Pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica irá abordar os potenciais dos empreendimentos voltados à longevidade no Brasil
Falta pouco! Estamos entrando na reta final dos preparativos para a 5ª edição da Longevidade Expo+Fórum e as novidades não param de chegar. Dividido em oito eixos temáticos, o evento deste ano visa contemplar uma gama de assuntos ligados à vida longeva, entre eles, a moradia. Uma das atrações previstas no evento está a divulgação do maior e mais completo estudo mercadológico sobre residenciais seniores no Brasil.
O material foi elaborado pela Brain Inteligência Estratégica, uma empresa focada em pesquisa, consultoria e treinamento com expertise no mercado imobiliário. A instituição é parceira da Caio Calfat Real Estate Consulting, participante de longa data da Longevidade Expo e referência de mercado quando o assunto é planejamento e desenvolvimento de empreendimentos imobiliários de natureza turística e residenciais voltados ao público sênior.
Segundo o CEO da Brain Inteligência Estratégica, Fábio Tadeu Araújo, a empresa desenvolve há anos estudos e pesquisas voltados para a longevidade. “Entendendo o envelhecimento da população brasileira e que os imóveis para esse público precisam atender a diversos requisitos, há anos geramos e compartilhamos conhecimento sobre o tema. Realizamos viagens exploratórias para compreender o mercado longevo em localidades onde ele é bastante consolidado, como na Flórida, Nova York e Reino Unido, e, a partir disso, produzimos ricos materiais sobre o tema no Brasil”, explica.
A empresa escolheu a Longevidade Expo+Fórum 2023 para apresentar seu maior e mais completo estudo sobre residenciais voltados para a população madura. De acordo com o CEO, a pesquisa engloba diferentes aspectos comportamentais e mercadológicos, como:
Caracterização – Conceitos, definições usuais, aspectos demográficos, caracterizações e segmentações usuais, exemplos e casos do mercado internacional;
Avaliação do cenário nacional – Aspectos demográficos, legislação, ILPs, experiências pioneiras e casos do mercado nacional;
Censo brasileiro – Aspectos metodológicos, aspectos descritivos como empreendimentos, unidades, tipologias, preços de venda, usos, localização, entre outros aspectos analíticos;
Pesquisa qualitativa – Entrevistas em profundidade com familiares usuárias de serviço de assistência e moradia sênior, entrevistas com familiares de parentes idosos em situação de administração familiar, entrevistas com famílias com responsáveis pelo lar com idade de 55 anos ou mais, além de pesquisa com pessoas saudáveis para conhecimento de perspectivas futuras;
Pesquisa quantitativa – Entrevistas com perguntas descritivas sobre questões emergentes da pesquisa qualitativa, como a qualificação do contexto familiar, preocupações e anseios com relação ao envelhecimento, expectativas e formas de atendimento, avaliação de demanda potencial, como aspectos de preço e intenção de compra/uso, entre outros.
“A população está envelhecendo cada vez mais e melhor. E, enquanto vemos movimentações em diversos segmentos pensando em atender essas demandas emergentes, levantamos o questionamento: o que o mercado imobiliário brasileiro está fazendo a respeito disso? Nossa proposta no evento é, não apenas trazer questionamentos e reflexões, mas também respostas e estímulos para que os desenvolvedores olhem com atenção para este público”, enfatiza Fábio.
A Brain Inteligência Estratégica e a Caio Calfat possuem projetos de destaque na cadeia da Economia Prateada, como a colaboração no Vintage Sênior Residence, da Cyrela, o BIOOS, da Construtora Laguna e o Magno Senior Living da ABF Developments.
“Não há dúvidas de que a população está envelhecendo e que o público sênior tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos. Entendemos, porém, que ainda há espaço para muita discussão e troca, visando a construção de soluções cada vez mais inteligentes para este público. E é justamente nestes eventos em que se abrem as oportunidades para o setor e a sociedade poderem debater juntos os caminhos a serem percorridos”, destaca Caio Calfat, diretor-geral e fundador da Caio Calfat Real Estate Consulting.
Aproveite a Logevidade Expo+Fórum para saber mais sobre o universo longevo. Faça agora a sua inscrição para o evento e participe deste movimento! Clique aqui.
(Texto: Aline Porfírio / Imagens: Divulgação)