@valeriabursztein

Gilberto Gil, 79+: Brilho na ABL e no palco do Rock in Rio 2022

Redação e edição

Analu Oliveira – 79+

www.longevidade.com.br

Gil toma posse na ABL e é confirmado para o Rock in Rio 2022

 

 

Mais um imortal de peso na Academia Brasileira de Letras!!! Gilberto Gil toma posse nesta sexta-feira, 08 de abril e confirma a palestra lá mesmo, no dia 14, quinta-feira: “Antropofagia e Tropicalismo”, em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna.

E tem mais uma novidade: Gil está confirmadíssimo para comemorar seus 80 anos (que completará em 26 de junho de 2022) no Rock in Rio 2022 que acontecerá nos dias 2, 3, 4 , 8, 9 10 e 11 de setembro. Gil participou do primeiro Rock in Rio, dia 11 de janeiro de 1985.

Desta vez, ele estará no Palco Sunset, onde também encerrará a noite do dia 4 de setembro. Gil será homenageado em todos os dias do evento, com projeções no telão e materiais no backstage. O show foi feito especialmente para o Rock in Rio para celebrar seus 80 anos e, com certeza,  terá no palco alguns membros da família.

O curador do Palco Sunset, Zé Ricardo, afirma entusiasmado:”A trajetória de Gil na música é imensa e ele representará o legado de todos os nossos grandes nomes da MPB. Por isso esta homenagem não ficará restrita a um único dia.”

A posse na ABL – Academia Brasileira de Letras – será dia 08 de abril, sexta-feira, às 21h, no Salão Nobre da entidade. O staff de Gil se esmerou na organização da festa que o tornará merecidamente imortal.

Gil será recebido pelo Acadêmico Antonio Carlos Secchin e vai ocupar a cadeira de número 20, que tem como patrono o médico e jornalista Joaquim Manuel de Macedo e era ocupada pelo jornalista Murilo Melo Filho, que faleceu em 2020. A cerimônia será transmitida pelo site e canal do YouTube da academia: www.academia.org.br e youtube.com/abletrasabl.

 

 

Sobre o Rock in Rio

Rock in Rio é um festival de música idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina pela primeira vez em 1985. É reconhecido como um dos maiores festivais musicais do planeta, com repercussão mundial. Em 2004, teve a sua primeira edição fora do Brasil em LisboaPortugal.

Ao longo da sua história, o Rock in Rio teve 20 edições, oito no Brasil, oito em Portugal, três na Espanha e uma nos Estados Unidos. Em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes, Lisboa e Madrid.

 

 

Sobre Gilberto Gil

Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em Salvador, Bahia, dia  26 de junho de 1942. É cantorcompositormulti-instrumentistaprodutor musical e político. Aos três anos de idade, já manifestava seu desejo de ser músico, fascinado com os sons da banda local, do sanfoneiro Cinézio e dos cantadores e violeiros.

Além disso, Gil também ouvia grandes sucessos das rádios do Rio de Janeiro e nos gramofones da cidade, os álbuns de Orlando SilvaBob Nelson e Luiz Gonzaga. Em 1952, com 9 anos, Gilberto e sua irmã foram matriculados no Colégio Nossa Senhora da Vitória e também na Academia de Acordeom Regina.

Daí vieram importantes influências da música de Dorival Caymmi e dos novos estilos musicais vindos do sul do país, como jazz. Em janeiro de 1965 Gil veio de mudança para São Paulo e começou a trabalhar como trainee na Gessy Lever.

Seus mais de cinquenta álbuns espelham a gama eclética de suas influências que chegam a incluir  rock, música africana, gêneros tipicamente brasileiros, funk e reggae, entre outros. Grande artista, é conhecido pela sua grande contribuição à música brasileira e por ser vencedor de prêmios Grammy AwardsGrammy Latino. Recebeu do governo francês a Ordem Nacional do Mérito (1997). Em 1999, foi nomeado “Artista pela Paz”, pela UNESCO e em 2021, foi eleito para a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras.

Foi também embaixador da ONU para agricultura e alimentação, e ministro da Cultura do Brasil, entre 2003 e 2008.Gil tem cidadania italiana, por conta da esposa Flora, neta de italianos.

Gilberto Gil foi casado com Belina de Aguiar, entre 1965 e 1967, com quem teve os filhos Nara Gil e Marília Gil. Entre 1967 e 1968 esteve casado com Nana Caymmi. Entre 1969 e 1980, Gil viveu com Sandra Gadelha mãe de Preta, Pedro e Maria.

Gil e sua grande família

 

Com Flora está casado desde 1988 com quem teve os filhos: Bem, Isabela e José. Em 2015 nasceu Sol de Maria, filha de Francisco Gil e Laura Fernandez, neta de Preta Gil e sua primeira bisneta.

Em junho de 2016, ao completar sete meses de vida, Sol de Maria recebe uma canção do bisavô, que recentemente havia deixado o hospital onde estivera internado para tratamento de uma insuficiência renal.

 

Confira esse lindo vídeo com a canção Sol de Maria

https://www.youtube.com/watch?v=L5rI61bi2LU

 

Fontes:

 Wikipedia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gilberto_Gil

G1 – Gshow

https://gshow.globo.com/tudo-mais/rock-in-rio/noticia/gilberto-gil-sera-homenageado-por-emicida-luisa-sonza-e-matue-no-rock-in-rio.ghtml

Correio do Povo

https://www.correiodopovo.com.br/arteagenda/rock-in-rio-2022-vai-homenagear-gilberto-gil-1.799312

Correio 24 horas

https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gilberto-gil-toma-posse-como-imortal-da-abl-no-dia-8-de-abril/

(Fotos: divulgação)