Nosso site usa cookies de navegador para proporcionar a melhor experiência possível. Você precisa aceitar nossos Termos e condições de uso do site e Política de privacidade.
Aceitar
Longevidade Expo + Fórum
  • FÓRUM 2025
  • LOUNGES
    • EDIÇÕES ANTERIORES
    • QUEM SOMOS
    • IMPRENSA
  • INSCRIÇÕES
    • QUERO PARTICIPAR
    • SERVIÇO AO VISITANTE
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • NOTÍCIAS
    • Casa, Consumo e Facilities
    • Conhecimento, Cultura e Tecnologia
    • Destaque
    • Finanças, Seguro e Trabalho
    • Gastronomia e Nutrição
    • Longevidade
    • Moda, Beleza e Pro Age
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Lazer e Destinos
  • CONTATO
  • QUEM SOMOS
Leitura: Gestão da Longevidade nas empresas: fator gerador de resultado
Compartilhar
aa
Longevidade Expo + FórumLongevidade Expo + Fórum
  • FÓRUM 2025
  • LOUNGES
    • EDIÇÕES ANTERIORES
    • QUEM SOMOS
    • IMPRENSA
  • INSCRIÇÕES
    • QUERO PARTICIPAR
    • SERVIÇO AO VISITANTE
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • NOTÍCIAS
    • Casa, Consumo e Facilities
    • Conhecimento, Cultura e Tecnologia
    • Destaque
    • Finanças, Seguro e Trabalho
    • Gastronomia e Nutrição
    • Longevidade
    • Moda, Beleza e Pro Age
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Lazer e Destinos
  • CONTATO
  • QUEM SOMOS
Longevidade Expo + Fórum > Notícias > Finanças, Seguro e Trabalho > Gestão da Longevidade nas empresas: fator gerador de resultado
Finanças, Seguro e TrabalhoLongevidade

Gestão da Longevidade nas empresas: fator gerador de resultado

Longevidade Expo
Ultima atualização: 2023/07/19 at 4:32 PM
Longevidade Expo
Compartilhar
5 leitura mínima
COMPARTILHAR

Daniela Campos Zuccolotto*

A longevidade é um tema extremamente rico e amplo, com diversas facetas que precisam ser discutidas e transformadas e inúmeras ações que devem ser planejadas e implantadas para que o lugar da maturidade, seja no mercado de trabalho ou na sociedade, ganhe o seu espaço de representatividade.

Saúde, bem-estar, moradia, emprego, aprendizagem, políticas públicas, planejamento urbano, economia e previdência, práticas de RH, comunicação, mercado consumidor, geração de renda, diversidade, enfim os temas são muitos e todos eles de enorme relevância. Visões de diferentes especialistas, cada qual no seu escopo, que se somam para alcançar um objetivo comum: contribuir para uma vida mais longa com mais qualidade.

Quando falo com empresas, sobre os desafios e oportunidades da longevidade, eu falo sobre a perspectiva da GESTÃO, porque se a longevidade não estiver ligada à estratégia de negócio e valores da companhia, ela simplesmente não será efetiva. Gerir é administrar negócios, pessoas ou recursos para alcançar resultados.

Então, quando a organização olha a longevidade como inclusão de alguns profissionais, promoção de palestra, projeto ou campanha pontuais delegados a uma área da companhia, as ações não terão continuidade, o discurso não será consistente e os resultados não virão nem em imagem, nem em transformação. Para mim, a longevidade precisa estar na agenda do board, como diretriz estratégica, para então ser liderada e desdobrada em ações por diferentes áreas da empresa. Falemos de três áreas:

Em Recursos Humanos, a gestão da longevidade passa pela revisão de políticas de contratação e retenção, dos programas de formação e desenvolvimento, novos formatos de contrato de trabalho e inovação no desenho de papeis e funções, além da criação de um ambiente em que diferentes gerações possam partilhar e integrar conhecimentos, valores e competências. Essas práticas geram menor turnover, aceleram a curva de aprendizagem, e preservam o conhecimento, tão caro em tempo e dinheiro para se formar.

No Marketing ou nas áreas de desenvolvimento de produto, as ações devem se concentrar em criar um plano para internalizar o conhecimento sobre o público sênior, suas demandas e necessidades em todos os pontos de contato. No produto, no design, no relacionamento, nos canais de venda presenciais ou digitais. Para tanto, é preciso abrir a escuta, por intermédio de estudos e pesquisas, e ter pessoas maduras no time que possam falar em primeira pessoa sobre o que é diferencial para esse segmento. Satisfação gera consumo.

Já as áreas de Comunicação, seja interna ou externa, quando orientadas por essa estratégia, deixam de criar discurso e passam a construir narrativas, assumindo o papel de porta-voz das iniciativas que acontecem nas demais áreas da empresa. Essa consistência nas mensagens, que reflete não o dito, mas o praticado, constrói posicionamento e resulta em reputação corporativa.

Resultado em gestão estratégica de pessoas. Resultado como resposta do mercado de consumo. Resultado em imagem de marca. Produtos do que podemos fazer com uma boa gestão de longevidade corporativa.

Daniela Zuccolotto participará do Longevidade Expo+Fórum, que acontece de 29 de setembro a 01 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, comandando os painéis Diversidade geracional como valor e não como conflito; Gestão do conhecimento sênior não é prata, é ouro; e Novos ciclos em tempos de múltiplas carreiras. Acompanhe na programação do evento. Clique aqui.

*Especialista em gestão de comunicação, estratégia de marketing e desenvolvimento, Daniela foi executiva da Rede Globo durante mais de 20 anos e atendeu às 115 afiliadas. Dirigiu o desenvolvimento da Rede e também a Universidade Corporativa da Globo, entre outras iniciativas. Hoje é colunista de Gestão do Conhecimento da Revista Gestão RH. Ela é publicitária pela FAAP, com pós-graduação em Marketing e Pesquisa pela Universidade de Berkeley, em São Francisco. MBA Executivo em Marketing e Gestão de Pessoas pela ESPM e especializações em Coaching Integrado pela ICI e Gestão Executiva pela FGV.

(Imagem: Vanessa Serra)

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print
Compartilhar
artigo anterior Cidade de São Paulo confirma apoio da Prefeitura para a 5ª Longevidade Expo+Fórum 
Próximo artigo Avós modernos

Siga-nos nas redes sociais

Facebook Like
Instagram Follow
Youtube Subscribe

Ultimas Postagens

Fórum São Paulo da Longevidade 2025 encerra edição histórica com público recorde e debates que projetam futuro da sociedade longeva
Destaque 30/10/2025
Fórum São Paulo da Longevidade se encerra com reflexões sobre envelhecimento ativo, mercado de trabalho, economia e qualidade de vida
Destaque Longevidade 30/10/2025
O envelhecimento ativo e digno foi tema do encerramento da 7ª edição do Fórum São Paulo da Longevidade
Destaque Longevidade 30/10/2025
Público recorde e temas transformadores marcam primeiros dois dias do Fórum São Paulo da Longevidade 2025
Destaque Longevidade 28/10/2025

Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento da Longevidade Feiras e Congressos, com realização e gestão da São Paulo Feiras e Congressos, empresas do Grupo Couromoda, organização com 50 anos de experiência no setor de feiras de negócios e congressos profissionais.

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Empreendimento,
Gestão e Realização

Sao Paulo_Feiras e Congressos-LG-o

São Paulo Feiras e Congressos

Alameda Santos, 2.441 – 2º andar | Conj. 22

Cerqueira Cesar – São Paulo/SP 01419-101

+55 11 3897-6100
+55 11 95444-8382

comercial@longevidade.com.br

A Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento dos mesmos idealizadores de eventos de sucesso como:

couromodanova.png
silverweeknova.png
pretaporternova.png

Filiado à

Todos os direitos reservados à

São Paulo Feiras e Congressos Ltda

Copyright 2022 Longevidade

–

Política de privacidade

/

Termos e condições de uso do site.

Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?