Mara Luquet explana sobre sua experiência com o público sênior no lançamento da Longevidade Expo + Fórum

10 de Abril de 2019 às 18:50

 

A jornalista de economia e escritora Mara Luquet falou sobre Longevidade e Silver Economy, impactos e influências na economia brasileira e global, durante o lançamento oficial da Longevidade Expo + Fórum, que aconteceu no Hotel Intercontinental, em São Paulo. “Tenho acompanhado esse tema no mundo, e no Brasil esse assunto é pouco discutido. Estamos bastante atrasados, inclusive. Nunca vi um fórum como este com diversos temas que falam sobre longevidade além das questões que envolvem saúde e previdência.”

Em seu discurso, Mara afirmou não estar preparada para a aposentadoria, nem por questões financeiras nem pela perspectiva de deixar de ser produtiva. “Trabalho com um grupo de jornalistas acima dos 45 anos que resolveram empreender na área digital. Sim, a internet não é só para os jovens!”, alertou.

Para a jornalista, as pessoas não estão atentas aos grandes desafios e mudanças que estão sendo colocados em relação ao tema. “Muitos estão descobrindo novas fontes de renda, profissões, hobbies, inclusive ganhando mais dinheiro de quando eram mais jovens. No Brasil estamos discutindo a idade mínima para a aposentadoria. Isto é uma pena. Precisamos chamar a atenção para questões importantes, como as altas taxas de suicídio por causa do abandono, a necessidade de pensar nos investimentos financeiros e sociais, nos aspectos de renovação dos objetivos de vida.”

Estar aberto a novas verdades e ao conhecimento é fundamental no olhar da jornalista. “Mulheres correm um risco enorme de terem problemas com a maturidade, pois elas deixam de se cuidar (em todos os sentidos, inclusive o financeiro) para investirem nos filhos. Com isso, cria-se um problema também para a família, como ter a necessidade de morar com a nora e os netos.”

Mara citou uma pesquisa em que as pessoas eram questionadas sobre a importância de três fatos na maturidade: ser financeiramente independente; estar em condições físicas saudáveis; ou ter o amor da família. “Para o brasileiro, o amor da família vem em primeiro lugar. Mas, experimenta ficar sem dinheiro e sem saúde para ver como fica esse amor”, questionou.

 

 

Lançamento Longevidade Expo + Fórum | Dia 09 de Abril

Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento da Longevidade Feiras e Congressos, com realização e gestão da São Paulo Feiras Comerciais, empresas do Grupo Couromoda, organização com 45 anos de experiência no setor de feiras de negócios e congressos profissionais.

Contato

Rua Padre João Manuel, 923 – 6º andar
01411-001 – São Paulo
(11) 3897-6199
contato@longevidade.com.br

Newsletter