O mercado de trabalho para o público sênior é uma temática recorrente em todas as edições da Longevidade Expo+Fórum. Um dos aspectos de interesse deste público são os caminhos para entrar no mundo do empreendedorismo.
O CEO e co-fundador da Prosperitá, Ricardo Voltan, falou sobre a sua trajetória de mudança de carreira após os 50+, saindo do mercado publicitário para ser um investidor anjo e depois um empreendedor. Ele apontou que entre os pontos-chave para fazer parte do ecossistema de empreendedorismo estão: conhecer as suas habilidades, estudar o mercado no qual pretende atuar e fazer algo que para você é ‘visceral’, que realmente é uma inspiração.
Voltan também destacou a necessidade de não estar sozinho ao empreender. “O fazer sozinho é muito complicado. É necessário outros olhares, opiniões e questionamentos”, disse ele. Outro apontamento foi a ideia de frequentar ambientes de inovação porque são plurais e são muito procurados por quem busca o conhecimento de quem tem mais experiência.
Já o mentor de carreira e fundador da Prospect Aceleradora de Carreira, Regi Andrade, separou algumas dicas para o público sênior que está ativo no mercado de trabalho ‘sobreviver aos colegas jovens’.
Andrade enumerou as cinco dicas:
1 – No time só fale se for solicitado;
2 – Esteja com eles em almoços e happy hours;
3 – Só ofereça feedbacks quando for solicitado;
4 – Não seja um analfabeto digital; e
5 – Dentro do possível, use camuflagem, não seja notado como um velho.
Veja a íntegra da palestra no canal da Longevidade Expo+Fórum no YouTube. Clique aqui.
(Texto e imagens: Longevidade Expo+Fórum)