Organizações se unem para proporcionar iniciativas que misturam tecnologia e inovação na edição deste ano da Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum.
Para oferecer conteúdos, serviços e soluções e promover a discussão em torno das demandas e anseios do público 50+, a Longevidade Expo+Fórum, principal plataforma de eventos e conteúdo orientado para o público longevo, busca firmar parcerias com empresas que, hoje, fazem a diferença no mercado.
É o caso da Ativen e a Aging 2.0, parceiros da Longevidade Expo + Fórum desde 2019. Especialista no setor dos 50+, a Ativen presta consultoria a empresas que buscam se aproximar do mercado longevo e acelera, investe e capacita startups voltadas ao público prateado. E a Aging 2.0 é um consórcio internacional, presente em 31 países, com o objetivo de estudar os desafios da vida após os 50 anos e superá-los por meio da tecnologia e da inovação. Esta união entre estímulo, pesquisa e ação é o que conecta o Longevidade Expo+Fórum à Ativen e à Aging 2.0.
“O mercado, que hoje negligencia as diferenças geracionais e não sabe muito bem se conectar com esse público, busca formas de melhorar o relacionamento com os seniores”, explica o CEO, fundador da Ativen e embaixador da Aging 2.0 em São Paulo, Sérgio Duque Estrada.
Duque Estrada explica as atuações da Aging: “promover a troca de conhecimentos sobre o processo de envelhecimento mundial e os desafios que traz. O diferencial é que há um interesse muito grande nesse caminho de discutir os desafios que a longevidade traz, porque cada vez mais as pessoas estão vivendo de forma mais prolongada”.
Uma das ações planejadas pela Aging e a Ativen 2.0 para incentivar o uso de tecnologias pelo público longevo e aproximá-lo do mercado é o Startup Search, uma seleção de startups que visa desenvolver empreendimentos voltados ao público longevo. A seleção é baseada na inovação dos negócios, na intergeracionalidade e em práticas socialmente inclusivas. Os finalistas das seleções 2019 e 2020 foram apresentados nas edições de 2019 e 2020.
Parceria Ativen + Aging 2.0 + Longevidade
Duque Estrada conta como surgiu a parceria entre a Longevidade Expo+Fórum, Ativen e Aging 2.0: “A Longevidade Expo+Fórum queria se aproximar de quem tivesse solidez, propósito e, no que diz respeito à inovação, nós fomos procurados. Em 2019, quando o evento realizou a primeira edição presencial, tivemos um estande lindo, para onde levamos os 10 finalistas da Startup Search que ficaram lá os três dias de feira, interagindo com o público. No último dia de feira, fizemos a premiação dos ganhadores da Startup Search no palco principal. Já em 2020, durante a primeira Maratona Digital, trouxemos duas senior techs, que foram entrevistadas por mim e pelo Caito Maia, que participa do Shark Tank, além de ser proprietário da Chilli Beans”.
Preparações para a Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum 2021
Para a Maratona Digital da Longevidade 2021, Duque Estrada conta, em primeira mão, as ações da Ativen e Aging 2.0 que estão sendo programadas: “Vamos apresentar as três vencedoras da chamada de senior techs do Brasil e, ao mesmo tempo, chamar mais duas pessoas para falar das principais bandeiras da qualidade de vida para o segmento 60+ e como a tecnologia pode ajudar”.
Além da seleção das senior techs, a Ativen e a Aging 2.0 organizam lives, fazem assessoria para startups e proporcionam atividades para incentivar a digitalização dos 60+, todas com o objetivo comum de melhorar a qualidade de vida da população longeva.
Duque Estrada termina com um questionamento sobre o que entendemos como qualidade de vida para os seniores: “Uma vida boa é você poder desfrutar da sua existência, mas a gente acredita que isso não se resume a uma coisa só. É um elenco de fatores que contribuem para o bem estar. E cada pessoa tem que encontrar os seus. Mas, todos esses fatores estão ali, disponíveis para que os utilizemos a nosso favor”.
Quer saber mais sobre como foi a participação da Aging 2.0 e da Ativen na Maratona Digital da Longevidade em 2020? Confira o canal da Longevidade Expo no YouTube.