Você está no:

O Fórum

Fórum São Paulo da Longevidade 2025

7ª edição será em outubro, no Centro de Convenções do Expo Center Norte

O Fórum São Paulo da Longevidade prepara a sua 7ª edição, consolidado como o maior evento do Brasil dedicado à Geração Prateada. Com seis edições anteriores realizadas, acumulando mais de 1.000 palestras e 600 palestrantes no currículo, o Fórum reafirma seu compromisso em promover o debate, reflexão e ações voltadas para o envelhecimento saudável, ativo e digno. O evento acontecerá de 27 a 29 de outubro de 2025, no Centro de Convenções do Expo Center Norte, em São Paulo, com uma programação rica e diversificada.

 

Informação e Conhecimento

Reconhecido como um espaço vital para o intercâmbio de conhecimento, o Fórum vai engajar profissionais, acadêmicos, empresários, gestores públicos e privados, além de longevos e cuidadores. Este ano, a expectativa é reunir 4 mil convidados ao longo dos 3 dias de realização, criando um ambiente propício para a troca de experiências e o desenvolvimento de iniciativas que atendam às necessidades e desejos da população idosa.

Tema Central vai debater como as cidades podem ser amigas do longevo

A temática principal desta edição será Metrópoles e Municípios como Cidades Amigas do Idoso, abordando a importância de desenvolver ambientes urbanos que promovam a acessibilidade, inclusão e bem-estar dos idosos. Em torno deste tema será realizado o CONFERÊNCIA INTERNACIONAL CIDADES AMIGAS DO IDOSO, com curadoria da Secretaria Executiva da Longevidade da Cidade de São Paulo. A escolha deste tema reflete a urgente necessidade de políticas públicas e práticas sociais que deem suporte e valorizem a população 50+ especialmente aqueles com mais de 60 anos.

Programação Diversificada

O evento será realizado em sete auditórios amplos e interligados, oferecendo Congressos, Conferências, Simpósios e Workshops Temáticos. A programação incluirá lideranças e especialistas em variados campos da longevidade, desde saúde e cuidados até tecnologia e inovação, permitindo uma visão abrangente sobre o envelhecimento e a longevidade.

Eventos Oficiais e Parceiros de Conteúdo

A 7ª edição do Fórum contará com a presença de eventos oficiais e congressos convidados, apresentados pelos 20 parceiros de conteúdo, organizações reconhecidas e atuantes na promoção e divulgação dos conceitos da longevidade como tema importante para a sociedade.
Esta colaboração agrega valor ao Fórum, proporcionando uma programação diversificada e de alta qualidade.

Lançamento Oficial

O lançamento oficial da 7ª edição do Fórum ocorrerá no Auditório da Prefeitura da Cidade de São Paulo, no dia 1º de julho de 2025, devendo ter a presença do Prefeito como anfitrião, onde será apresentado o programa oficial e os objetivos que comporão os debates em outubro.

Inscrições serão abertas em 10 de julho

As inscrições para o evento serão abertas no dia 10 de julho de 2025. A preparação e o desenvolvimento das ações prévias ao Fórum terão atualização permanente nas redes sociais e no site oficial: www.longevidade.com.br

Contamos com a sua presença e participação ativa na construção de um futuro mais inclusivo e acolhedor para a Geração Prateada, segmento da sociedade que congrega mais de 60 milhões de pessoas no Brasil e um dos que mais cresce em todo o mundo.

 

Junte-se a nós e seja parte ativa dessa importante jornada do Fórum São Paulo da Longevidade!

 

O Programa Preliminar e as inscrições estarão disponíveis a partir de 10 de julho.  

Temas das palestras, painéis e eventos convidados

Educação

  • Educação ao longo da vida: Como os longevos podem continuar aprendendo e se especializando?
  • Instituições de ensino para longevos: Quais as opções disponíveis e como acessá-las?
  • Novas metodologias e ferramentas educacionais: Como se adaptar às mudanças no mundo da educação?

Trabalho e Empreendedorismo

  • Novas oportunidades no mercado de trabalho: Como os longevos podem se reinventar profissionalmente?
  • Empreendedorismo 50+: Dicas para quem deseja iniciar um novo negócio na longevidade.
  • Empresas e a intergeracionalidade: Os benefícios de ter profissionais de diferentes idades na equipe.

Saúde e Bem-Estar

  • Envelhecimento saudável: Como manter a qualidade de vida na longevidade?
  • Prática de exercícios físicos: A importância da atividade física para a saúde física e mental.
  • Sexualidade na longevidade: Abordando tabus e mitos sobre a vida sexual após os 50 anos.

Esporte e Lazer

  • Esporte para longevos: Diversas modalidades para se manter ativo e se divertir.
  • Turismo 60+: Viajar e conhecer novas culturas na longevidade.
  • Cultura e longevidade: Atividades culturais que promovem o bem-estar e a qualidade de vida.

Comportamento e Sociedade

  • Idadismo: Combatendo o preconceito contra a idade.
  • Diversidade na longevidade: LGBTI+, deficiência, etnia e outros temas.
  • Autocuidado: Dicas para cuidar da saúde física, mental e emocional.
  • Cidades amigas do idoso: Políticas públicas para melhorar a vida dos longevos nas cidades.

Negócios e Economia

  • Economia prateada: O potencial do mercado de produtos e serviços para longevos.
  • Negócios e comunicação: Como as empresas podem se comunicar com o público longevo de forma eficaz.
  • Marketing e publicidade: Estratégias para alcançar os consumidores 50+.
  • Inovação na longevidade: Novos produtos e serviços que atendem às necessidades dos longevos.

Além das palestras e debates, o Fórum 2024 contou com:

 

  • 8º Congresso do Envelhecimento Ativo: Discussões sobre as políticas públicas para longevos.
  • 3º Conacare: Evento dedicado aos cuidadores de idosos.
  • Congresso Internacional Envelhecer com Futuro: Apresentação de pesquisas sobre o envelhecimento.
  • 2º Congresso Morar Sênior 60+: Como escolher e avaliar moradias para longevos.
  • 1º Fórum de Saúde & Bem-Estar da Longevidade: Temas como saúde física, sexualidade e a trilha da longevidade.
  • Celebração com música e cultura: Para encerrar cada dia com alegria e emoção.

 

O 6º Fórum São Paulo da Longevidade apresentou os últimos avanços e tendências da longevidade, além de se conectar com pessoas que compartilham do mesmo interesse em envelhecer com qualidade de vida.

 

Assine a nossa newsletter e fique por dentro dos preparativos e das novidades!

Vamos?

Receba novidades sobre o Fórum São Paulo da Longevidade!

Maria Isolina Dabove

Advogada graduada pela Universidade Nacional de Rosario (1988). Doutora em Direitos Humanos pela Universidade Carlos III de Madrid (1998) e com dois pós-doutorados pela Universidade de Valladolid (2009 e 2010).

 

Pesquisadora Principal do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) e Pesquisadora Permanente do Instituto de Pesquisas Jurídicas e Sociais “Ambrosio Lucas Gioja” da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. Professora de Filosofia do Direito e de Direito da Velhice nos níveis de graduação e pós-graduação (UNR – UBA – UNICEN–UNC). Membro do Conselho Consultivo do Mestrado em Filosofia do Direito da Universidade de Buenos Aires. Diretora do Mestrado em Direito da Velhice da Universidade Nacional de Córdoba.

 

Membro da Academia Nacional de Direito de Córdoba. É autora de mais de 50 livros e capítulos doutrinários. Escreveu cerca de 190 artigos científicos e comunicações, publicados em revistas internacionais de alto fator de impacto e em congressos nacionais e internacionais, além de mais de 100 textos de divulgação sobre suas áreas de atuação.

Fernando Berriel

Psicólogo, Mestre em Psicologia Social e Doutor em Psicologia pela Universidade da República. É Professor Titular do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Velhice e Envelhecimento, do Instituto de Psicologia Social da Faculdade de Psicologia da Universidade da República (UdelaR). Coordena o Centro Universitário de Envelhecimento da UdelaR. Publicou artigos, livros e capítulos sobre análise de políticas públicas, participação e discursos sociais sobre o envelhecimento.

 

Também produziu trabalhos sobre psicoterapias com pessoas idosas e com a doença de Alzheimer. Suas áreas de interesse atuais incluem as orientações e o desenho participativo de políticas públicas, bem como o desenvolvimento e a pesquisa de clínicas sociais com pessoas idosas e questões relacionadas ao envelhecimento.

José Eustaquio Alves

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG(1980), mestrado em Economia (1983), doutorado em Demografia pelo CEDEPLAR-UFMG (1994) e pós-doutorado pelo Nepo/Unicamp. Foi tesoureiro da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (2005-2006) e vice presidente da ABEP (2007-2008).

 

Foi pesquisador titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – ENCE/IBGE entre 2002 e 2019, sendo coordenador da pós-graduação da ENCE/IBGE de 2005 a 2009.

Guita Grin Debert

Professora emérita da Unicamp, Departamento de Antropologia/IFCH, pesquisadora do CNPq, Fapesp e do Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp. Autora do livro A Reinvenção da Velhice (EDUSP) e de vários artigos sobre gênero e envelhecimento.

Willy Nunes Ribeiro

Gerontólogo pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestrando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos (PPGEnf/UFSCar).

Sarah Ryanne Sukerman Sanches

Jornalista, revisora e pesquisadora. É bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (UFRB), Especialista em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade na formação de Educadoras/es (UNEB) e Mestranda em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNNEIM/UFBA).

 

Pesquisa a existência lésbica e questões geracionais, com foco nas experiências de envelhecimento de mulheres que amam mulheres.

Nilthon Fernandes de Oliveira Junior

É doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, com especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas e em Divulgação Científica, ambas pela ECA-USP.

 

Designer gráfico com destaque ao produto gráfico do primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, projeto coordenado pela Sedec, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com apoio do PNUD.

Mauro P. A. Anastacio Júnior

Doutorando em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio de doutorado sanduíche realizado no Department of Music Therapy da Radford University, na Virgínia (EUA). Mestre em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (USP). 

 

Bacharel em Musicoterapia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e em Música pela Unicamp. Foi secretário da Associação de Profissionais e Estudantes de Musicoterapia do Estado de São Paulo (Apemesp) e da União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM). É um dos organizadores e autores do livro Musicoterapia e Gerontologia: Teoria e Prática (Editora Alínea, Campinas, 2023), além de autor de capítulos e artigos científicos nas áreas de Musicoterapia e de Gerontologia.

Lucas Faial Soneghet

Professor Adjunto do Departamento de Sociologia na Universidade Federal de Pernambuco. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tutor na Especialização em Economia Solidária, Gestão e Inovação Social (ESIGS) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em parceria com o Ateliê de Humanidades e o Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM/França).

 

Atua no grupo de pesquisa Sociofilo, atualmente sediado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais daUFRJ, e no grupo de pesquisa Metamorfoses da Sociologia (CNPq).

Daniele Magnavita de Alencar

Secretária de Desenvolvimento Social de São Gotardo/MG(2021). Graduada em Fisioterapia e em Direito. Especialista em Gerontologia e Gestão da Assistência a Pessoas Idosas. Mestranda em Administração Pública na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Pesquisadora do GEGOP – Grupo de Trabalho Clacso Espaços De liberativos e Governança Pública. Membra do Grupo UNIDES – Universidades na Década do Envelhecimento.

Adriana Cardoso

Graduada em Psicologia pela Universidade de Santo Amaro (2012). Graduanda em Gerontologia pela Universidade de São Paulo – USP. É pós-graduada em Neuropsicologia pela EEP do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; em Neurociências e em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo; em Psicanálise Clínica pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro; Fundadora da NEUROPSI.io.

Symone Maria Machado Bonfim

Doutora e mestra em Ciência Política. Especialista em Política de Cuidados e Gênero. Graduada em Direito, Letras e Letras-Tradução. Foi Consultora Legislativa da Câmara dosDeputados (2003/2023). Atuou como Diretora de Proteção da Pessoa Idosa no MDHC (2023-2024).

 

Atualmente, realiza pesquisas e consultoria nas áreas de Poder Legislativo, politicas publicas, envelhecimento, pessoa idosa, pessoa com deficiência.

Walter feldman

Médico e homem público com larga folha de serviços prestados como vereador, deputado estadual e federal por mais 30 anos, foi presidente da Alesp e Secretário de Governo na Cidade e no Estado de São Paulo.

 

Em 2014 voltou para atividades privadas e foi Secretário Geral da Confederação Brasileira de Futebol até 2021. É presidente e empreendedor associado da Longevidade Expo+Fórum e da Silver Week.

FRANCISCO SANTOS

Francisco Santos, 76+, é presidente e fundador do Grupo COUROMODA/São Paulo Feiras e Congressos. Criador e empreendedor de eventos de sucesso como a COUROMODA, Hospitalar Feira+Fórum, Hair Brasil e Longevidade Expo+Fórum.

 

Atua nos setores de moda, beleza e saúde, tendo dirigido 98 edições destes eventos, inicialmente no Rio, em 1973 e se fixando em São Paulo desde 1985. Ao longo da sua carreira, coordenou pavilhões oficiais do Brasil em mais de cem feiras na Europa, Estados Unidos e América Latina.

 

Desde 2018 tem se dedicado à implantação no Brasil dos conceitos da longevidade e da economia prateada com a Longevidade Expo+Fórum, empreendimento pioneiro voltado ao público sênior e já na sua 7ª edição.

Faça parte da revolução

prateada!

Cadastre a sua empresa agora mesmo e um de nossos representantes entrará em contato para avaliar com você a melhor forma de participação.

E venha nos visitar na edição de 2022 para conhecer o evento, as atrações e atividades: de 29 de setembro a 1º de outubro, das 10h às 20h.