25 de Setembro de 2019 às 10:55
De 29 de setembro a 1 de outubro, os visitantes da Longevidade Expo + Fórum terão contato com expositores e palestrantes que falarão de 7 áreas: Turismo, Lazer & Destinos; Conhecimento, Cultura & Tecnologia; Finanças, Seguro & Trabalho; Casa, Consumo & Facilites; Saúde & Bem-estar; Gastronomia & Nutrição; Moda, Beleza & Pró-Age.
Será uma oportunidade para conhecer novas propostas, comprar produtos e experimentar serviços. Confira abaixo os principais dados de cada setor:
Turismo, Lazer & Destinos:
• Para 79% dos maduros, viajar é prioridade;
• Respondem por 15% dos pacotes turísticos vendidos no Brasil;
• 69% viajam no mínimo uma vez ao ano;
• Os que mais viajam são das classes A e B;
• 75% viajam por conta própria.
Conhecimento, Cultura & Tecnologia:
Produtos e serviços que os maduros mais sentem falta:
• Cursos em geral (fora línguas) foram os mais citados – 55%;
• Cursos de idiomas, intercâmbio estão em quinto lugar – 34%.
Finanças, Seguro & Trabalho:
• Metade da força de trabalho no Brasil terá mais de 50 anos até 2040. Saiba mais →
• 25% desejam ter a sua própria empresa;
• Querem continuar trabalhando, mas com regimes mais flexíveis;
• Aproveitar o conhecimento e experiência profissional acumulada;
• Continuar aprendendo para se adaptar às novas demandas do mercado;
• Procuram fonte complementar de renda;
• Preocupam-se com o planejamento familiar;
• Gastos futuros com saúde são uma das principais preocupações financeiras;
• Precisam garantir previdência complementar;
• Garantir a independência financeira no presente e no futuro é prioridade.
Casa, Consumo & Facilites:
• Cresce o número de residenciais de idosos no Brasil, apesar de a maioria desejar continuar morando em suas próprias casas;
• Independentemente do tipo, os modelos de moradias estão sendo repensados e a tecnologia é a grande aliada;
• Os produtos e serviços devem se adequar às questões de prevenção, segurança, automatização e necessidade de independência das pessoas;
• Novos negócios estão surgindo para garantir experiências amigáveis e seguras nas moradias.
Saúde & Bem-Estar:
• A medicina avança, seja na prevenção, no diagnóstico ou no tratamento;
• Aumenta o papel da Geriatria no sistema de saúde;
• 70% das causas de doenças crônicas têm a ver com o estilo de vida dos pacientes;
• Atividade física, alimentação saudável e inserção social impactam na saúde;
• Necessidade de mudança do modelo curativo para um modelo preventivo.
Gastronomia & Nutrição:
• Alimentação é um dos maiores gastos da 3ª maior economia do planeta. Saiba mais →
• 57% sentem falta de produtos e serviços voltados para sua idade;
• 42% sentem falta de alimentos que atendam às necessidades específicas (diet, sem glúten, menos sal etc.);
• Os consumidores estão começando a apreciar o impacto que a comida pode ter em seu humor e saúde mental;
• Eles esperam cada vez mais que as marcas forneçam produtos que não sejam apenas bons, mas também proporcionem um fator de bem-estar.
Moda, Beleza & Pró-Age:
• 83% consideram beleza importante;
• Produtos e serviços de beleza são o segundo maior gasto pessoal;
• 80% das mulheres 60+ consomem cosméticos;
• 92% das mulheres com mais de 60 anos não se sentem representadas pelas marcas;
• 57% dizem que faltam produtos para elas;
• Apenas 1/3 das mulheres maduras são impactadas pelas propagandas.