A educação continuada para o público 60+ é uma pauta atual que está gerando um movimento positivo para longevos dentro das universidades na cidade de São Paulo. Na Longevidade Expo+Fórum 2023 o assunto foi tema de um painel que reuniu o embaixador Aging 2.0 e CEO da Ativen, Sérgio Duque Estrada, o coordenador da USP 60+, Egídio Dórea, o coordenador de Extensão da Universidade Mackenzie, Lindberg Morais e o CEO do Grupo Educacional Impacta, Celio Antunes de Souza.
Responsável pela moderação da conversa, Estrada levantou alguns questionamentos sobre a falta de percepção de algumas universidades para o ‘oceano azul’ que é o público 60+. “A economia prateada tem a dificuldade de decolar pela falta de entendimento por parte do mercado que não consegue atender adequadamente os anseios e as necessidades reais da população 60+. Esse público não é homogêneo, há diferentes nuances que precisam ser compreendidas”, destacou o CEO da Ativen.
Dórea falou sobre o programa USP 60+ que oferece mais de sete mil vagas por ano. Ele explicou que o programa é baseado em três pilares: os interessados não precisam de nenhuma formação prévia para ingressar em um dos cursos; todas as vagas são gratuitas; e o incentivo à intergeracionalidade, um aspecto que beneficia os dois lados, os estudantes jovens e os longevos. “Aprender continuamente é essencial para manter-se ativo e produtivo”, disse ele.
Já Souza aproveitou o painel para apresentar uma novidade do Grupo Educacional Impacta. Em 2024 será lançada a Incubadora 50+ pensada para valorizar as competências e as soft skills aprendidas durante a vida pelas pessoas que possuem mais de 50 anos.
“Com um equilíbrio desenvolvido em soft skills, algo muitas vezes escasso nos jovens em início de carreira, esse público pode cultivar um ambiente de trabalho positivo e alcançar resultados notáveis”, disse o CEO da instituição. Ele explicou que na Incubadora 50+ os longevos podem atuar como mentores e conselheiros ou até mesmo ser investidores de startups.
O coordenador de Extensão da Universidade Mackenzie abordou a parceria da universidade com a iniciativa Bairro com vida 60+ que incentiva a troca de conhecimento entre profissionais seniores e jovens em conversas informais pelas praças do bairro Higienópolis, onde o Mackenzie está localizado.
Veja a íntegra do painel no canal da Longevidade Expo+Fórum no Youtube. Clique aqui
(Texto e imagens: Longevidade Expo+Fórum)