Cidades Amigas do Idoso

Conselheira no Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa da cidade de São Paulo

Presidente ILC
14h – 14h40- Política Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa na cidade de São Paulo: histórico e avanços do município

Secretário Municipal da Saúde de São Paulo

Presidente ILC
14h45 – 15h25 – A Educação como alicerce para o acolhimento e inclusão da pessoa idosa, na perspectiva de uma cidade educadora

Secretaria Executiva Pedagógica Prefeitura de São Paulo

Presidente ILC
15h30 – 16h10- Conf. Intern. Cidades Amigas do Idoso | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Secretário Municipal de Esportes e Lazer

Presidente ILC
16h15 – 16h55 – Conf. Intern. Cidades Amigas do Idoso

Presidente ILC

Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência na Prefeitura de São Paulo
17h – 17h40 – Conf. Intern. Cidades Amigas do Idoso

Presidente ILC

Secretário Adjunto
Faça sua inscrição clicando no setor correspondente à sua atividade.
Angela Vidal Gandra da Silva Martins
É uma advogada e jurista brasileira, Pós-Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP, Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestra em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).
Presidente do Instituto Ives Gandra de Direito, Filosofia e Economia (IIG), é Sócia Licenciada do Escritório Gandra Martins Law Advogados Associados, além de possuir vasta experiência acadêmica e profissional, incluindo passagens como professora visitante e pesquisadora em Antropologia Filosófica, como Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campus Higienópolis, professora do Filosofia do Zero, professora de Filosofia do Direito na Faculdade Mar Atlântico, visitante e pesquisadora da Universidade de Harvard (Harvard University) e membro do Centro de Biotética do CREMESP.
Foi diretora do Departamento Jurídico e Internacional da FAESP (Federação de Agricultura de São Paulo) e atuou como secretária Nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Hoje, faz parte do secretariado municipal da Prefeitura de São Paulo, a frente da Secretaria Municipal de Relações Internacionais.
Representante do Ministério da Saúde da Costa Rica
Flor del Carmen Murillo Rodríguez é servidora pública do Ministério da Saúde da Costa Rica, onde atua na Unidade de Planejamento Setorial da Direção de Planejamento. Possui título de Mestre (MSc) e desempenha funções voltadas ao planejamento estratégico e à avaliação das ações de saúde, contribuindo para a formulação e o monitoramento de políticas públicas no âmbito nacional. Sua atuação abrange também a gestão de riscos em saúde e a elaboração de protocolos e lineamentos técnicos, tendo participado de documentos e análises institucionais, inclusive durante a pandemia de COVID-19.
Com ampla experiência em políticas voltadas ao envelhecimento saudável, Flor Murillo integrou a equipe técnica responsável pela Estratégia Nacional para um Envelhecimento Saudável (2018–2020) e participa de iniciativas relacionadas à Rede de Cidades e Comunidades Amigáveis às Pessoas Idosas. Representou o Ministério em eventos internacionais sobre o tema, como o congresso realizado em Guadalajara (México), em 2023. Seu trabalho destaca-se pela contribuição à integração das dimensões de saúde e bem-estar social nas políticas públicas da Costa Rica.
Atualmente é Presidente da Associação Age Friendly Portugal e embaixadora da rede Aging 2.0. Com mais de 20 anos de experiência em marketing e estudos de mercado, estuda os efeitos da longevidade das populações, na sociedade e na economia há mais de 17 anos. É a CEO da 40+ Lab, a primeira consultora estratégica e de negócios a nível ibérico totalmente centrada na longevidade e no seu impacto na economia.
É licenciada em sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, com mestrado em Estudos Culturais Norte-Americanos, pela Universidade Aberta e master em inovação e coolhunting pela Escola Superior de Comunicação Social.
É considerada a principal expert em Portugal na área da Economia da Longevidade, sendo também reconhecida como pioneira no desenvolvimento deste tema em Portugal.
Atualmente é reconhecida internacionalmente pela sua visão do impacto da longevidade na economia e na sociedade e pela sua vastíssima rede de contactos globais, o que le permite ter uma visão macro estratégia da forma como a longevidade está a ser integrada na economia e na sociedade, em vários países.
Oradora internacional e escritora, com artigos publicados e entrevistas para revistas como Forbes USA e jornal Expresso.
Secretária para Saúde e Serviços Humanos pelo prefeito de Nova York.
Suzanne Miles-Gustave é a autoridade municipal responsável pela área de Saúde e Serviços Humanos da Cidade de Nova York. Foi nomeada Secretária para Saúde e Serviços Humanos pelo prefeito de Nova York, Eric Adams, em março de 2025. Nessa função, é responsável por assegurar que as agências municipais voltadas a programas sociais sejam administradas de forma compassiva, equitativa e eficiente, garantindo que os sistemas de saúde pública e atendimento médico da cidade funcionem plenamente em benefício de todos os nova-iorquinos.
A Secretária supervisiona um amplo conjunto de órgãos e departamentos, entre os quais se incluem o NYC Health + Hospitals, o Departamento de Saúde e Higiene Mental, o Escritório do Examinador Médico-Chefe, o Departamento de Serviços Sociais — que abrange a Administração de Recursos Humanos e o Departamento de Serviços para Pessoas em Situação de Rua —, além da Administração de Serviços para Crianças, do Departamento para a Idade, do Escritório de Assuntos Imigratórios, do Escritório para o Combate à Violência Doméstica e Baseada no Gênero, do Departamento de Serviços para Veteranos, do Escritório de Saúde Mental Comunitária e do Escritório do Prefeito para Pessoas com Deficiência. Juntas, essas agências e escritórios respondem por aproximadamente US$ 20 bilhões em gastos anuais e contam com um quadro combinado de cerca de 68 mil funcionários.
Executiva experiente em gestão pública e impacto coletivo, Miles-Gustave acumula mais de duas décadas de experiência nas áreas de direito, formulação de políticas estratégicas e administração nos setores de serviços humanos e reforma educacional. Sua trajetória é orientada pela missão de criar sistemas de cuidado e apoio equitativos, voltados à promoção do bem-estar de famílias e comunidades intergeracionais. Recentemente, ingressou na primeira turma de doutorado da School of Global Health do Meharry Medical College.
Antes de assumir o cargo atual, foi comissária interina e vice-comissária executiva do Escritório de Serviços para Crianças e Famílias do Estado de Nova York (OCFS), onde liderou uma equipe de mais de 3.000 servidores públicos e gerenciou um orçamento de US$ 5 bilhões, destinado à execução de programas, serviços e iniciativas voltados à proteção e ao fortalecimento de crianças, famílias e comunidades em todo o estado. Atuou também como conselheira-geral do OCFS, liderando a equipe jurídica responsável por oferecer orientação legal interna e apoiar a mitigação de riscos institucionais.
A Secretária iniciou sua carreira no serviço público local, em Nova York e no Condado de Westchester, tendo também atuado na iniciativa privada como advogada e como assistente jurídica no Tribunal de Apelações dos Estados Unidos para o Sexto Circuito.
Formada pelo sistema público de ensino de Nova York, Suzanne Miles-Gustave é Bacharel em Artes (Fotografia) pela State University of New York em Buffalo e possui diploma de Direito pela Fordham University School of Law.
Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Valparaíso. Diplomata de carreira, formada pela Academia Diplomática do Chile “Andrés Bello”. Possui experiência como analista no Departamento de Assuntos Oceânicos da Divisão de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Oceanos do Ministério das Relações Exteriores do Chile. Assumiu o cargo em São Paulo em 15 de fevereiro de 2023.
Mestre em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Especialista em Gerontologia pela SBGG.
Licenciada plena em Educação Física pela Faculdade Integrada de Educação Física e Técnicas Desportivas de Guarulhos, e especialista em Ginástica pela mesma instituição. Pedagoga pela Faculdade de Educação Farias Brito.
Assistente Técnica das Atividades da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (SEME-SP) com as pessoas idosas, dentre as quais se destaca o Programa Vem Dançar.
Professora doutora na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e conselheira no Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa da cidade de São Paulo.
Doutora em Educação pela PUCPR (2012) e Pedagoga com especializações em Psicopedagogia e Psicomotricidade Relacional. Possui formações em Gestão Pública (2021), Políticas Públicas pelo MIT (2022) e Liderança para Políticas da Primeira Infância por Harvard e Insper (2024).
Atuou como Secretária Municipal da Educação de Curitiba (2017-2020; 2021-2024) e é Presidente da REBRACE e do CONSEC.
É Professora Associada na UTFPR-CT e pesquisadora em Políticas Públicas e Desenvolvimento Profissional Docente. Coordenou o Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (2014-2016) e foi Chefe do Departamento de Educação da UTFPR (2016). Recebeu diversos prêmios, incluindo o Anita Garibaldi (2019) e o UNESCO HAMDAN (2024).
É autora de livros sobre educação, incluindo “Pedagogia da Cidade Educadora” (2024) e “Formação do Professor Alfabetizador” (2022).
Sign in to your account