Redação e edição
Analu Oliveira – 80+
Aos poucos, cada vez mais presente, o metaverso é considerado por muitos especialistas, a nova e futura internet!
O Metaverso é a nova realidade baseada na integração entre mundo real e mundo virtual. Saiu das páginas dos livros de ficção científica e foi parar nas mesas dos investidores e das grandes empresas. E por conta desse grande potencial, até o Facebook trocou o nome da empresa para “Meta”.
Mas o termo vem de longe. Em 1992, o escritor americano Neal Stephenson no romance de ficção científica “Snow Crash”, (Nevasca é o título em português) já falava do “Metaverse” como um universo virtual dentro de uma grande empresa de tecnologia.
No mundo atual, grandes corporações como Microsoft e Facebook passaram a tratar o metaverso como o “futuro da internet”. A empresa de Bill Gates aposta no Mesh, uma plataforma que permite que o usuário crie avatares animados durante reuniões online com apenas um celular e óculos de realidade virtual, como o HoloLens da própria Microsoft.
Já a Meta/Facebook quer misturar diversos elementos digitais com o mundo físico, onde além de apenas visualizar determinado conteúdo, as pessoas estejam digitalmente nele por meio de avatares personalizados, fiéis ou não, à realidade.
Metaverso: evolução da internet ou droga viciante?
Mas há controvérsias. Os mais entusiasmados acham que o metaverso é a evolução da internet. Outros consideram um risco para a privacidade, e uma “droga” viciante. De qualquer forma tudo ainda depende do avanço de algumas tecnologias como o próprio 5G.
Algumas vantagens e benefícios do Metaverso
Saúde
O metaverso na saúde tem a capacidade promover uma grande revolução no setor, muito maior do que tem sido a telemedicina. Isso porque ele traz diversas aplicações, benefícios e amplia ainda mais as possibilidades de cuidado da saúde. Um atendimento realizado de qualquer lugar é apenas uma delas.
Medicina
A humanização dos tratamentos também está entre as vantagens oferecidas pelo metaverso. Cirurgias mais precisas,consultas com avatares e discussão de casos à distância. Com a criação de ambientes virtuais, um paciente pode passar por uma quimioterapia, por exemplo, dentro do espaço hospitalar, mas rodeado por um ambiente virtual totalmente agradável, repleto de bem-estar ou até mesmo lúdico.
Educação
A área da educação é outra que pode ser muito beneficiada. Será possível, por exemplo, promover um curso no metaverso com a conexão de participantes em locais diferentes.
Longevos
A Universidade Federal de Minas Gerais (setor de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional) desenvolve uma pesquisa para amenizar as perdas motoras e de cognição dos longevos a partir do metaverso. A ideia é assegurar o envolvimento dessas pessoas com tarefas domésticas diárias, quando acontece a perda de autonomia ao longo da vida – o que prejudica muito a atividade cerebral.
Ecommerce
Que tal comprar um produto online como se estivesse na loja? Especialistas em e-commerce apostam que o metaverso pode funcionar como ferramenta importante para as lojas digitais aumentarem as vendas.
EM RESUMO
No Metaverso — ou pelo menos naquilo que ele deve ser no futuro — será possível reproduzir, em um contexto virtual, os mais diversos aspectos da vida de uma pessoa. Desde reuniões com amigos, trabalhos, compras até experiências que ainda nem conhecemos.
Sugestão de livro
“O futuro da internet: Metaverso”
Autores: Juliana Serafim e Santiago de Bem
Com uma linguagem acessível, do leigo ao especialista em TI, o livro apresenta o futuro da internet
Fontes