A oitava edição do Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo – Cidade Amiga da Pessoa Idosa acontece, pelo terceiro ano consecutivo, em parceria com o Fórum São Paulo da Longevidade e a Longevidade Expo.
O Congresso será no dia 29 de setembro, das 9h30 às 16h, e passou a integrar a programação dos eventos, que ocorrerá entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro – Dia Nacional da Pessoa Idosa, no Distrito Anhembi.
O Congresso é fruto de uma parceria entre mais de 50 entidades ligadas ao tema do Envelhecimento. O idealizador do evento é o médico e ambientalista Gilberto Natalini, que, na época, era vereador. Esse ano o Congresso será presidido pelo vereador Eliseu Gabriel e contará com a parceria da Prefeitura de São Paulo, do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e do Instituto Premier.
Envelheço na cidade
O tema desta edição é “Envelheço na cidade”, com foco na população 60+, que não para de crescer. Em 2017, no país, tínhamos 32 milhões de pessoas 60+, em 2050 espera-se ter 64 milhões. A realidade do envelhecimento populacional traz novos e complexos desafios para os centros urbanos. Grande polo concentrador dos 60+, a cidade de São Paulo tem 17% da população no recorte mais de 60 anos e a expectativa é em 2030 chegar a 20% e, em 2050, a 30%.
A longevidade é uma conquista que requer políticas públicas e ações que atendam as necessidades das pessoas no processo do envelhecimento. Nesse contexto estão questões como saúde, moradia, entretenimento, entre tantas outras que auxiliem no combate à solidão e ao idadismo, que acolham as velhices singulares, que motivem o protagonismo e a inclusão das pessoas idosas e da intergeracionalidade, que garantam direitos, acesso, solidariedade e qualidade de vida ao envelhecer.
Discutir e ampliar as reflexões e oportunidades para um envelhecer saudável e digno baliza o conteúdo do Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo – Cidade Amiga da Pessoa Idosa neste 2024.
Participações confirmadas
Já confirmadas as participações do mestre Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil – ILC Brazil e de Mona Rikumbi, multiartista e palestrante. Ela fez história como a primeira mulher negra cadeirante a atuar no Teatro Municipal de São Paulo. Ativista das questões raciais, gênero, etarismo e artistas com deficiências.
Na mesa de abertura contaremos com a presença do Vereador Eliseu Gabriel, do médico e ambientalista Gilberto Natalini, do Secretário Executivo de Mudanças Climáticas, Renato Nalini, da Secretária de Direitos Humanos, Soninha Francine, do Secretário de Esportes e Lazer, Felipe Beccari, da Secretária da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, do Presidente da Longevidade Expo+Fórum Walter Feldman, do Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa- Nadir Francisco do Amaral, do Presidente do Instituto Premier- Samir Salman, entre outras autoridades e personalidades.
Duas mesas temáticas também farão parte do Congresso, uma contará com a participação de técnicos na área do envelhecimento e abordará o tema “Uma cidade para todos, envelheço na cidade” e a outra terá como foco a participação da pessoa idosa, com o tema “Velhices singulares”.
Para encerrar o evento, a última mesa apresentará os três casos vencedores do Prêmio Mostra Zally Vasconcellos Queiroz de Experiências Exitosas na cidade de São Paulo. O Prêmio é uma iniciativa do comitê responsável pela organização do evento e serão premiados os três primeiros lugares. O parceiro do Prêmio é a TeleHelp. Para consultar o regulamento acesse o site natalini.com.br
(Informações: Divulgação)