Aulas acontecem no formato on-line e estão previstas para começarem em abril
Ter um envelhecimento ativo, saudável e com autonomia talvez seja um dos desejos mais comuns da sociedade atual. Diversos segmentos discutem soluções para o envelhecimento nos diferentes campos da vida, como saúde, mobilidade, bem-estar, entre outros. Mas, o que pouco se discute é a prevenção. É necessário entender que a nossa qualidade de vida do futuro está atrelada ao modo que vivemos hoje e às escolhas que fazemos.
Pensando em um debate mais amplo acerca do tema, a PUC do Rio Grande do Sul acaba de lançar o curso de especialização “Envelhecimento saudável: Prevenção, Tratamento e Cuidado”. O programa é formado por dez temáticas que abordam aspectos físicos, sociais e emocionais da população longeva. “Esse é um curso focado nas questões do envelhecimento e, principalmente, na prevenção. É importante saber que um envelhecimento saudável começa na juventude e a missão do curso é educar sobre isso”, explica Cristina Maria Moriguchi Jeckel, 61+, farmacêutica, doutora em gerontologia biomédica, professora universitária e coordenadora do curso.

As aulas serão lecionadas no modelo on-line e estão previstas para iniciarem em abril. De acordo com a coordenadora, o curso está disponível para alunos provenientes de qualquer graduação. “Mesmo com foco na saúde, esse programa tem um olhar ampliado para tudo que está envolvido no processo de envelhecimento. Entendemos que as questões do envelhecimento estão além da saúde, passam por urbanismo, comunicação, finanças, etc. Por isso, mesmo profissionais que atuem em outros segmentos que não sejam da área da saúde, necessitam ter esse conhecimento. Queremos proporcionar essa experiência a diferentes profissionais e prepará-los para trabalhar com esse público.”, destaca Cristina.
“Envelhecimento saudável: Prevenção, Tratamento e Cuidado” contará com professores renomados da área, como Dr. Emilio Hideyuki Moriguchi, médico e doutor em geriatria. O programa tem em sua grade as seguintes temáticas: aspectos farmacológicos do idoso, atividade física e envelhecimento, nutrição, reabilitação fisíca, memória, sistema nervoso e envelhecimento, segurança do idoso (social, financeira e física), cuidados paliativos, odontogeriatria e alterações hormonais e metabólicas. Ao todo, serão 360 horas/aula. Os interessados podem se inscrever pelo site: https://online.pucrs.br/pos-graduacao/envelhecimento-saudavel
(Texto: Aline Porfirio / Imagens: Divulgação)