Empresas criam programas para recrutar quem tem mais de 50 anos

6 de Novembro de 2019 às 10:09

Embora pesquisa do Ipea mostre que o crescimento do desemprego de longo prazo é maior entre os jovens, 27,3% dos desocupados com mais de 40 anos insistem sem sucesso na busca por trabalho há pelo menos dois anos.

Confira abaixo o que as empresas estão fazendo neste sentido:

A Unilever criou programa específico para contratar profissionais com mais de 50 e o interesse no programa dá a dimensão da necessidade de ações voltadas para esse grupo etário.

O programa Senhor Estagiário da Unilever segue as mesmas premissas de um programa de estágio tradicional só que com o público alvo veterano. “O principal foco é a inserção de pessoas com mais de 50 anos que voltaram a estudar em busca de novas oportunidades”, diz Fernando Rodrigueiro, diretor de Recursos Humanos da Unilever. O processo seletivo não requer experiência profissional anterior, como acontece com programas de estágio tradicionais.

A Votorantim possui o programa MIME: Melhor idade, melhor emprego. As vagas do MIME são para trabalhar em Curitiba e podem participar profissionais acima de 45 anos, próximos da aposentaria ou aposentados que buscam uma renda complementar.

O horário de trabalho do programa da Votorantim, implementado em 2010, é após as 17h, para possibilitar que os funcionários possam ter outras atividades durante o dia. As vagas para o MIME podem ser conferidas pela plataforma Kenoby.

Empregando mais de 1,8 mil funcionários com mais de 50 anos, a Gol lançou em 2017 o programa “Experiência na Bagagem” para recrutar profissionais 50+ para todas as vagas na empresa. Profissionais nesta faixa etária já eram valorizados pela Gol antes mesmo da criação do programa de recrutamento, garante Jean Nogueira, diretor de Gente e Cultura da Gol. Estudos internos da empresa indicaram que os funcionários mais velhos tinham mais do que só bagagem de currículo: eram mais comprometidos e motivados. 

O projeto 50+ da Vivo tem estimulado a contratação em lojas da operadora de pessoas nessa faixa etária. “Temos mais de 20 colaboradores no projeto”, diz Niva Ribeiro, VP de Pessoas da Vivo. Na empresa, 6% dos colaboradores têm mais de 50 anos e interessados em aumentar esse contingente podem conferir oportunidades divulgadas na plataforma Gupy.

 

Fonte: Exame. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

 

 

Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento da Longevidade Feiras e Congressos, com realização e gestão da São Paulo Feiras Comerciais, empresas do Grupo Couromoda, organização com 45 anos de experiência no setor de feiras de negócios e congressos profissionais.

Contato

Rua Padre João Manuel, 923 – 6º andar - 01411-001 – SP
(11) 3897-6199
WhatsApp: (11) 96489-4877
comercial@longevidade.com.br

Nossos empreendimentos