1 de Outubro de 2019 às 17:02
Soluções criativas e cheias de tecnologia para demandas específicas dos longevos mobilizaram 125 startups a participar da II Chamada de Negócios da Longevidade (Startup Search). As 10 finalistas apresentaram seus projetos no estande conjunto da AGING2.0 São Paulo – representante local do AGING2.0 INTERNACIONAL – e da aceleradora ATIVEN – Envelhecimento Ativo. Na tarde do dia 30 de setembro, foram anunciados os três vencedores: Tech Balance, Up Care e Vip Eye.
O app da Tech Balance é uma solução para a prevenção de quedas. Com o celular posicionado no centro da massa do paciente fixado por uma cinta, é possível fazer uma análise sensorial do movimento. Somado ao histórico clínico, o aplicativo gera relatórios e apresenta sugestão de tratamentos. As quedas em idosos são fatores determinantes para um grande número de óbitos e muito sofrimento.
Já o projeto desenvolvido pela Up Care foca nos idosos com alto grau de dependência, independentemente do motivo. Trata-se de uma plataforma que conecta quem procura cuidadores, profissionais e serviços qualificados de acordo com o tempo necessário, o tipo de cuidado/atividade e o orçamento disponível. O app atualiza as avaliações constantemente, o que garante a qualidade dos serviços prestados, uma vez que só é integrado quem cumprir rigorosos critérios seletivos.
Os portadores de deficiência visual em seus mais variados estágios sofrem com acidentes e batidas já que o seu instrumento mais tradicional, a bengala, só detecta objetos até a linha da cintura. O aplicativo da Vip Eye usa tecnologia de rastreamento e consegue detectar e avisar o surgimento de objetos que podem causar acidentes. Em breve, o app terá conectividade com outras plataformas, como a sinalização pública.
A II Chamada de Negócios da Longevidade do AGING2.0 São Paulo contou com o patrocínio da Longevidade Expo + Fórum, da ATIVEN, do Instituto da Longevidade Mongeral Aegon, além do apoio da Unibes Cultural.
Catálogo Seniortech
Na ocasião também foi lançado o Catálogo Seniortech, uma listagem de empreendimentos de tecnologia a serviço dos 60+ e criados no Brasil, com mapeamento por região e descrição do negócio. Trata-se de uma fonte de informações para empresas, investidores e instituições públicas e privadas, em nível mundial, por intermédio do alcance global do AGING2.0, que contempla 25 países.