Nosso site usa cookies de navegador para proporcionar a melhor experiência possível. Você precisa aceitar nossos Termos e condições de uso do site e Política de privacidade.
Aceitar
Longevidade Expo + Fórum
  • LOUNGES
    • EDIÇÕES ANTERIORES
    • QUEM SOMOS
    • IMPRENSA
  • INSCRIÇÕES
    • QUERO PARTICIPAR
    • SERVIÇO AO VISITANTE
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • NOTÍCIAS
    • Casa, Consumo e Facilities
    • Conhecimento, Cultura e Tecnologia
    • Destaque
    • Finanças, Seguro e Trabalho
    • Gastronomia e Nutrição
    • Longevidade
    • Moda, Beleza e Pro Age
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Lazer e Destinos
  • CONTATO
  • QUEM SOMOS
  • CERTIFICADOS 2025
Leitura: Longevidade Replay: Painel debate a situação atual do mercado em relação aos longevos
Compartilhar
aa
Longevidade Expo + FórumLongevidade Expo + Fórum
  • LOUNGES
    • EDIÇÕES ANTERIORES
    • QUEM SOMOS
    • IMPRENSA
  • INSCRIÇÕES
    • QUERO PARTICIPAR
    • SERVIÇO AO VISITANTE
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • NOTÍCIAS
    • Casa, Consumo e Facilities
    • Conhecimento, Cultura e Tecnologia
    • Destaque
    • Finanças, Seguro e Trabalho
    • Gastronomia e Nutrição
    • Longevidade
    • Moda, Beleza e Pro Age
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Lazer e Destinos
  • CONTATO
  • QUEM SOMOS
  • CERTIFICADOS 2025
Longevidade Expo + Fórum > Notícias > Conhecimento, Cultura e Tecnologia > Longevidade Replay: Painel debate a situação atual do mercado em relação aos longevos
Conhecimento, Cultura e TecnologiaDestaqueLongevidade

Longevidade Replay: Painel debate a situação atual do mercado em relação aos longevos

Longevidade Expo
Ultima atualização: 2023/05/09 at 1:59 PM
Longevidade Expo
Compartilhar
5 leitura mínima
COMPARTILHAR

Palestra de curadoria da Aging2.0 e Ativen trouxe à edição de 2022 reflexões sobre erros e acertos dos produtos e serviços para o público sênior

A qualificação do mercado para atender às necessidades do público longevo no Brasil e no mundo, a oferta de bens e serviços que supra os desejos dessa população e a preocupação com a aposentadoria foram algumas das perguntas que dominaram um painel especial sobre mercado durante a Longevidade Expo+Fórum 2022.

Com curadoria da Aging2.0 e Ativen, o debate “Um olhar mercadológico sobre o que consomem e como os longevos querem ser percebidos” trouxe à tona as lacunas e as potencialidades do mercado em relação à população sênior, além de desmistificar e enterrar velhos estereótipos ligados aos desejos de consumo dos longevos. 

Sergio Duque Estrada – diretor da Aging 2.0

“A cada 28 segundos, nasce uma pessoa 60+ no Brasil e isso merece muita atenção”, destaca o moderador do painel, Sergio Duque Estrada, diretor da Aging2.0. Na ocasião, Duque Estrada trouxe ao palco exemplos de produtos comumente encontrados em farmácias e supermercados, porém, que não atendem às necessidades dos longevos.

O executivo citou o caso de produtos com letras minúsculas nos rótulos, que dificultam a leitura, além de medicamentos voltados para pessoas 60+ que não são funcionais. “Esse medicamento aqui para próstata, por exemplo, é muito consumido por pessoas acima dos 60 anos, mas, eu conheço pessoas que usaram e engasgaram devido à película áspera que ele tem. Esse é um grande exemplo da falta de preocupação e percepção do mercado conosco”, explica. 

Egídio Dorea – médico e coordenador da USP 60+

Para Egídio Dorea, médico e coordenador da USP 60+, o mercado não identifica o indivíduo longevo e/ou o enxerga de acordo com velhos estereótipos e vieses sociais. “Homogeneizar essa população é o primeiro erro que leva ao etarismo. Não somos todos iguais, estamos em diferentes fases de vida e isso deve ser respeitado”, reforça. O médico afirma ainda que o debate acerca do assunto deve ser contínuo, para que sociedade e mercado comecem a se conscientizar da necessidade de mudança. 

Oportunidades – De acordo com pesquisa da Bússola 60+, hoje não há marcas exclusivas voltadas para o público 60+ no Top of Mind, porém, o potencial é gigantesco, uma vez que esse grupo está presente em diversos setores, inclusive na internet.

Ainda segundo o estudo, vários segmentos estão em alta para o público sênior, como: planos de saúde, suplementos vitamínicos, viagens, turismo, aplicativos, cursos à distância, entre outros.

Entretanto, para que essas marcas tenham sucesso, os palestrantes reforçaram a necessidade de participação ativa dos longevos em sua construção. “Tivemos um estudo recente sobre os desejos da população longeva e uma coisa ficou evidente: queremos ser ouvidos. Não queremos que uma empresa institua o que ache bom para nós. Nós queremos escolher”, cita Dorea.

Eduardo Meyer, consultor da Trabalho 60+

Eduardo Meyer, consultor da Trabalho 60+, trouxe para a roda de conversa a importância da participação dos longevos e da multigeracionalidade no combate ao etarismo para a transformação desse pensamento mercadológico.

“Há preconceito em ambas as partes. O jovem também sofre preconceito, acham que eles não sabem nada. Já com idosos, acham que esquecemos de tudo. Enfim, por isso a necessidade de integração geracional, da ação conjunta”. 

Sérgio chama a atenção para que as empresas se adaptem aos novos moldes da longevidade, ou poderão perder espaço e ativos no mercado, uma vez que o envelhecimento da população é uma realidade que ganha cada vez mais velocidade.

“Acordem, empresas! Estamos falando de trilhões que movimentam essa economia. Queremos ser ouvidos, portanto, a máxima que fica é: nada para nós, sem nós. Vamos transformar”.

Confira a íntegra do painel no canal da Longevidade Expo+Fórum no Youtube. Clique aqui.

(Texto: Aline Porfírio / Imagens: Divulgação)

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print
Compartilhar
artigo anterior Público mais velho não se sente representado pela publicidade
Próximo artigo Semana da Longevidade entra para o calendário oficial do município de São Paulo

Siga-nos nas redes sociais

Facebook Like
Instagram Follow
Youtube Subscribe

Ultimas Postagens

Centro de longevidade e saúde é inaugurado em São Paulo
Destaque 13/11/2025
Yukio Moriguchi: pioneiro da longevidade, deixa legado aos 99 anos
Destaque Longevidade 11/11/2025
Fórum São Paulo da Longevidade 2025 encerra edição histórica com público recorde e debates que projetam futuro da sociedade longeva
Destaque 30/10/2025
Fórum São Paulo da Longevidade se encerra com reflexões sobre envelhecimento ativo, mercado de trabalho, economia e qualidade de vida
Destaque Longevidade 30/10/2025

Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento da Longevidade Feiras e Congressos, com realização e gestão da São Paulo Feiras e Congressos, empresas do Grupo Couromoda, organização com 50 anos de experiência no setor de feiras de negócios e congressos profissionais.

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Empreendimento,
Gestão e Realização

Sao Paulo_Feiras e Congressos-LG-o

São Paulo Feiras e Congressos

Alameda Santos, 2.441 – 2º andar | Conj. 22

Cerqueira Cesar – São Paulo/SP 01419-101

+55 11 3897-6100
+55 11 95444-8382

comercial@longevidade.com.br

A Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento dos mesmos idealizadores de eventos de sucesso como:

couromodanova.png
silverweeknova.png
pretaporternova.png

Filiado à

Todos os direitos reservados à

São Paulo Feiras e Congressos Ltda

Copyright 2022 Longevidade

–

Política de privacidade

/

Termos e condições de uso do site.

Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?