A discussão sobre o envelhecimento vem ganhando força e não sairá mais de pauta

4 de Julho de 2019 às 06:00

O Brasil está envelhecendo. Com menos nascimentos e mais longevidade, cresce a participação dos seniores na população. Ao contrário dos estereótipos que vemos na mídia e na publicidade, eles são ativos, saudáveis, exigentes, conectados e decisivos na dinâmica familiar. Completar 60 anos, ou qualquer idade, não apaga a nossa história e em cada momento da vida somos o resultado de todos os momentos anteriores.

Abaixo, alguns dados da Globo que mostram um pouco desse universo longevo:

A população 60+ é a que mais cresce no mundo;

A população 60+ dobrará até 2060;

Em 2050 todos os continentes, com exceção da África, terão ¼ de suas populações na faixa 60+;

A projeção é que no Brasil, até 2060, a população de seniores alcance o dobro da de jovens.

O marketing e a comunicação precisam começar a dar mais atenção a este público. As linguagens precisam estar alinhadas com os novos códigos e signos dessa população, com discursos mais acessíveis a pessoas de todas as idades.

Se antes a imagem da maturidade estava ligada ao assistencialismo, agora ela volta a ganhar ação e protagonismo. E mais uma vez passam a ser vistos como agentes, colaboradores da sociedade. Os conflitos, sonhos e questões relacionadas ao trabalho, à sexualidade, ao amor e à diversão não têm idade.

 

Novos tempos, novos velhos, novos papéis. É preciso ressignificar a velhice. O momento é de resgatar antigos sonhos e criar novos.

1 em cada 4 deseja empreender no futuro;

33% desejam estudar algo novo;

O consumidor brasileiro maduro movimenta cerca de R$ 1,8 trilhão no ano;

R$ 15 bilhões anuais é o valor gasto no mercado on-line do Brasil.

 

É UM PÚBLICO QUE GANHA ESPAÇO NA ECONOMIA

16% da renda do Brasil em 2020;

30% de todo consumo em 2030;

37% de todo consumo em 2050;

Os brasileiros se aposentam, em média, com 58 anos.

 

1/3 CONTINUA TRABALHANDO

2,7 média de viagens realizadas nos últimos 12 meses;

55% realizaram ao menos uma viagem nacional;

10% fizeram ao menos uma viagem internacional;

37% dizem que há poucos produtos voltados para o público de sua idade.

 

PRODUTOS QUE MAIS SENTEM FALTA:

17% alimentos;

15% celulares com letras e teclados maiores;

16% bares, restaurantes e casas noturnas;

12% roupas.

 

AS MARCAS PRECISAM OBSERVAR E ESCUTAR

  • 72% dos seniores declaram que é importante seguir aprendendo coisas novas no decorrer da vida e 32% querem uma vida de aventuras, novidades e mudanças;
  • A mais idade não é uma opção, todos nós envelheceremos: não podemos ser preconceituosos com nós mesmos;
  • Este é um novo momento, inédito no Brasil, no qual temos que nos preparar.

 

Fonte: Globo. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

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