Você está em:

Edições Anteriores / Edição 2020

Os longevos no centro do debate
Longevidade Expo + Fórum Edição Virtual

Longevidade Expo + Fórum debaterá a maturidade no cenário pós-Covid-19, em Maratona Digital de 27 horas

De 20 a 22 de novembro, o evento 100% online, dedicado ao público 50+, apresentará 30 palestras e talk shows com a participação de 65 palestrantes e personalidades envolvidas com o público sênior


A Longevidade Expo + Fórum anuncia a grade de palestras, talk shows, atividades e experiências totalmente online e dedicadas ao público longevo, que será apresentada entre os dias 20 e 21 de novembro, das 09 às 21 horas e no dia 22, das 09 às 13 horas. A Maratona Digital da Longevidade Expo + Fórum será realizada na plataforma ZOOM com transmissão via Facebook, Instagram e YouTube e contará com a participação de 65 palestrantes e personalidades envolvidas com o público sênior, suas demandas e aspirações.

 


Em meio à pandemia do Covid-19, a proposta é manter unida a comunidade da Longevidade Expo + Fórum, que vem crescendo desde a primeira edição do evento, em 2019, e que está conectada à internet e interagindo ativamente no ambiente online. “A Maratona Digital da Longevidade Expo + Fórum é uma oportunidade única para manter contato com a crescente comunidade de longevos em todo o país, mantendo aberto o canal entre esses consumidores e o mercado, ampliando o conhecimento e a interação”, afirma o empreendedor e idealizador da Longevidade Expo + Fórum, Francisco Santos.

 

O tema central dos debates e atividades será “A longevidade no cenário pós-Covid-19” e a proposta é que o evento seja o catalisador de experiências, inovações e debates inspiradores para a audiência. “Serão três dias com uma oferta riquíssima de temas sobre como viver e aproveitar a maturidade, debatidas com inteligência, criatividade e irreverência por personalidades, lideranças e especialistas de diferentes mercados”, comenta Francisco Santos.

 

Entre os participantes, especialistas, acadêmicos, autoridades públicas, entidades e associações médicas de diversas especialidades, representantes da iniciativa privada representando a diversidade típica dos longevos e de seus interesses. Como explica Francisco Santos, a grade de palestrantes e atividades foi elaborada em colaboração com os parceiros e apoiadores do evento para formatar uma oferta multifacetada de assuntos, capaz de abranger a complexidade e riqueza do universo longevo.

 

Programação

 

A abertura da Maratona Digital da Longevidade Expo + Fórum, no dia 20 de novembro, às 9h, contará com o debate dos aspectos de saúde, comportamento e consumo da longevidade no cenário após a pandemia da Covid-19. Serão abordadas as tendências e as oportunidades do ‘novo normal’, além da importância de um novo olhar das empresas para o real potencial consumidor do segmento sênior. Os debatedores serão os dirigentes das instituições parceiras dedicadas ao tema da maturidade.

 

A cerimônia contará com a mediação do empreendedor e idealizador da Longevidade Expo+Fórum, Francisco Santos, e as participações do apresentador Ronnie Von, do diretor executivo da Unibes Cultural, Bruno Assami, do diretor-presidente da Seguros Unimed, Dr. Helton Freitas, da presidente da Associação Brasileira de Gerontologia, Eva Bettine, e do fundador e líder do LAB60+, Sérgio Serapião.

 

Um dos destaques é a programação organizada pelo Lab 60+, que comandará os debates sobre os desafios e oportunidades para os seniores no mercado de trabalho, no Brasil e em outros países; a diversidade geracional nas empresas e as oportunidades pós-pandemia. As atividades do primeiro dia serão encerradas com o debate sobre Gerontecnologia e as contribuições para a longevidade, sob o comando do SESC.

 

No dia 21 de novembro, a saúde, lazer e atuação ativa na longevidade serão os temas de abertura dos debates. À tarde, o Aging 2.0 comandará o painel sobre empreendedorismo; o Portal do Envelhecimento trará a discussão sobre formação e aprendizagem ao longo da vida; e a USP 60+ vai abordar o Idadismo e seus impactos na saúde, vida social e financeira. A casa e o conforto dos 50+ também serão abordados nos painéis, com a participação de médicos e arquitetos especializados.

 

O encerramento dos trabalhos será feito pelo SESC, que contará com a participação do dançarino brasileiro, coreógrafo e terapeuta de movimentos, Ivaldo Bertazzo para abordar sobre a importância dos sêniores.

 

O encontro virtual também abre espaço para a realização do II Congresso Brasileiro da Longevidade Seguros Unimed, com diferentes palestras. No dia 20, um dos pontos altos será a participação do professor, escritor e sociólogo italiano Domenico De Masi, que falará sobre o ócio criativo no pós-pandemia, com mediação do ator, autor e diretor de teatro, Odilon Wagner. No mesmo dia, para debater sobre a relação médico-paciente, o evento trará, entre outros, a jornalista Glória Maria.

 

No dia 21, os convidados do Congresso vão debater sobre saúde emocional. Entre eles estarão o ator, diretor de telenovela, radialista, dublador e apresentador brasileiro, Lima Duarte, o comunicador e apresentador, Ronnie Von, o ator, dramaturgo e escritor, Miguel Falabella, o Diretor do Instituto do Coração de São Paulo da FMUSP e do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, David Uip, o presidente do ILC Brazil, Dr. Alexandre Kalache, a Coordenadora da política para pessoa idosa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Sandra Regina Gomes, entre vários outros especialistas no universo longevo.

 


Como explica o superintendente de Marketing e Produtos na Seguros Unimed, Henrique João Dias: “temos orgulho em anunciar mais uma edição do Congresso de Longevidade Seguros Unimed. Um espaço qualificado para debatermos temas que impactam a população 60+, como saúde (física e emocional) e bem-estar. Neste ano, devido ao contexto social, estaremos conectados virtualmente em uma programação com seis horas de conteúdo e convidados renomados, incluindo influenciadores e especialistas na área da saúde. Serão quatro mesas de debate, entre os dias 20 e 21 de novembro”.

 

A Seguradora também apresentará um novo produto exclusivo para o público do evento: o Unimed 60+. Trata-se de um seguro de Acidentes Pessoais Premiável com assistências diferenciadas, como teleorientação psicológica, orientação nutricional e física, com indicações referentes aos melhores exercícios para um envelhecimento saudável, e a possibilidade de solicitar uma segunda opinião para um diagnóstico – até mesmo com médicos alocados fora do Brasil. “Com o aumento da expectativa de vida no país, sabemos da relevância de cuidarmos, cada vez mais e melhor, das questões de saúde e do nosso patrimônio. Por isso, convidamos todos para estarem conosco no Congresso de Longevidade Seguros Unimed, abordando os desafios e as demandas de um mercado que impacta consideravelmente a nossa economia”, disse o superintendente de Marketing e Produtos na Seguros Unimed.

 

Compromisso com o futuro dos 50+

 


O último dia da Longevidade Virtual será dedicado aos assuntos institucionais. Entre 9 e 12 horas será realizado, no Hall do Palácio dos Bandeirantes, contando com a participação do Governador João Doria, a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, do Secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Jean Gorinchteyn, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo, Célia Parnes, e dos convidados das várias secretarias de estado envolvidas com as políticas voltadas para os idosos e longevos.

 


Segundo Célia Parnes, que apresentará a palestra “O novo normal na vida do público sênior”, estamos todos envolvidos com o compromisso de se garantir a proteção social da população, num dos países com envelhecimento populacional mais acelerado do mundo. “A qualidade de vida dos idosos não se limita às condições básicas de saúde, pois viver mais significa almejar a segurança física, dignidade pessoal, satisfação e alegria com as tarefas do dia a dia”, afirma a Secretária Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo.

 

Ela completa: “Os desafios agora são diversos e é preciso garantir um envelhecimento digno e mais saudável. Dessa forma, iniciativas como a Longevidade Expo + Fórum fomentam o debate e o desenvolvimento de estudos e pesquisas e inovações, com o intuito de aprimorar a qualidade de vida das pessoas na medida em que envelhecem.”

 

Para participar da Maratona Digital da Longevidade Expo + Fórum e interagir com os speakers, enviando perguntas pelo WhatsApp, é necessária inscrição prévia no site www.longevidade.com.br . As inscrições são gratuitas.

 

Serviço:

 

Longevidade Expo+Fórum 2020 – Maratona Digital
Data: 20 a 21 de novembro de 2020, das 09 às 21 horas. E, no dia 22 de novembro de 2020, das 9 às 13 horas.
Onde: Plataforma ZOOM, com transmissão simultânea pelo Facebook, Instagram e YouTube.
Inscrições: www.longevidade.com.br

Assessoria de Imprensa – Longevidade Expo+Fórum
Coletivo da Comunicação
Valeria Bursztein
valeria@coletivodacomunicacao.com.br / 11 – 99104-2031

Longevidade Magazine

Tudo sobre o maior evento para longevos do País no formato editorial.

Edição de Dez/2022

Edição de Set/2022

Edição de Fev/2022

Edição de 2020

Edição de 2019

Edição Zero

PARCEIROS DE CONTEÚDO

Longevidade Expo + Fórum debaterá a maturidade no cenário pós-Covid-19, em Maratona Digital de 27 horas

De 20 a 22 de novembro, o evento 100% online, dedicado ao público 50+, apresentará 30 palestras e talk shows com a participação de 65 palestrantes e personalidades envolvidas com o público sênior

A Longevidade Expo + Fórum anuncia a grade de palestras, talk shows, atividades e experiências totalmente online e dedicadas ao público longevo, que será apresentada entre os dias 20 e 21 de novembro, das 09 às 21 horas e no dia 22, das 09 às 13 horas. A Maratona Digital da Longevidade Expo + Fórum será realizada na plataforma ZOOM com transmissão via Facebook, Instagram e YouTube e contará com a participação de 65 palestrantes e personalidades envolvidas com o público sênior, suas demandas e aspirações.

Em meio à pandemia do Covid-19, a proposta é manter unida a comunidade da Longevidade Expo + Fórum, que vem crescendo desde a primeira edição do evento, em 2019, e que está conectada à internet e interagindo ativamente no ambiente online. “A Maratona Digital da Longevidade Expo + Fórum é uma oportunidade única para manter contato com a crescente comunidade de longevos em todo o país, mantendo aberto o canal entre esses consumidores e o mercado, ampliando o conhecimento e a interação”, afirma o empreendedor e idealizador da Longevidade Expo + Fórum, Francisco Santos.

O tema central dos debates e atividades será “A longevidade no cenário pós-Covid-19” e a proposta é que o evento seja o catalisador de experiências, inovações e debates inspiradores para a audiência. “Serão três dias com uma oferta riquíssima de temas sobre como viver e aproveitar a maturidade, debatidas com inteligência, criatividade e irreverência por personalidades, lideranças e especialistas de diferentes mercados”, comenta Francisco Santos.

Entre os participantes, especialistas, acadêmicos, autoridades públicas, entidades e associações médicas de diversas especialidades, representantes da iniciativa privada representando a diversidade típica dos longevos e de seus interesses. Como explica Francisco Santos, a grade de palestrantes e atividades foi elaborada em colaboração com os parceiros e apoiadores do evento para formatar uma oferta multifacetada de assuntos, capaz de abranger a complexidade e riqueza do universo longevo.

Programação

A abertura da Maratona Digital da Longevidade Expo + Fórum, no dia 20 de novembro, às 9h, contará com o debate dos aspectos de saúde, comportamento e consumo da longevidade no cenário após a pandemia da Covid-19. Serão abordadas as tendências e as oportunidades do ‘novo normal’, além da importância de um novo olhar das empresas para o real potencial consumidor do segmento sênior. Os debatedores serão os dirigentes das instituições parceiras dedicadas ao tema da maturidade.

A cerimônia contará com a mediação do empreendedor e idealizador da Longevidade Expo+Fórum, Francisco Santos, e as participações do apresentador Ronnie Von, do diretor executivo da Unibes Cultural, Bruno Assami, do diretor-presidente da Seguros Unimed, Dr. Helton Freitas, da presidente da Associação Brasileira de Gerontologia, Eva Bettine, e do fundador e líder do LAB60+, Sérgio Serapião.

Um dos destaques é a programação organizada pelo Lab 60+, que comandará os debates sobre os desafios e oportunidades para os seniores no mercado de trabalho, no Brasil e em outros países; a diversidade geracional nas empresas e as oportunidades pós-pandemia. As atividades do primeiro dia serão encerradas com o debate sobre Gerontecnologia e as contribuições para a longevidade, sob o comando do SESC.

No dia 21 de novembro, a saúde, lazer e atuação ativa na longevidade serão os temas de abertura dos debates. À tarde, o Aging 2.0 comandará o painel sobre empreendedorismo; o Portal do Envelhecimento trará a discussão sobre formação e aprendizagem ao longo da vida; e a USP 60+ vai abordar o Idadismo e seus impactos na saúde, vida social e financeira. A casa e o conforto dos 50+ também serão abordados nos painéis, com a participação de médicos e arquitetos especializados.

O encerramento dos trabalhos será feito pelo SESC, que contará com a participação do dançarino brasileiro, coreógrafo e terapeuta de movimentos, Ivaldo Bertazzo para abordar sobre a importância dos sêniores.

O encontro virtual também abre espaço para a realização do II Congresso Brasileiro da Longevidade Seguros Unimed, com diferentes palestras. No dia 20, um dos pontos altos será a participação do professor, escritor e sociólogo italiano Domenico De Masi, que falará sobre o ócio criativo no pós-pandemia, com mediação do ator, autor e diretor de teatro, Odilon Wagner. No mesmo dia, para debater sobre a relação médico-paciente, o evento trará, entre outros, a jornalista Glória Maria.

No dia 21, os convidados do Congresso vão debater sobre saúde emocional. Entre eles estarão o ator, diretor de telenovela, radialista, dublador e apresentador brasileiro, Lima Duarte, o comunicador e apresentador, Ronnie Von, o ator, dramaturgo e escritor, Miguel Falabella, o Diretor do Instituto do Coração de São Paulo da FMUSP e do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, David Uip, o presidente do ILC Brazil, Dr. Alexandre Kalache, a Coordenadora da política para pessoa idosa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Sandra Regina Gomes, entre vários outros especialistas no universo longevo.

Como explica o superintendente de Marketing e Produtos na Seguros Unimed, Henrique João Dias: “temos orgulho em anunciar mais uma edição do Congresso de Longevidade Seguros Unimed. Um espaço qualificado para debatermos temas que impactam a população 60+, como saúde (física e emocional) e bem-estar. Neste ano, devido ao contexto social, estaremos conectados virtualmente em uma programação com seis horas de conteúdo e convidados renomados, incluindo influenciadores e especialistas na área da saúde. Serão quatro mesas de debate, entre os dias 20 e 21 de novembro”.

A Seguradora também apresentará um novo produto exclusivo para o público do evento: o Unimed 60+. Trata-se de um seguro de Acidentes Pessoais Premiável com assistências diferenciadas, como teleorientação psicológica, orientação nutricional e física, com indicações referentes aos melhores exercícios para um envelhecimento saudável, e a possibilidade de solicitar uma segunda opinião para um diagnóstico – até mesmo com médicos alocados fora do Brasil. “Com o aumento da expectativa de vida no país, sabemos da relevância de cuidarmos, cada vez mais e melhor, das questões de saúde e do nosso patrimônio. Por isso, convidamos todos para estarem conosco no Congresso de Longevidade Seguros Unimed, abordando os desafios e as demandas de um mercado que impacta consideravelmente a nossa economia”, disse o superintendente de Marketing e Produtos na Seguros Unimed.

Compromisso com o futuro dos 50+

O último dia da Longevidade Virtual será dedicado aos assuntos institucionais. Entre 9 e 12 horas será realizado, no Hall do Palácio dos Bandeirantes, contando com a participação do Governador João Doria, a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, do Secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Jean Gorinchteyn, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo, Célia Parnes, e dos convidados das várias secretarias de estado envolvidas com as políticas voltadas para os idosos e longevos.

Segundo Célia Parnes, que apresentará a palestra “O novo normal na vida do público sênior”, estamos todos envolvidos com o compromisso de se garantir a proteção social da população, num dos países com envelhecimento populacional mais acelerado do mundo. “A qualidade de vida dos idosos não se limita às condições básicas de saúde, pois viver mais significa almejar a segurança física, dignidade pessoal, satisfação e alegria com as tarefas do dia a dia”, afirma a Secretária Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo.

Ela completa: “Os desafios agora são diversos e é preciso garantir um envelhecimento digno e mais saudável. Dessa forma, iniciativas como a Longevidade Expo + Fórum fomentam o debate e o desenvolvimento de estudos e pesquisas e inovações, com o intuito de aprimorar a qualidade de vida das pessoas na medida em que envelhecem.”

Para participar da Maratona Digital da Longevidade Expo + Fórum e interagir com os speakers, enviando perguntas pelo WhatsApp, é necessária inscrição prévia no site www.longevidade.com.br . As inscrições são gratuitas.

Serviço:

Longevidade Expo+Fórum 2020 – Maratona Digital
Data: 20 a 21 de novembro de 2020, das 09 às 21 horas. E, no dia 22 de novembro de 2020, das 9 às 13 horas.
Onde: Plataforma ZOOM, com transmissão simultânea pelo Facebook, Instagram e YouTube.
Inscrições: www.longevidade.com.br.

Assessoria de Imprensa – Longevidade Expo+Fórum
Coletivo da Comunicação
Valeria Bursztein
valeria@coletivodacomunicacao.com.br / 11 – 99104-2031

Maria Isolina Dabove

Advogada graduada pela Universidade Nacional de Rosario (1988). Doutora em Direitos Humanos pela Universidade Carlos III de Madrid (1998) e com dois pós-doutorados pela Universidade de Valladolid (2009 e 2010).

 

Pesquisadora Principal do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) e Pesquisadora Permanente do Instituto de Pesquisas Jurídicas e Sociais “Ambrosio Lucas Gioja” da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. Professora de Filosofia do Direito e de Direito da Velhice nos níveis de graduação e pós-graduação (UNR – UBA – UNICEN–UNC). Membro do Conselho Consultivo do Mestrado em Filosofia do Direito da Universidade de Buenos Aires. Diretora do Mestrado em Direito da Velhice da Universidade Nacional de Córdoba.

 

Membro da Academia Nacional de Direito de Córdoba. É autora de mais de 50 livros e capítulos doutrinários. Escreveu cerca de 190 artigos científicos e comunicações, publicados em revistas internacionais de alto fator de impacto e em congressos nacionais e internacionais, além de mais de 100 textos de divulgação sobre suas áreas de atuação.

Fernando Berriel

Psicólogo, Mestre em Psicologia Social e Doutor em Psicologia pela Universidade da República. É Professor Titular do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Velhice e Envelhecimento, do Instituto de Psicologia Social da Faculdade de Psicologia da Universidade da República (UdelaR). Coordena o Centro Universitário de Envelhecimento da UdelaR. Publicou artigos, livros e capítulos sobre análise de políticas públicas, participação e discursos sociais sobre o envelhecimento.

 

Também produziu trabalhos sobre psicoterapias com pessoas idosas e com a doença de Alzheimer. Suas áreas de interesse atuais incluem as orientações e o desenho participativo de políticas públicas, bem como o desenvolvimento e a pesquisa de clínicas sociais com pessoas idosas e questões relacionadas ao envelhecimento.

José Eustaquio Alves

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG(1980), mestrado em Economia (1983), doutorado em Demografia pelo CEDEPLAR-UFMG (1994) e pós-doutorado pelo Nepo/Unicamp. Foi tesoureiro da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (2005-2006) e vice presidente da ABEP (2007-2008).

 

Foi pesquisador titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – ENCE/IBGE entre 2002 e 2019, sendo coordenador da pós-graduação da ENCE/IBGE de 2005 a 2009.

Guita Grin Debert

Professora emérita da Unicamp, Departamento de Antropologia/IFCH, pesquisadora do CNPq, Fapesp e do Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp. Autora do livro A Reinvenção da Velhice (EDUSP) e de vários artigos sobre gênero e envelhecimento.

Willy Nunes Ribeiro

Gerontólogo pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestrando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos (PPGEnf/UFSCar).

Sarah Ryanne Sukerman Sanches

Jornalista, revisora e pesquisadora. É bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (UFRB), Especialista em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade na formação de Educadoras/es (UNEB) e Mestranda em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNNEIM/UFBA).

 

Pesquisa a existência lésbica e questões geracionais, com foco nas experiências de envelhecimento de mulheres que amam mulheres.

Nilthon Fernandes de Oliveira Junior

É doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, com especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas e em Divulgação Científica, ambas pela ECA-USP.

 

Designer gráfico com destaque ao produto gráfico do primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, projeto coordenado pela Sedec, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com apoio do PNUD.

Mauro P. A. Anastacio Júnior

Doutorando em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio de doutorado sanduíche realizado no Department of Music Therapy da Radford University, na Virgínia (EUA). Mestre em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (USP). 

 

Bacharel em Musicoterapia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e em Música pela Unicamp. Foi secretário da Associação de Profissionais e Estudantes de Musicoterapia do Estado de São Paulo (Apemesp) e da União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM). É um dos organizadores e autores do livro Musicoterapia e Gerontologia: Teoria e Prática (Editora Alínea, Campinas, 2023), além de autor de capítulos e artigos científicos nas áreas de Musicoterapia e de Gerontologia.

Lucas Faial Soneghet

Professor Adjunto do Departamento de Sociologia na Universidade Federal de Pernambuco. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tutor na Especialização em Economia Solidária, Gestão e Inovação Social (ESIGS) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em parceria com o Ateliê de Humanidades e o Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM/França).

 

Atua no grupo de pesquisa Sociofilo, atualmente sediado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais daUFRJ, e no grupo de pesquisa Metamorfoses da Sociologia (CNPq).

Daniele Magnavita de Alencar

Secretária de Desenvolvimento Social de São Gotardo/MG(2021). Graduada em Fisioterapia e em Direito. Especialista em Gerontologia e Gestão da Assistência a Pessoas Idosas. Mestranda em Administração Pública na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Pesquisadora do GEGOP – Grupo de Trabalho Clacso Espaços De liberativos e Governança Pública. Membra do Grupo UNIDES – Universidades na Década do Envelhecimento.

Adriana Cardoso

Graduada em Psicologia pela Universidade de Santo Amaro (2012). Graduanda em Gerontologia pela Universidade de São Paulo – USP. É pós-graduada em Neuropsicologia pela EEP do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; em Neurociências e em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo; em Psicanálise Clínica pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro; Fundadora da NEUROPSI.io.

Symone Maria Machado Bonfim

Doutora e mestra em Ciência Política. Especialista em Política de Cuidados e Gênero. Graduada em Direito, Letras e Letras-Tradução. Foi Consultora Legislativa da Câmara dosDeputados (2003/2023). Atuou como Diretora de Proteção da Pessoa Idosa no MDHC (2023-2024).

 

Atualmente, realiza pesquisas e consultoria nas áreas de Poder Legislativo, politicas publicas, envelhecimento, pessoa idosa, pessoa com deficiência.

Walter feldman

Médico e homem público com larga folha de serviços prestados como vereador, deputado estadual e federal por mais 30 anos, foi presidente da Alesp e Secretário de Governo na Cidade e no Estado de São Paulo.

 

Em 2014 voltou para atividades privadas e foi Secretário Geral da Confederação Brasileira de Futebol até 2021. É presidente e empreendedor associado da Longevidade Expo+Fórum e da Silver Week.

FRANCISCO SANTOS

Francisco Santos, 76+, é presidente e fundador do Grupo COUROMODA/São Paulo Feiras e Congressos. Criador e empreendedor de eventos de sucesso como a COUROMODA, Hospitalar Feira+Fórum, Hair Brasil e Longevidade Expo+Fórum.

 

Atua nos setores de moda, beleza e saúde, tendo dirigido 98 edições destes eventos, inicialmente no Rio, em 1973 e se fixando em São Paulo desde 1985. Ao longo da sua carreira, coordenou pavilhões oficiais do Brasil em mais de cem feiras na Europa, Estados Unidos e América Latina.

 

Desde 2018 tem se dedicado à implantação no Brasil dos conceitos da longevidade e da economia prateada com a Longevidade Expo+Fórum, empreendimento pioneiro voltado ao público sênior e já na sua 7ª edição.

Faça parte da revolução

prateada!

Cadastre a sua empresa agora mesmo e um de nossos representantes entrará em contato para avaliar com você a melhor forma de participação.

E venha nos visitar na edição de 2022 para conhecer o evento, as atrações e atividades: de 29 de setembro a 1º de outubro, das 10h às 20h.