A força e a importância do toque humano explica o poder da massagem

10 de Outubro de 2019 às 06:00

Para falar da importância da massagem para o bem-estar e a saúde de todos, em especial dos maduros, o massoterapeuta André Nessi faz uma analogia com o famoso quadro "A Criação de Adão", pintado por Michelangelo no teto da Capela Sistina, no Século XVI. “Nele, vemos o toque. Podemos constatar a importância do ‘tocar’ para a vida. Trata-se de um trabalho divino”, sintetiza.

Nessi foi um dos painelistas que integrou o ciclo de palestras da Longevidade Expo + Fórum. Especialista com mais de 35 anos de atuação, sendo cinco deles passados no exterior para aprimoramento, o massoterapeuta falou dos benefícios que a prática traz. “A pressão correta e o toque em pontos estratégicos ajudam na produção de substâncias como serotonina e endorfina, responsáveis pela sensação de prazer e felicidade”, ressaltou. 

Ele mostrou exercícios práticos aos presentes e também enfatizou os cuidados relativos aos pacientes longevos. “Quando minha avó completou 90 anos, dei um abraço forte nela e a levantei do chão. O resultado: quebrei a costela dela”, lembrou bem-humorado o episódio que o fez rever a abordagem física aos mais velhos.

O especialista resgatou um pouco da história da massagem, lembrando que o marco da era moderna da atividade se deu em 1813, na Suécia. Mas, desde 4000 antes de Cristo já havia registro de massagens destinadas aos guerreiros.  No Brasil, a atividade ganha impulso com a Escola Francesa, na década de 1950. Nos anos 80 surgem os primeiros spas e nos anos 2000, os primeiros cursos de pós-graduação. A massagem Gerontológica, portanto, é um passo natural na evolução do tema.

Beber água suficiente, respirar bem, ter uma boa nutrição, fazer exercícios, estimular a mente, expor-se ao sol, dormir adequadamente e relacionar-se são dicas apontadas pelo especialista para ter um corpo saudável. Independentemente disso, a massagem adequada é sempre recomendada.

"Importante lembrar que a maior parte do efeito da massagem se dá depois de 20 minutos após o seu fim. Na hora, a sensação é de bem-estar, mas depois é que se obtêm as consequências fisiológicas pretendidas. Precisamos do contato físico, do toque humano. Portanto, abrace e toque. E faça massagem regularmente", conclui.

Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento da Longevidade Feiras e Congressos, com realização e gestão da São Paulo Feiras Comerciais, empresas do Grupo Couromoda, organização com 45 anos de experiência no setor de feiras de negócios e congressos profissionais.

Contato

Rua Padre João Manuel, 923 – 6º andar - 01411-001 – SP
(11) 3897-6199
WhatsApp: (11) 96489-4877
comercial@longevidade.com.br

Nossos empreendimentos