@valeriabursztein

Cristiana Oliveira, 58+: A eterna “Juma” do Pantanal  

Redação e edição

Analu Oliveira – 79+

www.longevidade.com.br

Cristiana Oliveira está com 58+ e muitos projetos para 2022

 Está no ar na TV Globo, desde 28 de março, o “remake” da novela Pantanal, criação do ícone da dramaturgia, Benedito Ruy Barbosa, 90+, que estreou em 1990 na extinta TV Manchete. E é claro que não se fala em outra coisa: a JUMA MARRUÁ que teve Cristiana Oliveira como sua intérprete maior, consagrada até os dias de hoje.

É ela quem diz: “Me chamam de Juma até hoje, mais de 30 anos depois. As pessoas não admitem que eu envelheça. Elas comparam meu rosto de hoje com o de décadas atrás, meu corpo. Eu envelheci. Estou ótima com isso. Ano que vem faço 60 anos! Sou grata por tudo e sempre tive uma inteligência emocional que me faz me sentir muito bem na minha pele.”

Aos 58+, depois de dezenas de novelas, vários filmes, prêmios importantes e um neto de 9 anos, Cris diz que não precisa mais de muita coisa para ser feliz, curte muito seu lado de empresária, adora a família e não tem crise alguma com idade.

 

Cristiana e o neto Miguel, sua paixão

 

“Tudo muda”, diz ela.

Hoje é outro rosto, é outro corpo. Eu tenho dez quilos a mais do que quando mais jovem. Existe muito etarismo, sim, as pessoas cobram muito. Eu faço exercício todo santo dia. Faço aeróbico e musculação e quero sentir meu corpo saudável e potente. Eu tenho problema de hérnia de disco, então tenho que me cuidar. Me alimento bem, parei de comer carne há um tempo e estou no processo de virar vegana, mas sem ser xiita.”

 

 

 

Cristiana sempre soube que a profissão de atriz é muito instável e por isso resolveu empreender. Entrou em sociedade com uma marca de cosméticos que se prepara para lançar uma linha 100% vegana em 2022, cuja renda será revertida para a ONG SOS Pantanal, da qual é embaixadora. Uma peça de teatro e um livro também fazem parte dos planos deste ano.

Cristiana e Alanis, intérpretes de Juma Marruá em 1990 e em 2022

 

Sobre o remake da novela, ela afirma:

“O Pantanal é mágico. Qualquer lugar para onde olhamos, é um deslumbre da natureza. Com certeza, todos que estiveram lá nas gravações devem ter sentido a vibração da mata, do clima, das águas, da revoada dos pássaros e a sinfonia dos sapos. Deu para sentir no primeiro capítulo que a proposta da Globo em explorar essa beleza, homenagear a história original e contar a saga dos Leôncios e Marruás vai dar muito certo. E eu tenho certeza disso”.

Cristiana aprovou a escolha da atriz Alanis Guillen Caratella , de 23 anos, que interpreta a Juma nesta nova versão, dirigida pelo neto de Benedito, Bruno Luperi.

 

 

Cristiana com as filhas Rafaella Antônia Hellena

 

Sobre Cristiana Oliveira

Cristiana Barbosa da Silva de Oliveira nasceu em 15 de dezembro de 1963 no Rio de Janeiro. Foi casada com Marcos Sampaio (de 1994 a 2002)e André Wanderley (de 1982 a 1990). Tem duas filhas, Rafaela e Antônia Hellena e um neto, Miguel

Nascida e criada em Ipanema, começou a trabalhar com 10 anos de idade, numa floricultura próxima de sua casa. Com 20 anos estreou como modelo de uma marca de óculos e depois começou a desfilar e fotografar para editoriais de moda.

Morou na Europa e trabalhou na Alemanha e na Espanha. De volta ao Brasil participou de testes na TV Manchete para a novela Kananga do Japão, com a qual ganhou o prêmio de atriz revelação pela APCA. Mas foi em 1990 que Cristiana interpretou seu personagem de maior destaque, a protagonista Juma em Pantanal, papel que era para ter sido de Glória Pires. Como se sabe, a novela foi um grande sucesso e se transformou num marco na teledramaturgia brasileira. Cristiana, com este trabalho, ganhou o Troféu Imprensa de “Revelação do ano“. Na sequência vieram  a novela Amazonia e no cinema, o longa-metragem Os Trapalhões e a Árvore da Juventude.

 

Sobre Bruno Luperi (neto de Benedito Ruy Barbosa)

Bruno Luperi é autor de novelas e é formado em publicidade. Estreou na TV como colaborador em Velho Chico (1986), na Globo, assinada por seu avô Benedito. Responde agora pelo remake de Pantanal, é casado e tem dois filhos.

 

 

 

Fontes:

Wikipedia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cristiana_Oliveira

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pantanal_(telenovela)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Benedito_Ruy_Barbosa

Extra

https://extra.globo.com/tv-e-lazer/telinha/cristiana-oliveira-primeira-juma-de-pantanal-encontra-alanis-guillen-estrela-da-nova-versao-da-novela-25440834.html

Notícias da TV

https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/novelas/benedito-ruy-barbosa-rejeita-comparacoes-com-neto-em-pantanal-nao-e-minha-78401

Na telinha

https://natelinha.uol.com.br/famosos/tudo-sobre/bruno-luperi

Bol/UOL/Viva Bem

https://www.bol.uol.com.br/entretenimento/2013/02/07/cristiana-oliveira-e-avo-pela-primeira-vez-aos-49-anos.htm

https://www.uol.com.br/splash/noticias/2022/03/29/cristiana-oliveira-diz-que-ficou-com-no-na-garganta-ao-assistir-pantanal.htm

https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/ageless/2022/04/08/nao-admitem-que-eu-envelheca-diz-cristiana-oliveira-aos-58.htm

O Globo

https://oglobo.globo.com/ela/gente/no-dia-dos-avos-cristiana-oliveira-fala-sobre-relacao-com-neto-nao-estrago-23832342

Correio do Estado

https://www.correiodoestado.com.br/correio-b/entrevista-exclusiva-com-cristiana-oliveira/397195

(Fotos divulgação)