Redação e edição
Analu Oliveira – 80+
Meditar é um excelente exercício para o cérebro
Já sei. Você vai dizer que é quase impossível meditar.
Afinal, manter a mente calma num mundo com excesso de informação, serviço, afazeres domésticos e problemas pessoais, é realmente uma tarefa difícil. Mas saiba que para garantir seu bem-estar vale qualquer esforço que proporcione os benefícios da meditação, garantia de uma saúde mental preservada.
Vamos lá. Separe alguns minutos do seu dia para driblar as distrações e se dedicar a essa prática milenar que impacta positivamente a vida de milhares de pessoas e vai, com certeza, fazer diferença na sua!
Como praticar no dia a dia?
- Encontre um ambiente silencioso, bem iluminado, organizado e sente-se. Ele não precisa ser perfeito, basta estar ao seu alcance
- Se for impossível evitar o barulho, coloque fones de ouvido com som de chuva ou outro ruído de fundo que você goste;
- Se for impossível organizar todo o ambiente, pelo menos retire a bagunça da sua mesa, por exemplo.
- Feche os olhos suavemente. Reforce a intenção de se concentrar. Faça três respirações lentas, solte o ar por mais tempo do que inspira.
- Sinta o seu quadril e todos os pontos de apoio sobre os quais você se sentou. Sinta que está firme na terra nesse momento.
- Coloque toda a atenção no seu corpo e quando terminar, respire mais uma vez, lentamente.
- Esteja atento ao que você pensa e faz. Saiba que é normal distrair-se mas faça um esforço, concentre-se e mande embora as distrações.
- Comece com 5 minutos e aumente o tempo à medida que sentir tranquilidade e paz.
A Dra. Lidia Zylowska, professora associada do departamento de psiquiatria da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, sugere uma prática chamada “meditação da bondade amorosa” para ajudar a se perdoar quando a mente divagar. A ideia é oferecer palavras de encorajamento e bondade a si mesmo e aos outros enquanto medita. “Que eu seja feliz, que eu seja saudável, que eu fique livre do sofrimento”.
Benefícios da meditação para a saúde
1. Ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade
2. Melhora o sono
3. Auxilia o reforço do sistema imunológico
4. Expande o cérebro e o poder de concentração
Meditar é um exercício de concentração tão bom para o seu cérebro quanto levantar pesos na academia é para seu bíceps. Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que a meditação intensa pode sustentar o foco até mesmo durante as tarefas mais aborrecidas.
Sugestão de Livro
Meditação Para Iniciantes: Como Meditar, Aliviar Stress e alcançar Felicidade, Foco e Sucesso – por André Degaspery
Fontes
(Imagens: Divulgação)