Aproveite as dicas de editores de moda, das ex modelos e ícones de estilos: eles revelam os segredos das roupas que, mesmo casuais, são sempre elegantes e chics.
1 – Casual, não casual
Vamos começar do básico: o que é casual?. Na linguagem da moda, refere-se a uma roupa de corte jovem, caracterizada principalmente pela simplicidade e praticidade de uso. E, portanto, adequado para ser usado em todas as ocasiões e atividades do dia. Tênis, jeans, camisetas; mas também cortes mais elaborados, linhas básicas e tecidos confortáveis.
2 – Casual de terninho
Para vestir-se casualmente aos 50+, não há nada melhor do que o terninho clássico de blazer ou jaqueta , que nunca perde seu charme. Como usar? Com a camisa ou camiseta da mesma cor, em cores básicas e tons pastel. Nos pés? Um par de sapatilhas, mocassins ou tênis brancos simples.
3 – O toque adulto: Animal print
As estampas de leopardo, zebra, onça ou cobra são perfeitas para acompanhar as tendências e combinam tanto aos vinte quanto aos 50+. Importante é escolher apenas uma peça de roupa ou um acessório refinado. Pode combinar até com jeans e camiseta.
4 – A cor que rejuvenesce
Moda para as 50+ não precisa ser sem graça. Um pouco de brilho revigora até o traje mais casual . Opte por uma única cor, misturando os tons. Mas nada dos fluorescentes: vamos deixá-los para os mais jovens.
5 – Blazer + jeans
Use um jeans clássico, cintura alta, denim puro. Concentre-se em jaquetas que cubram os quadris, com um corte amplo e confortável. Combinação vencedora!
6 – Sobreposição 50+
Moda com sobreposição é tendência popular para todas as idades. O importante é concentrar-se em maxi roupas que não perdem a elegância: mas Não ao moletom com capuz e tênis grossos. Sim ao maxi coat e ao vestido soltinho que não marca o corpo.
7 – Preto e branco
A inocência do branco e a austeridade do preto. Qualquer look casual, nessas duas cores, é capaz de manter o equilíbrio certo: uma gola branca e botas pretas no tornozelo, um vestido midi de dois tons. Minimalista e chique.
8 – Vestido + tênis
Até o vestido mais elegante pode ser usado de maneira casual. Para quem tem 50+ é melhor concentrar-se num vestido midi que deixa apenas os tornozelos descobertos. O tênis, nesse caso, ficará ótimo. Use tênis com linhas limpas e vintage .
9 – Camiseta aos 50+? Pode sim: preta
Embora a camiseta branca continue a ser um clássico, a preta será mais adequada, principalmente se usada sozinha. Certifique-se de ter um modelo de algodão, gola alta ou levemente em “V”, decote discreto. Mangas ligeiramente mais longas que o habitual , para ocultar a primeira flacidez.
10 – A importância dos acessórios
Os acessórios , especialmente depois dos 50, são grandes aliados. Uma bela bolsa, botas ou um par de óculos de sol dão sofisticação até aos looks mais esportivos ou clássicos.
11 – Moletom: por que não?
O moletom é certamente uma das roupas casuais mais difíceis de usar em qualquer idade. Ainda assim, não é necessário desistir desta peça prática e interessante: basta optar por um modelo de gola redonda e combiná-lo com uma saia lápis ou um casaco mais longo, tipo coletão.
12 – A parka em vez do edredom
Como se vestir casual aos 50+ quando está frio lá fora? Além do casaco mais pesado, a parka é um agasalho esportivo que pode ser usado sem medo do ridículo. E ainda rejuvenesce ! Em dias mais quentinhos, um blusão leve já basta.
___________________________________________________________
Fonte: Matéria do jornal italiano Corriere della Sera -29 de janeiro de 2020
Tradução e Edição – Analu Oliveira