Nosso site usa cookies de navegador para proporcionar a melhor experiência possível. Você precisa aceitar nossos Termos e condições de uso do site e Política de privacidade.
Aceitar
Longevidade Expo + Fórum
  • FÓRUM 2025
  • LOUNGES
    • EDIÇÕES ANTERIORES
    • QUEM SOMOS
    • IMPRENSA
  • INSCRIÇÕES
    • QUERO PARTICIPAR
    • SERVIÇO AO VISITANTE
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • NOTÍCIAS
    • Casa, Consumo e Facilities
    • Conhecimento, Cultura e Tecnologia
    • Destaque
    • Finanças, Seguro e Trabalho
    • Gastronomia e Nutrição
    • Longevidade
    • Moda, Beleza e Pro Age
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Lazer e Destinos
  • CONTATO
  • QUEM SOMOS
Leitura: Parabéns ao Maturi Fest! 
Compartilhar
aa
Longevidade Expo + FórumLongevidade Expo + Fórum
  • FÓRUM 2025
  • LOUNGES
    • EDIÇÕES ANTERIORES
    • QUEM SOMOS
    • IMPRENSA
  • INSCRIÇÕES
    • QUERO PARTICIPAR
    • SERVIÇO AO VISITANTE
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • NOTÍCIAS
    • Casa, Consumo e Facilities
    • Conhecimento, Cultura e Tecnologia
    • Destaque
    • Finanças, Seguro e Trabalho
    • Gastronomia e Nutrição
    • Longevidade
    • Moda, Beleza e Pro Age
    • Saúde e Bem-Estar
    • Turismo, Lazer e Destinos
  • CONTATO
  • QUEM SOMOS
Longevidade Expo + Fórum > Notícias > Destaque > Parabéns ao Maturi Fest! 
DestaqueLongevidade

Parabéns ao Maturi Fest! 

Longevidade Expo
Ultima atualização: 2023/08/30 at 3:02 PM
Longevidade Expo
Compartilhar
9 leitura mínima
COMPARTILHAR

Os longevos ganharam destaque na semana passada com a realização do Maturi Fest, um intenso festival que reuniu acadêmicos, especialistas e personalidades de diferentes segmentos da sociedade para discutir a realidade dos 50+ no mercado de trabalho e no empreendedorismo. A Maturi é parceira de conteúdo da Longevidade Expo+Fórum, com participação ativa na curadoria de algumas das temáticas que compõem o Fórum.

O CEO da Maturi, Mórris Litvak, festejou a audiência digital e presencial, esta que lotou o auditório da FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo. Um dos pontos altos do evento foi a apresentação do Estudo Desafios do Etarismo: a expectativa dos 50+ e a realidade do mercado de trabalho, desenvolvido pela Maturi e pela consultoria Ernest & Young. 

Mórris Litvak – CEO da Maturi

“No ano passado, a Maturi desenvolveu uma pesquisa, com 191 empresas, para entender as dificuldades da contratação de profissionais 50+ em um país que envelhece. Este ano, entrevistamos quase 5 mil pessoas estudadas, e neste grupo 93% estavam em busca de recolocação”, comentou a head de Novos Negócios da Maturi, que atua diretamente com o tema  Diversidade, Equidade e Inclusão, com ênfase em Diversidade Etária e Longevidade, Andrea Tenuta.

A gerente de Projetos, RH e Especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão Etária na Maturi, que atua em projetos de alto impacto voltados à transformação da vida das pessoas, Raquel Thomazi, disse que foi identificado que 93% dos entrevistados continuam em busca de emprego, sendo que quase metade está desempregada, e que 73% não está feliz com sua própria ocupação. 

“São pessoas longevas que possuem um alto nível educacional e têm buscado atualização: 89% fizeram algum tipo de curso nos últimos anos, o que contradiz o principal estereótipo com relação ao profissional longevo, de que, com o envelhecimento, a pessoa para de aprender, de se desenvolver. Descobrimos que 76% possuem formação superior, 80% dos respondentes se sentem preparados e informados para retornar ao mercado de trabalho”, detalhou Raquel Thomazi.

Já a gerente de projetos, People Transformation Projects and Employee Experience na Ernst & Young), Fabi Granzotti, comentou que mais da metade dos entrevistados em busca de emprego é de aposentados, seja por complementação de renda ou por tempo de contribuição. “Um fator alarmante é que 17% das empresas ainda possuem aposentadoria compulsória. Precisamos ressignificar a aposentadoria. Um estudo feito na Austrália indicou que se 5% das pessoas com mais de 55 anos fossem contratadas haveria um impacto de 48 bilhões de dólares australianos para a economia local, mais de 3% do produto nacional bruto”, comentou. 

Andrea Tenuta acrescentou que o estudo indicou uma lacuna entre o que os longevos buscam e o que as empresas oferecem: 77% dos profissionais 50+ buscam uma ocupação integral, CLT, especialmente nos setores financeiros, varejo e serviços, mas 33% das empresas do setor de serviços possuem apenas 5% do seu quadro profissionais com 50+. 

“Entre as conclusões às quais chegamos, constatamos que há uma lacuna crescente entre a necessidade de recolocação e o apetite das organizações em recolocar os 50+. Outra constatação é que a maioria das pessoas longevas busca recolocação, incluindo aposentados e, também, aqueles que estão felizes com a atual ocupação. As pessoas 50+ estão preparadas para reingressar no mercado formal de trabalho e a postergação da aposentadoria é inevitável. Infelizmente, depois de um ano de feita a primeira versão deste estudo, fica evidente que as empresas não evoluíram com o tema da diversidade etária. Nada avançou de forma efetiva no mundo corporativo”, concluiu Andrea Tenuta. 

Longevidade Expo+Fórum, Silver Week e Maturi Fest

O presidente da Longevidade Expo+Fórum e da Silver Week, Walter Feldman, também esteve no Maturi Fest, participando do painel sobre a Revolução da Longevidade e o mercado 50+ e fez questão de celebrar a iniciativa do parceiro da Longevidade Expo+Fórum. “Iniciativas com a Maturi Fest celebram o potencial do longevo e chamam a atenção das empresas e do poder público para a necessidade de concentrarmos esforços para fortalecermos a participação dos longevos na dinâmica social. Parabéns à Maturi!”, avaliou. 

Walter Feldman, presidente da Longevidade Expo+Fórum e da Silver Week,

O encontro reuniu Feldman, a especialista em diversidade e etarismo e autora do livro “Etarismo, um novo nome para um velho preconceito”, Fran Winandy, e a head de estratégia da AlmapBBDO, Rita Almeida, que esteve à frente do estudo “A revolução da longevidade” realizado pela agência que é uma das maiores de publicidade do país.

Como mediadora, Fran Winandy lançou a provocação: “Definitivamente, não nos sentimos representados no universo da publicidade”.  A colocação ganhou eco dos dois participantes do painel. 

“A propaganda tem um olhar muito enviesado da longevidade”, analisou Rita. “O brasileiro é alucinado pela juventude e a propaganda trabalhou nesse sentido por muitas décadas. Acontece que hoje a propaganda é muito menos projeção e muito mais representação. Na pesquisa que fizemos, fomos impactados por uma população que tem desejos, que faz planos, que quer viver da melhor maneira, enquanto a sociedade em geral está ainda com uma visão estereotipada do longevo, associado apenas à finitude. O estudo nos trouxe essa energia vital dos longevos. Um erro da propaganda hoje é ver os mais velhos como seres necessitantes e não como seres desejantes”.

Feldman concordou com a panelista. “O cidadão longevo se sente invisível na publicidade feita hoje no país. Ele não é incluído. Há algumas iniciativas de incluir este longevo desejante, desejoso. E isto é muito importante, porque hoje compreende-se o longevo apenas na perspectiva do necessitado, da área social, previdenciária, da área do atendimento da saúde, mas isto mudou completamente”, afirma o presidente da Longevidade Expo+Fórum. 

Segundo Feldman, o longevo é hoje um agente econômico fundamental na cadeia produtiva e na cadeia de consumo. “Faço uma comparação com as mudanças climáticas que estão afetando o nosso dia a dia. As mudanças na longevidade também já estão acontecendo na nossa sociedade. Entretanto, os setores produtivos não entenderam essa mudança na estrutura social, econômica, piramidal e se esquecem que 37% das famílias brasileiras precisam da contribuição de renda do longevo, ou seja, quem ajuda as famílias a consumir é o longevo”. 

Feldman aproveitou o Maturi Fest para revelar em primeira mão alguns detalhes da Silver Week, a semana de atrações, promoções e descontos para a geração prateada, que conta com a parceria da ALSHOP (Associação Brasileiras de Lojistas de Shoppings) e da ABRASCE (Associação Brasileiras de Shopping Centers). “A segunda edição da Silver Week acontece de 22 de setembro a 1° de outubro, dia internacional da pessoa idosa, coincidindo com a Longevidade Expo+Fórum. Estão todos convidados! Participem e façam, o quanto antes, a inscrição na Longevidade Expo para garantir a presença de cada um de vocês. Até lá!”

Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Copy Link Print
Compartilhar
artigo anterior “Os longevos são os tomadores de decisão”
Próximo artigo Veja como se inscrever gratuitamente no site Longevidade Expo+Fórum 2023! Sua credencial a poucos cliques!

Siga-nos nas redes sociais

Facebook Like
Instagram Follow
Youtube Subscribe

Ultimas Postagens

Fórum São Paulo da Longevidade 2025 encerra edição histórica com público recorde e debates que projetam futuro da sociedade longeva
Destaque 30/10/2025
Fórum São Paulo da Longevidade se encerra com reflexões sobre envelhecimento ativo, mercado de trabalho, economia e qualidade de vida
Destaque Longevidade 30/10/2025
O envelhecimento ativo e digno foi tema do encerramento da 7ª edição do Fórum São Paulo da Longevidade
Destaque Longevidade 30/10/2025
Público recorde e temas transformadores marcam primeiros dois dias do Fórum São Paulo da Longevidade 2025
Destaque Longevidade 28/10/2025

Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento da Longevidade Feiras e Congressos, com realização e gestão da São Paulo Feiras e Congressos, empresas do Grupo Couromoda, organização com 50 anos de experiência no setor de feiras de negócios e congressos profissionais.

Facebook Instagram Youtube Linkedin

Empreendimento,
Gestão e Realização

Sao Paulo_Feiras e Congressos-LG-o

São Paulo Feiras e Congressos

Alameda Santos, 2.441 – 2º andar | Conj. 22

Cerqueira Cesar – São Paulo/SP 01419-101

+55 11 3897-6100
+55 11 95444-8382

comercial@longevidade.com.br

A Longevidade Expo + Fórum é um empreendimento dos mesmos idealizadores de eventos de sucesso como:

couromodanova.png
silverweeknova.png
pretaporternova.png

Filiado à

Todos os direitos reservados à

São Paulo Feiras e Congressos Ltda

Copyright 2022 Longevidade

–

Política de privacidade

/

Termos e condições de uso do site.

Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?