Analu Oliveira – 78+
www.longevidade.com.br
Com muita esperança, vem aí a Páscoa deste ano de 2021. Tempos de celebração à distância ou em pequeníssimos grupos, tempos de prudência e fé, de renovação e amor.
Dias mais doces com sabores e cores que tragam motivação e muita coragem. Ninguém vai deixar passar em branco, o coração precisa de calor e alegria.
SOBRE A PÁSCOA
Sempre é bom lembrar as origens da Páscoa. A palavra “páscoa” no idioma português deriva dos termos em três idiomas “Pessach”, no hebraico, “Pascha”, no latim, e “Paskha”, no grego. Segundo a história, marca a libertação do povo judeu escravizado no Egito para a Terra Prometida. Para os cristãos, a Páscoa significa a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida, ou seja, sua ressurreição.
Páscoa Judaica
A Páscoa Judaica possui um sentido diferente do que é comemorado pelos cristãos. Era festejada tradicionalmente perto da chegada da primavera no hemisfério norte.
Páscoa Cristã
Embora derivada da comemoração judaica, a Páscoa cristã é diferente e relembra a crucificação, morte e ressurreição de Cristo. Para os católicos, a Páscoa encerra o período da Quaresma e a última semana é conhecida como Semana Santa que tem início no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém.
Outras influências na Páscoa moderna
O coelho e os ovos foram símbolos agregados à Páscoa a partir da influência de outras culturas não cristãs, isto é, pagãs. Esse processo aconteceu, sobretudo, a partir da cristianização dos povos germânicos na Europa. Daí surgiram os símbolos tradicionais da Páscoa moderna – o coelho e os ovos, que representam fertilidade.
SOBRE O CHOCOLATE
Quem não gosta de chocolate? Quase todo mundo gosta!
Mas sempre vale a pena lembrar as origens e ressaltar os valores nutricionais e o bem que essa doçura faz à alma !!!
Tudo começou na América Latina
Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate. Durante rituais eles o bebiam e também o usavam como remédio. Séculos mais tarde, os Maias apelidaram o chocolate como a bebida dos deuses.
Na civilização Maia era uma venerada bebida feita de sementes de cacau torradas e moídas misturadas com malaguetas, água e milho. A mistura era transferida de um pote para outro e se transformava numa bebida grossa e espumosa chamada “xocolatl”, que significa “água amarga”.
Evolução e tecnologia
Hoje em dia, cada vez mais especialistas buscam aprimorar o chocolate e destacar as qualidades nutricionais dessa delícia.
Para isso, voltam-se cada vez mais às fazendas de cacau, onde após a colheita são retiradas as amêndoas para serem fermentadas e secas. Só então, seguem para os produtores de chocolate que as transformam em barras.
Nas fazendas a fartura do fruto
O Brasil, que já foi o maior produtor e exportador de cacau, hoje está em sétimo lugar, mas luta para retomar esse protagonismo. Em primeiro lugar segue a Costa do Marfim.
Atualmente produtores artesanais tem investido muito em tecnologia e no conceito ‘bean to bar’ (do grão à barra). O movimento começou na Califórnia, no final dos anos 1990 e espalhou-se pelo mundo. O conceito é manter estreito contato com as fazendas de cacau e no Brasil são mais de 300 produtores em estados como Bahia, Pará, Espírito Santo, Tocantins e Rio de Janeiro.
Do grão à barra, sabor especial
O produtor dedica-se ao processo integralmente, da plantação do cacau à fabricação. Alguns se orgulham de possuir excelentes grãos e condições de fazer o chocolate na própria fazenda. O maquinário moderno e acessível tem facilitado muito esse boom dos chocolates artesanais.
Cacau, bendito fruto
E o mais interessante e SABOROSO é que o chocolate 100% cacau é o mais saudável que existe. Isso porque o cacau é rico em polifenóis e flavonoides que são antioxidantes poderosos. Comprovados científicamente, previnem diversas doenças e reduzem os riscos cardiovasculares e de câncer.
____________________________________________________
Esta será para todos uma Páscoa diferente, mas que merece ser comemorada com a certeza de que dias melhores virão.
Será nossa ESPERANÇA, com sabor de CHOCOLATE!
FELIZ PÁSCOA A TODOS !
Fontes
MAGNUM
https://www.magnumicecream.com/pt/artigos/artigos-de-gastronomia/a-historia-do-chocolate.html