11 de Julho de 2019 às 06:00
O consumidor brasileiro com 60 anos ou mais se sente excluído, pouco conhecido e mal representado no mercado. O consumo dessa faixa da população representa cerca de R$ 1,8 trilhão por ano no Brasil. E, desse total, R$ 15 bilhões são movimentados exclusivamente na internet.
Os dados fazem parte do Estudo Mais Idade, feito pelas áreas de Inteligência de Mercado e de Pesquisa da TV Globo. O estudo reúne informações de várias fontes, inclusive a pesquisa feita pela consultoria Hype 60+, que ouviu acima de 2,2 mil pessoas de cinco regiões do País, em 2018. Os dados são projetados até 2060.
A mudança da pirâmide etária no Brasil foi uma grande motivação para o estudo, diz Flávia Molina, diretora de Marketing Integrado da TV Globo. Em 2018, a base da pirâmide era formada por 51 milhões de jovens de 15 a 29 anos, representando 24% da população, e 28 milhões (13%) acima de 60 anos. As projeções indicam que em 2060 haverá 73 milhões de idosos (32%) diante dos 37 milhões de jovens, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Sabíamos que a pirâmide caminhava para uma inversão, então quisemos compartilhar o estudo com anunciantes e agências [de publicidade]”, diz a diretora.
“Queremos mostrar que não existe esse retrato de que nós somos jovens e de repente nos tornamos velhos”, diz a diretora. O plano é mostrar que o País vai passar por um processo de envelhecimento nos próximos anos e o mercado precisa estar preparado para atender às necessidades dos consumidores 60+. “Esse grupo não é homogêneo, tem diferentes necessidades aos 60, aos 70 e aos 80, e a expectativa de vida também vai ser maior. Nosso papel é fazer essa provocação, dividir o conhecimento que hoje existe dentro do Grupo Globo”, finaliza.
Fonte: Valor Econômico. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.