No ano que vem, a IV Longevidade Expo+Fórum será no formato híbrido, ou seja, acontece presencialmente, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP) e também na internet
Foram quatro dias de intensas trocas de conhecimentos, experiências, negócios e, também, de quebra de paradigmas. A terceira edição da Longevidade Expo+Fórum, na versão 100% digital, realizada na semana passada, colocou em evidência mais uma vez a questão da longevidade, provocando o mercado a reconhecer o potencial do segmento 50+.
Com uma audiência que superou as expectativas dos organizadores, o evento combinou a maratona de conteúdo com mais de 25 horas de programação com mais de 70 palestras e convidados, e a exposição online, com a participação de 50 empresas com soluções e serviços exclusivos para o público sênior.
Na segunda edição 100% digital, a Longevidade jogou luz sobre temas sensíveis à realidade dos 50+ no país: saúde e bem-estar, moda, tecnologia, economia, finanças, moradia, turismo, arte e outros assuntos foram tratados por profissionais e especialistas de diversos segmentos de atuação, além de personalidades públicas e do meio artístico.
“Conseguimos compor, com a ajuda dos nossos parceiros de conteúdo, uma programação muito bem equilibrada e atual, que permitiu a discussão de temas fundamentais para todos nós como sociedade: o etarismo, a intergeracionalidade no mercado de trabalho, a inclusão digital dos longevos, a profissionalização dos cuidadores, entre vários outros aspectos da realidade dos longevos que vêm ganhando corpo à medida que vamos ganhando voz na sociedade, como cidadãos e indivíduos”, analisou Francisco Santos.
O que se pode perceber, passada a edição de 2021 da Longevidade Expo+Fórum, é que existe uma percepção mais nítida de quem é o longevo hoje e do potencial de interação dele com a sociedade. Marcante também é uma mudança significativa na maneira que os próprios 50+ se colocam hoje frente à dinâmica social, assumindo o protagonismo de suas escolhas e decisões. E esta evolução não passa despercebida pela iniciativa privada e pelo poder público.
A Maratona Digital da Longevidade Expo+Fórum em 2021 teve o patrocínio master da Unimed, do Banco Safra e da Silver Week 2022. E a programação foi elaborada em conjunto com os parceiros de conteúdo: Sesc-SP, Unibes Cultural, USP 60+, Sebrae SP, Sindhosp, Seniorlab, Labora, Portal do Envelhecimento, Observatório da Longevidade, MasterCare Brasil, Aging 2.0, Visite São Paulo, Fecomércio SP, Mundocoop, Raízes, Movimento Lab60+, Maturi, a Associação Brasileira de Gerontologia e o Instituto Moriguchi.
Cerimônia de abertura
Destaque para a cerimônia de abertura da Longevidade em 2021, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes – sede do Governo do Estado de São Paulo – com a presença do governador do Estado de São Paulo, João Doria.
Francisco Santos abriu a cerimônia: “Chegamos à 3a. edição do evento em um momento desafiador da pandemia de Covid-19, que ainda atinge toda a população brasileira, em especial os longevos. Acredito, entretanto, que sairemos desse período difícil com o público sênior mais valorizado e percebido, seja como personagem importante no núcleo familiar ou na atenção crescente que os governos e a sociedade a eles dedicam. O público longevo está vivendo mais e quer viver melhor”, afirmou.
Durante a cerimônia, que contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social do estado de São Paulo, Célia Parnes, entre outras autoridades, Doria ressaltou as ações da administração à frente do Estado de São Paulo em prol do respeito pelo direito à vida e à longevidade das pessoas, e a contribuição do evento Longevidade Expo+Fórum para o exercício prático de atendimento e materialização de ações para o público sênior. Na cerimônia, o governador de São Paulo assinou uma autorização para a construção de 20 Centros de Longevidade Ativa (CLA) na capital do Estado, que visam a inclusão produtiva, qualificação e recapacitação de idosos com o objetivo de garantir uma rápida inserção no mercado de trabalho da população mais longeva.
III Congresso Unimed da Longevidade
Um dos pontos altos do evento foi o III Congresso Unimed de Longevidade, comandado pelo ator e diretor Odilon Wagner. Fake News, sexualidade, espiritualidade e inclusão digital, foram debatidos a fundo, com participação do doutor em Comunicação e Semiótica, Flávio Morgado, a fundadora da Geração Ilimitada e chefe de redação do Globo Repórter, Márcia Monteiro, a atriz e comunicadora, Bruna Lombardi, e pela psicanalista e escritora, Regina Navarro Lins, o ator Antonio Pitanga, a Monja Coen, a empreendedora Ana Fontes, o colunista da Folha e apresentador do Expresso Futuro no Globo Play, Ronaldo Lemos, e o fundador e CEO da Sambatech, Gustavo Caetano.
Expo Digital
Além da extensa programação, a audiência da Longevidade teve a oportunidade de conhecer mais de perto quem são algumas das empresas que desenvolvem soluções e serviços para o mercado longevo. Juntas, essas empresas mostraram o potencial de negócios associado à longevidade e à janela de oportunidades que se criou desde a primeira edição do evento.
Acompanhe aqui no site da Longevidade Expo+Fórum a série de reportagens sobre a Maratona Digital da Longevidade em 2021.
2022 será presencial
Em 2022, a IV Longevidade Expo+Fórum será no formato híbrido, ou seja, acontece presencialmente, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP) e também na internet, de 29 de setembro a 1 de outubro, garantindo que um público cada vez mais amplo e de várias regiões do país possa participar. “Teremos muitas novidades em 2022, mas uma das mais significativas será a possibilidade de reencontrar as pessoas de forma a celebrar a longevidade. Serão 250 palestras e atividades distribuídas em cinco auditórios. Além disso, mais de 100 empresas participarão da expo presencial e digital”, adianta Francisco Santos.