Nosso site usa cookies de navegador para proporcionar a melhor experiência possível. Você precisa aceitar nossos Termos e condições de uso do site e Política de privacidade.
Aceitar
Longevidade Expo + Fórum
  • FÓRUM 2025
  • LOUNGES
    • EDIÇÕES ANTERIORES
    • QUEM SOMOS
    • IMPRENSA
  • INSCRIÇÕES
    • QUERO PARTICIPAR
    • SERVIÇO AO VISITANTE
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • NOTÍCIAS
    • Casa, Consumo e Facilities
    • Conhecimento, Cultura e Tecnologia
    • Destaque
    • Finanças, Seguro e Trabalho
    • Gastronomia e Nutrição
    • Longevidade
    • Moda, Beleza e Pro Age
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Lazer e Destinos
  • CONTATO
  • QUEM SOMOS
Leitura: Longevidade Replay: A importância do acolhimento e do cuidado
Compartilhar
aa
Longevidade Expo + FórumLongevidade Expo + Fórum
  • FÓRUM 2025
  • LOUNGES
    • EDIÇÕES ANTERIORES
    • QUEM SOMOS
    • IMPRENSA
  • INSCRIÇÕES
    • QUERO PARTICIPAR
    • SERVIÇO AO VISITANTE
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • NOTÍCIAS
    • Casa, Consumo e Facilities
    • Conhecimento, Cultura e Tecnologia
    • Destaque
    • Finanças, Seguro e Trabalho
    • Gastronomia e Nutrição
    • Longevidade
    • Moda, Beleza e Pro Age
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Lazer e Destinos
  • CONTATO
  • QUEM SOMOS
Longevidade Expo + Fórum > Notícias > Destaque > Longevidade Replay: A importância do acolhimento e do cuidado
Destaque

Longevidade Replay: A importância do acolhimento e do cuidado

Longevidade Expo
Ultima atualização: 2023/12/21 at 3:23 PM
Longevidade Expo
Compartilhar
3 leitura mínima
COMPARTILHAR

O diretor da Longevidade Expo+Fórum, Antonio Junior Carvalho, a CEO da Mastercare Brasil, Marcia Vieira, o presidente da EternamenteSOU, Luis Baron, e a drag queen, Vera Ronzella protagonizaram um dos painéis mais concorridos da V Longevidade Expo+Fórum: Orgulho Gray, sobre acolhimento e cuidado.

“É um orgulho participar desse painel porque precisamos que o Brasil entenda as diferentes formas de envelhecer. Precisamos entender que não há uma forma única de se envelhecer, mas sim diferentes caminhos e a comunidade LGBTQIA+ precisa ser ouvida para identificar quais são as lacunas que temos no cuidado nesta fase da vida e para preparar os cuidadores profissionais para estas demandas”, comentou Marcia Vieira.

Marcia Vieira, CEO da Mastercare Brasil

O presidente da EternamenteSOU, Luis Baron, comentou sobre a importância de compreender que existem velhices divergentes. “Digo divergentes porque a velhice no Brasil é tratada hegemonicamente como heterossexual e branca. Todo mundo que olha uma pessoa idosa parte do pressuposto que aquela pessoa é heterossexual, o que é um pressuposto errôneo baseado, em parte, na percepção que as pessoas envelhecem e não têm mais sexualidade. Eu passo a ser uma pessoa velha e, então, deixo de ser um homem produtivo, gay, branco, com todas as características que tenho e sou resumido a um homem velho. Isso é uma balela e estamos aqui para desmentir isso. Este evento veio desmistificar isso porque é um local de protagonismo de pessoas idosas. Então fica a provocação: como lidar com as velhices divergentes desse país e divergente não só com relação à sexualidade. Sempre digo o seguinte: que o que é bom para as velhices LGBT é bom para todas as velhices, porque lidar com a diversidade é saudável para todo mundo”.

Luis Baron, presidente da EternamenteSOU

Junior complementou citando o gerontólogo, Alexandre Kalache: “O dr. Kalache lembrou bem em outro painel que quando alguém da comunidade LGBTQIA+ envelhece, essa pessoa tem que fazer uma escolha muito difícil, entre ir para uma casa de repouso ou instituto de longa permanência e correr o risco de ser confrontada novamente sobre sua sexualidade ou voltar para a família, um ambiente do qual, na maioria esmagadora das vezes, foi excluída. Lembrem-se: não temos que nos resumir ao esteriótipo de gueto. Fazemos parte da sociedade e temos o direito ao acolhimento”.

Antonio Junior Carvalho, diretor da Longevidade Expo+Fórum

Vera comentou: “Eu faço parte de uma geração gay que talvez seja uma das primeiras a ter a perspectiva de envelhecer, o que é uma conquista muito grande. Eu gostaria de envelhecer sem medo e sabendo que poderei ser acolhido com afeto e respeito”.

Vera Ronzella, drag queen

Veja a íntegra do painel no canal da Longevidade Expo+Fórum. Clique aqui.

(Texto e imagens: Longevidade Expo+Fórum)

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print
Compartilhar
artigo anterior Envelhecimento masculino é cercado de desafios de saúde e qualidade de vida
Próximo artigo Feliz Ano Novo!

Siga-nos nas redes sociais

Facebook Like
Instagram Follow
Youtube Subscribe

Ultimas Postagens

Fórum São Paulo da Longevidade 2025 encerra edição histórica com público recorde e debates que projetam futuro da sociedade longeva
Destaque 30/10/2025
Fórum São Paulo da Longevidade se encerra com reflexões sobre envelhecimento ativo, mercado de trabalho, economia e qualidade de vida
Destaque Longevidade 30/10/2025
O envelhecimento ativo e digno foi tema do encerramento da 7ª edição do Fórum São Paulo da Longevidade
Destaque Longevidade 30/10/2025
Público recorde e temas transformadores marcam primeiros dois dias do Fórum São Paulo da Longevidade 2025
Destaque Longevidade 28/10/2025

Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento da Longevidade Feiras e Congressos, com realização e gestão da São Paulo Feiras e Congressos, empresas do Grupo Couromoda, organização com 50 anos de experiência no setor de feiras de negócios e congressos profissionais.

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Empreendimento,
Gestão e Realização

Sao Paulo_Feiras e Congressos-LG-o

São Paulo Feiras e Congressos

Alameda Santos, 2.441 – 2º andar | Conj. 22

Cerqueira Cesar – São Paulo/SP 01419-101

+55 11 3897-6100
+55 11 95444-8382

comercial@longevidade.com.br

A Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento dos mesmos idealizadores de eventos de sucesso como:

couromodanova.png
silverweeknova.png
pretaporternova.png

Filiado à

Todos os direitos reservados à

São Paulo Feiras e Congressos Ltda

Copyright 2022 Longevidade

–

Política de privacidade

/

Termos e condições de uso do site.

Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?