Seis em cada dez brasileiros admitem não se preparar para a aposentadoria

27 de Maio de 2019 às 10:48

Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central (BC), a maioria dos brasileiros não se prepara para a aposentadoria. Seis em cada dez brasileiros (59%) admitem não se preparar para a hora de se aposentar.

Concomitante a isso, cresceu exponencialmente a expectativa de vida dos brasileiros nas últimas décadas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Da década de 40 até 2017, a expectativa de vida dos brasileiros avançou 30,5 anos. Segundo o estudo, a expectativa de vida dos homens aumentou de 42,9 em 1940 para 72,5 anos em 2017, enquanto a das mulheres foi de 48,3 para 79,6 anos.

No Brasil, o que também tem avançado é o número de empresas que acreditam no Capitalismo Consciente e na Responsabilidade Social impactando positivamente a sociedade. É o caso da cooperativa financeira da área de Saúde do Brasil, Sicoob Credicom, que, atenta à dificuldade dos brasileiros no momento da aposentadoria, desenvolveu um modelo de negócio que auxilia seus mais de 53 mil cooperados a formarem uma reserva financeira complementar de futuro.

“Todo recurso da participação dos cooperados nos resultados da Credicom é depositado em uma conta individual denominada Conta Capital. Após 15 anos de cooperativa, ou 10 anos de associado se estiver aposentado, o cooperado pode sacar até 2% desse recurso ao mês com o objetivo de complementar sua renda no momento em que mais precisa”, explica o presidente do Sicoob Credicom, Garibalde Mortoza.

Nos últimos cinco anos, a Credicom depositou mais de R$ 133 milhões na conta capital dos seus cooperados. “Assim construímos um ciclo virtuoso: quanto mais o cooperado utiliza os produtos da cooperativa, mais recebe dinheiro de volta na sua Conta Capital. Acreditamos tanto nesse modelo que rentabilizamos o dinheiro dos nossos cooperados na Conta Capital em 100% da Taxa Selic nos últimos anos por meio do pagamento de juros ao capital, além da participação nos resultados por relacionamento”, finaliza Mortoza.

Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento da Longevidade Feiras e Congressos, com realização e gestão da São Paulo Feiras Comerciais, empresas do Grupo Couromoda, organização com 45 anos de experiência no setor de feiras de negócios e congressos profissionais.

Contato

Rua Padre João Manuel, 923 – 6º andar
01411-001 – São Paulo
(11) 3897-6199
contato@longevidade.com.br

Newsletter