Redação e edição
Analu Oliveira – 80+
AHHH, que sede!
Aposto que você só se lembra de beber água quando está com sede, acertei? E é aí que mora o perigo. O fato de sentir sede já é sinal de início de desidratação, sabia?
Beber água é um hábito muito importante e, por mais incrível que pareça, a maioria das pessoas deixa de lado essa necessidade vital ao organismo.
Além de todos os benefícios, a hidratação potencializa o cérebro. E mesmo que a alimentação esteja correta e equilibrada, sem água o cérebro não alcança o desempenho máximo.
A água é estímulo vital para melhor desempenho do cérebro
É claro que, sozinha, a água não tem capacidade de restaurar memórias. Um estudo realizado pela Universidade do Leste de Londres e pela Universidade de Westminster comprovou, em 2017, que a memória dos participantes desse estudo aumentou em 25% apenas com ingestão diária de 300ml de água.
A Organização Mundial da Saúde – OMS afirma que um adulto de 60kg deve beber pelo menos 2,5 litros de água por dia. O recomendável é tomar um pouco de água, chá ou suco a cada hora e ao levantar-se da cama, ainda em jejum, ingerir o primeiro copo de água do dia.
É fundamental que os longevos tomem água religiosamente todos os dias
É comprovado que o longevo tem uma tendência natural de sentir menos sede e “esquecer” de tomar água. Isso é grave porque altera drasticamente a capacidade de comunicação celular e eletroquímica e provoca problemas de memória, concentração e agilidade mental.
Água é vida e, portanto, super necessária para todo e qualquer processo biológico, reação química ou ação mecânica que ocorra no corpo. Ela é fundamental para o desempenho mental e físico. É a água que distribui o oxigênio por todas as células, ioniza os sais e produz tudo que é necessário para a atividade elétrica do sistema de comunicação cerebral, celular e metabólico.
Você sabia que alguns alimentos são fontes de água?
Vamos lá:
Acerola: 90% – Alface: 96% -Arroz integral cozido: 70% -Cenoura: 90% -Frango assado: 70% – Leite: 91% – Ovo: 75% – Peixe assado: 74% – Pepino: 95% – Uva: 81% – Agrião e abobrinha 93% – Tomate: 95% e melancia: 92%. Feijão – 100 gramas – Cru: 14 % – Cozido, 5 vezes mais.
Mas vale lembrar: Os alimentos contém apenas 10% da água necessária para hidratar o corpo. Portanto, ÁGUA, ÁGUA E ÁGUA sempre !!!
Mas será mesmo necessário tomar 2 ou 2,5 litros de água por dia?
Especialistas orientam: Para saber qual é a quantidade correta de água que o corpo precisa, a matemática é simples: 35 ml por quilo de peso. Uma pessoa de 70 kg, por exemplo, deve tomar perto de 2,5 litros de água por dia.
Viva o milagre da água
Fontes:
(Imagens: Divulgação)