Para missa, médico ou cinema, agências oferecem serviço de companhia a maduros

22 de Agosto de 2019 às 06:00

Sempre que precisa ir ao médico para um exame nos olhos, Amarylis Ferreira, de 80 anos, tem companhia. Mas não da filha ou de um neto. Quem a ampara é uma “concierge”. A palavra francesa é requintada, mas revela uma necessidade corriqueira: a de evitar a solidão e proporcionar autonomia a maduros saudáveis no cenário de aumento da longevidade no Brasil.

Difundidos no exterior, em países como Inglaterra e Estados Unidos, serviços de concierge para maduros chegam ao Brasil atrás de uma fatia do mercado que não para de crescer. As iniciativas se destinam a longevos sem limitações físicas ou cognitivas graves, mas que desejam apoio para continuar fazendo atividades, como ir à feira, consultas, gerir contas ou passear. A contratação quase sempre parte dos filhos, atarefados com crianças ou o trabalho.

Na empresa, os concierges são chamados “seniores interativos” e têm, em geral, formação em Enfermagem, mas dispensam o uniforme para afastar a ideia de doença. Um pacote de três horas de acompanhamento, duas vezes por semana, sai a R$ 890 mensais.

“Mudanças culturais e sociais estão tirando as famílias desses papéis (de cuidadores). Casais de 45, 50 anos provavelmente têm filhos pequenos e pais maduros. Eles não conseguem suprir as necessidades – e não por falta de afeto. É questão de disponibilidade de tempo, principalmente nas grandes cidades”, afirma Valmari Aranha, psicóloga e diretora da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. “Por outro lado, temos uma população madura ativa e demandando mais.”

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

Fonte: Estadão.

Legenda da foto: Luciene, a concierge, acompanha Amarylis, de 80 anos 

Crédito: Daniel Teixeira/Estadão

Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento da Longevidade Feiras e Congressos, com realização e gestão da São Paulo Feiras Comerciais, empresas do Grupo Couromoda, organização com 45 anos de experiência no setor de feiras de negócios e congressos profissionais.

Contato

Rua Padre João Manuel, 923 – 6º andar - 01411-001 – SP
(11) 3897-6199
WhatsApp: (11) 96489-4877
comercial@longevidade.com.br

Nossos empreendimentos