Mercado oferece cada vez mais serviços e especializações voltadas para a atenção ao grupo sênior
Para a sociedade atual, envelhecer não é mais sinônimo de medo. Atualmente, existem diversos métodos, programas e muita informação sobre como ter um envelhecimento saudável e ativo. Podemos nomear dois profissionais indispensáveis para que esse planejamento aconteça de forma segura e correta: o geriatra e o gerontólogo.
O geriatra é o médico especializado na saúde da população sênior. Trata de questões do envelhecimento do corpo e trabalha para prevenir doenças e promover uma boa qualidade de vida. Esse especialista tem um olhar atento ao uso de medicamentos e aos riscos que estes podem trazer, como quedas, por exemplo. Além disso, o geriatra é o responsável por acompanhar a cognição e as funcionalidades do paciente.
Por outro lado, o gerontólogo é uma espécie de gerente do envelhecimento. Esse profissional estuda a fundo as questões humanas com o avançar da idade, avaliando as condições psicológicas e sociológicas, o impacto que o ambiente traz para a população 60+, quais são os direitos dessas pessoas e quais as reais necessidades delas.
Jullyanne Marques de Sousa Teixeira, 34+, é CEO da Onyx Gestão e Cuidado, uma empresa especializada no cuidado de pessoas maduras. Ela explica que esse público gosta de se sentir seguro e confortável, por isso a gerontologia é uma área de ampla importância social. “O público 60+ preza muito pela segurança das informações e qualidade do serviço que está sendo contratado, portanto, trata-se de um perfil que exige atenção, seriedade e comprometimento com as informações”. A profissional ressalta que o gerontólogo faz uma avaliação apurada do ambiente onde a pessoa vive, buscando melhorar a rotina entre paciente, família e cuidador, se for o caso. A Onyx participará da Longevidade Expo+Fórum 2022 e levará ao Centro de Convenções Rebouças as novidades e as atualizações do mercado para os longevos.
A primeira universidade do país a oferecer graduação na área de gerontologia foi a Universidade de São Paulo (USP), outra parceira da Expo Longevidade. Isso ocorreu em 2005. Antes, a gerontologia só existia em nível de pós-graduação. O curso é realizado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, em São Paulo.
A população sênior ganha cada vez mais espaço no mercado e em temas de debates sobre desenvolvimento social. Dos 210 milhões brasileiros, 37,7 milhões são pessoas 60+. Os dados fazem parte de uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), elaborada em 2021. O estudo aponta ainda que 18,5% dessa população segue trabalhando e 75% contribuem para a renda de onde moram.
A Onyx Gestão e Cuidado é uma das empresas expositoras do Longevidade Expo+Fórum, que acontece de 29 de setembro a 1 de outubro no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e que será o grande encontro da longevidade este ano. Não perca! Garanta a sua participação. Credencie-se aqui e participe.