A Longevidade Expo+Fórum marca presença no evento para promover a comunidade 50+ e uma das novidades da edição 2024: o Lounge saúde, que reunirá empresas e especialistas do setor
A 29ª edição da Hospitalar foi inaugurada ontem (21/05) com a presença de diversas autoridades do setor de saúde. A cerimônia também foi marcada por gestos de solidariedade ao Rio Grande do Sul, gravemente atingido pelas enchentes nas últimas semanas. Todas as autoridades que discursaram fizeram questão de registrar apoio.
Primeira a discursar, a Drª Waleska Santos, fundadora e presidente da Hospitalar e idealizadora e integrante do comitê da Longevidade Expo+Fórum, frisou a capacidade do evento em congregar todo ecossistema da saúde.
“Há 30 anos tenho o prazer e a felicidade de dar as boas-vindas a todos que comparecem a esta cerimônia. Centro irradiador de inovação, conhecimento e tecnologia, a Hospitalar nos proporciona o encontro das lideranças públicas e privadas do país com o que de melhor se produz e desenvolve nos campos da indústria, serviços e soluções para hospitais, clínicas e laboratórios”, comentou.
Dra. Waleska destacou a Hospitalar como um espaço de encontro e troca, no qual tem-se a oportunidade de testemunhar o surgimento de pesquisas revolucionárias, a apresentação de projetos pioneiros, o compartilhamento de cases de sucesso que impulsionam a jornada em busca de uma saúde cada vez mais eficiente e humanizada.
Ela abriu espaço também para uma reflexão sobre a tragédia que abate o Rio Grande do Sul. “Como gaúcha e paulistana, quero louvar a solidariedade, coragem e resiliência demonstradas pelo povo gaúcho diante das recentes enchentes que revelam a força e a união que surgem em meio à adversidade”.
Para ajudar na reconstrução da região, a Dra. Waleska informou que parte da receita gerada pela venda de ingressos para a Hospitalar será revertida ao Rio Grande do Sul. Além disso, a Hospitalar lançou, oficialmente, a campanha “Cuidar e Reconstruir: Mobilização do Setor Saúde pelo RS“. A iniciativa é realizada em colaboração com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Serviços de Saúde, liderada pelo deputado federal, Pedro Westhalen, representando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e Prefeito da Cidade de São Paulo, Ricardo Nunes.
A campanha busca arrecadar doações de insumos, equipamentos e mobiliários hospitalares que possam auxiliar na reabertura das unidades de saúde prejudicadas. Empresas interessadas em contribuir com doações desses itens devem preencher um formulário, que está sendo divulgado pelo evento, para expressar seu interesse.
Além da Dra. Waleska compuseram a mesa autoridades e lideranças do setor, como o Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, representando o governador Tarcísio de Freitas, e o prefeito da Cidade de São Paulo, Ricardo Nunes.
“Temos na Hospitalar 2024 empresas de 30 países entre os expositores e visitantes de mais outros 80 países. Quero dar as boas-vidas a essas empresas e profissionais à cidade de São Paulo e parabenizar a todos a iniciativa para melhorar a saúde no país. Faço questão de fazer uma menção ao SUS, o sistema único de saúde. Todos nós defendemos e apoiamos o sistema, que é fundamental”, declarou o prefeito de São Paulo, cidade anfitriã da Longevidade Expo+Fórum e principal apoiadora do evento.
Paulo Hoff: Personalidade do Ano
A cerimônia de abertura também homenageou o oncologista Paulo Hoff, presidente da Oncologia D’Or, com o Prêmio Hospitalar 2024 – Personalidade do Ano, por sua trajetória de destaque no campo da oncologia.
“Receber esse prêmio, que poderia ser dedicado a tantos colegas profissionais de alta performance, de alta qualidade, realmente causa muito orgulho. Nos dá, inclusive, a necessidade de nós refletirmos como a gente pode continuar ajudando a melhorar o sistema de saúde, dar nossa pequena contribuição para melhorar o sistema de saúde”, disse Dr. Hoff .
(Informações: LGVD / imagens: divulgação)